Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51473
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_ContribuicoesDesenvolvimentoHumanoV3.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão : percursos e práticas em cotidianos
Autor(es): Barbato, Silviane Bonaccorsi (org)
Beraldo, Rossana Mary Fujarra (org)
Ramos, Patrícia Campos (org.)
Santana, Raquel (org.)
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque (org.)
Mietto, Gabriela Sousa de Melo
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Assunto: Educação inclusiva
Desenvolvimento humano
Inclusão escolar
Data de publicação: 4-Fev-2025
Editora: Editora Universidade de Brasília (EDU)
Referência: BARBATO, Silviane et al. (org.). Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: percursos e práticas em cotidianos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2025. v. 3. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/630. Acesso em: 06 fev. 2025.
Resumo: Como podemos desenvolver as práticas inclusivas? Os processos inclusivos são concretizados em escolhas cotidianas orientadas ao conhecimento mútuo e ao acolhimento, ao cuidado de si e entre pessoas com histórias diferentes. Refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais fortalece a geração de novas formas de ensinar, aprender e atuar. Nessa perspectiva, as organizadoras e os autores desta coletânea exploram a história, as políticas públicas, os serviços e o ensinar e aprender em constante inovação, a partir da problematização do cotidiano dos fazeres inclusivos. Esta obra é direcionada a estudantes, pesquisadores, educadores e outros profissionais de áreas afins e foi escrita em colaboração entre colegas de universidades e sistemas educacionais do Brasil, da Argentina e do Chile, psicólogos e professores das redes federal, distrital e municipais de ensino, membros de diferentes grupos de pesquisa e grupos de trabalho da ANPEPP que pesquisam e atuam inclusivamente. Recebeu apoio da UAB/Capes/MEC e da UAB/UnB.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia (IP PED)
Licença: (CC BY SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/630. Acesso em: 06 fev. 2025.:
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.