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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51384
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Titre: Mulheres brincantes : mamulengueiras, calungueiras, mães, pesquisadoras e o que mais couber
Auteur(s): Benatti, Barbara Duarte
Orientador(es):: Oliveira, Fabiana Lazzari de
Assunto:: Teatro de bonecos
Teatro de bonecos - Mamulengo
Tradição
Oralidade
Mulheres
Date de publication: 16-jan-2025
Résumé: Esta pesquisa se propõe a investigar as novas gerações de mulheres brincantes do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. A finalidade é compreender os mecanismos de subsistência das mulheres da tradição do Teatro de Bonecos Popular Nordeste, a partir de discussões como empoderamento, pertencimento e aclarar quais são as estruturas institucionais que garantem a proteção e continuidade das mulheres dentro dessa cultura. A pesquisa utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas, combinando uma abordagem exploratória com estudo de caso e pesquisa-ação. Destaco a importância da escuta afetiva e da etnocenologia, enfatizando a relação entre pesquisadora e pesquisada, a Cida Lopes do grupo “Mamulengando Alegria” de Glória do Goitá-PE, como uma parceria entre iguais. No que tange às reflexões sobre o gênero feminino - dispositivo amoroso e materno, empoderamento e sororidade, dentre outras questões, as principais referências são: Valeska Zanello (2018); Joice Berth (2018); Silvia Federici (2017 - 2019); bell hooks (2017 - 2019 - 2021). Sobre cultura popular e teatro de bonecos popular do nordeste, baseio-me nos estudos de: Adriana Alcure (2001 - 2007); Izabela Brochado (2005 - 2014); Barbara Benatti (2017); Zildalte Macêdo (2019); Ana Beatriz Cunha Gonçalves (2021). Por fim, outro estudo que tangencia essa tese é o campo da etnocenologia, utilizando os escritos de Jorge das Graças Veloso (2011 - 2018).
Abstract: This research aims to investigate the new generations of women players in the Popular Puppet Theater of the Northeast. The purpose is to understand the subsistence mechanisms of women in the Northeastern Popular Puppet Theater tradition, based on discussions such as empowerment, belonging and clarifying the institutional structures that guarantee the protection and continuity of women within this culture. The research uses quantitative and qualitative tools, combining an exploratory approach with case study and action research. I highlight the importance of affective listening and ethnocenology, emphasizing the relationship between researcher and researched, Cida Lopes from the “Mamulengando Alegria” group from Glória do Goitá-PE, as a partnership between equals. Regarding reflections on the female gender - loving and maternal disposition, empowerment and sisterhood, among other issues, the main references are: Valeska Zanello (2018); Joice Berth (2018); Silvia Federici (2017 - 2019); bell hooks (2017 - 2019 - 2021). Regarding popular culture and popular puppet theater in the northeast, I am based on the studies of: Adriana Alcure (2001 - 2007); Izabela Brochado (2005 - 2014); Barbara Benatti (2017); Zildalte Macêdo (2019); Ana Beatriz Cunha Gonçalves (2021). Finally, another study that touches on this thesis is the field of ethnocenology, using the writings of Jorge das Graças Veloso (2011 - 2018).
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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