Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Soares, Alexandre Anderson de Sousa Munhoz | pt_BR |
dc.contributor.author | Motta, Felipe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T20:32:15Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20T20:32:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | MOTTA, Felipe. Avaliação do desenvolvimento infantil de filhos de mães com infecção por SARS-CoV-2 durante a gestação. 2024. 135 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51714 | - |
dc.description.abstract | Fundamentos: A infecção materna pelo SARS-CoV-2 não apenas expõe o feto e o neonato aos
efeitos diretos do vírus, mas também às possíveis complicações associadas à resposta inflamatória
materna. Ainda há lacunas significativas no entendimento dos impactos da exposição intrauterina
ao SARS-CoV-2, especialmente no que diz respeito ao neurodesenvolvimento das crianças.
Compreender esses aspectos é crucial para orientar políticas de saúde pública e intervenções
clínicas que possam mitigar potenciais danos ao desenvolvimento infantil.
Metodologia: Crianças de mães que tiveram infecção por SARS-CoV-2 durante a gravidez
(confirmada por RT-PCR de swabs nasofaríngeos) foram avaliadas em consultas ambulatoriais
prospectivas e analíticas realizadas aos 6 e 12 meses após o parto. O desenvolvimento foi avaliado
com as Escalas Bayley-III usando um limiar de corte definido como >85 no escore de índice.
Diferenças entre os grupos foram avaliadas por análise de variância usando o teste post hoc de
Bonferroni.
Resultados: Duzentos e sessenta e sete crianças foram avaliadas, a maioria nascida a termo e com
peso ao nascimento adequado para a idade gestacional. Nesse cenário, atrasos no
desenvolvimento foram observados em 26% das crianças em pelo menos um domínio. O domínio
da linguagem foi particularmente afetado, com prejuízos observados em crianças expostas ao
SARS-CoV-2 mais próximas do momento do parto, assim como aquelas que tiveram sintomas
graves durante a gravidez devido à exposição ao vírus. Filhos de mães com menor grau de
instrução - mães que não possuíam diploma universitário - também apresentaram pior
desempenho na avaliação com escala de desenvolvimento neuropsicomotor. Esses achados foram
estatisticamente significativos (p < 0,05).
Conclusões: Crianças nascidas de mulheres com infecção por SARS-CoV-2 durante o período
da pandemia de COVID-19, avaliadas aos 6 e 12 meses, apresentaram atraso na linguagem. Filhos
de mulheres com COVID-19 grave apresentaram escores mais baixos nas escalas de avaliação
referentes ao domínio da linguagem. Crianças nascidas de mulheres sem ensino superior também
apresentaram pontuação abaixo da média no domínio linguagem da escala Bayley-III. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação do desenvolvimento infantil de filhos de mães com infecção por SARS-CoV-2 durante a gestação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neurodesenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | SARS-CoV-2 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pediatria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Background: Maternal infection by SARS-CoV-2 not only exposes the fetus and newborn to the
direct effects of the virus but also to the potential complications associated with the maternal
inflammatory response. The long-term implications for the neuropsychomotor development of
exposed children are yet to be fully understood. Understanding these aspects is crucial to guide
public health policies and clinical interventions that can mitigate potential harm to child
development.
Methodology: Children of mothers who had a SARS-CoV-2 infection during pregnancy
(confirmed by RT-PCR of nasopharyngeal swabs) were evaluated in prospective and analytical
outpatient consultations conducted at 6 and 12 months postpartum. Development was assessed
using the Bayley-III Scales, with a cut-off threshold defined as >85 on the index score.
Differences between groups were evaluated by analysis of variance using Bonferroni’s post hoc
test.
Results: Two hundred and sixty-seven children were evaluated, most of whom were born at term
and with a birth weight appropriate for gestational age. In this cohort, developmental delays were
observed in 26% of the children in at least one domain. The language domain was particularly
affected, with impairments observed in children exposed to SARS-CoV-2 closer to the time of
delivery, as well as in those whose mothers had severe symptoms during pregnancy due to virus
exposure. Children of mothers with lower educational levels – those without a university degree
– also showed poorer performance in the neuropsychomotor development assessment scale. These
findings were statistically significant (p < 0.05).
Conclusions: Children born to women with SARS-CoV-2 infection during the COVID-19
pandemic, evaluated at 6 and 12 months, showed language delays. Children of women with severe
COVID-19 had lower scores on the language domain assessment scales. Children born to women
without higher education also scored below average in the language domain of the Bayley-III
scale. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Medicina (FM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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