Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Fabiana Lazzari de | pt_BR |
dc.contributor.author | Benatti, Barbara Duarte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T18:09:42Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T18:09:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51384 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe a investigar as novas gerações de mulheres brincantes do
Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. A finalidade é compreender os mecanismos
de subsistência das mulheres da tradição do Teatro de Bonecos Popular Nordeste, a
partir de discussões como empoderamento, pertencimento e aclarar quais são as
estruturas institucionais que garantem a proteção e continuidade das mulheres dentro
dessa cultura. A pesquisa utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas, combinando
uma abordagem exploratória com estudo de caso e pesquisa-ação. Destaco a
importância da escuta afetiva e da etnocenologia, enfatizando a relação entre
pesquisadora e pesquisada, a Cida Lopes do grupo “Mamulengando Alegria” de
Glória do Goitá-PE, como uma parceria entre iguais. No que tange às reflexões sobre
o gênero feminino - dispositivo amoroso e materno, empoderamento e sororidade,
dentre outras questões, as principais referências são: Valeska Zanello (2018); Joice
Berth (2018); Silvia Federici (2017 - 2019); bell hooks (2017 - 2019 - 2021). Sobre
cultura popular e teatro de bonecos popular do nordeste, baseio-me nos estudos de:
Adriana Alcure (2001 - 2007); Izabela Brochado (2005 - 2014); Barbara Benatti
(2017); Zildalte Macêdo (2019); Ana Beatriz Cunha Gonçalves (2021). Por fim, outro
estudo que tangencia essa tese é o campo da etnocenologia, utilizando os escritos de
Jorge das Graças Veloso (2011 - 2018). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mulheres brincantes : mamulengueiras, calungueiras, mães, pesquisadoras e o que mais couber | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro de bonecos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro de bonecos - Mamulengo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tradição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oralidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to investigate the new generations of women players in the
Popular Puppet Theater of the Northeast. The purpose is to understand the subsistence
mechanisms of women in the Northeastern Popular Puppet Theater tradition, based on
discussions such as empowerment, belonging and clarifying the institutional
structures that guarantee the protection and continuity of women within this culture.
The research uses quantitative and qualitative tools, combining an exploratory
approach with case study and action research. I highlight the importance of affective
listening and ethnocenology, emphasizing the relationship between researcher and
researched, Cida Lopes from the “Mamulengando Alegria” group from Glória do
Goitá-PE, as a partnership between equals. Regarding reflections on the female
gender - loving and maternal disposition, empowerment and sisterhood, among other
issues, the main references are: Valeska Zanello (2018); Joice Berth (2018); Silvia
Federici (2017 - 2019); bell hooks (2017 - 2019 - 2021). Regarding popular culture
and popular puppet theater in the northeast, I am based on the studies of: Adriana
Alcure (2001 - 2007); Izabela Brochado (2005 - 2014); Barbara Benatti (2017);
Zildalte Macêdo (2019); Ana Beatriz Cunha Gonçalves (2021). Finally, another study
that touches on this thesis is the field of ethnocenology, using the writings of Jorge
das Graças Veloso (2011 - 2018). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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