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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51382
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Titre: Planejamento participativo e o acesso à natureza na infância em ocupações informais : parâmetros (padrões) de uma Infraestrutura Verde em Santa Luzia.
Auteur(s): Albuquerque, Raquel Oliveira de
Orientador(es):: Andrade, Liza Maria Souza de
Assunto:: Participação infantil
Infraestrutura verde
Ocupação informal
Date de publication: 16-jan-2025
Référence bibliographique: ALBUQUERQUE, Raquel Oliveira de. Planejamento participativo e o acesso à natureza na infância em ocupações informais: parâmetros (padrões) de uma Infraestrutura Verde em Santa Luzia. 2024. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: Esta pesquisa surge diante dos desaos ao planejamento urbano e à participação pública. Imediatamente ao redor das cidades são estabelecidos assentamentos informais marcados por diversos problemas, como: a falta de saneamento, drenagem ineciente e abastecimento limitado de água potável. Pesquisas mostram que grupos minoritários e de baixa renda têm desproporcionalmente menos acesso a espaços verdes e infraestrutura verde. Esta é a situação de Santa Luzia na Cidade Estrutural, além da irregularidade territorial da ocupação informal em Santa Luzia, a região estudada é ambientalmente complexa e frágil, está cercada por importantes áreas de preservação ambiental. Nesse sentido, as pesquisas com as crianças, em especial com as que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade, são ferramentas de excelência, no sentido de construir com estes sujeitos competências de enfrentamento do risco a que estão expostos. Portanto, a partir dessa problemática, quais são as possíveis soluções no âmbito da arquitetura e urbanismo para se aproximar da equidade de acesso à natureza? Quais são os possíveis métodos para incluir as crianças no planejamento urbano e nas infraestruturas urbanas verdes? Assim, este trabalho adota a Pesquisa-Ação como base metodológica facilitadora à participação dos habitantes por meio da geração de conança, envolvimento e processos reexivos-transformativos. O objetivo principal desta pesquisa é elaborar e sistematizar parâmetros para incluir a Infraestrutura Verde na cidade a partir da escuta ativa, do planejamento participativo e da compreensão das necessidades das crianças, em Santa Luzia, Distrito Federal. Partindo do princípio da participação cidadã na promoção de Soluções Baseadas na Natureza como ferramenta de transformação cotidiana e um caminho potencial para alcançar a emancipação social e o direito à cidade, além do bem-estar humano e a integridade dos ecossistemas. Além disso, busca-se: (i) compreender as limitações e potencialidades das Soluções baseadas na Natureza na cidade informal; (ii) analisar e estruturar o pensamento cientíco que promove a interação entre planejamento participativo, natureza e criança; (iii) compreender o papel emancipador das crianças na política urbana; e (iv) aplicar parâmetros (padrões) para implementação de uma infraestrutura verde no território vulnerável, tendo como estudo de caso o ambiente em que as crianças do projeto Educamar em Santa Luzia-DF estão inseridas num processo de cocriação. Nesse contexto, com apoio da Associação das Mulheres Poderosas é elaborado um conjunto de atividades possíveis para incluir a participação de crianças no processo de planejamento das Infraestruturas Verdes ancorado nas experiências do Laboratório Periférico Assessoria Sociotécnica com a metodologia dos padrões espaciais dos ecossistemas urbanos (Alexander et al., 1977 e Andrade 2014). Como resultado, esta pesquisa: (i) catalogou metodologias de escuta ativa para crianças possíveis de serem utilizadas no planejamento de infraestruturas verdes; (ii) desenvolveu padrões que atendam às crianças em consonância com os princípios de design biofílico e infraestrutura verde e; (iii) forneceu uma linha de base teórica a respeito da infância, da natureza e do planejamento participativo; e (iv) desenvolveu uma aproximação com as crianças de Santa Luzia a partir de ocinas de cocriação que culminou em uma proposta de projeto. Para isso, esta dissertação foi organizada em quatro capítulos: (i) Abordagens Integradas para Infraestrutura Verde e Soluções Baseadas na Natureza na Promoção da Justiça Ambiental e do Bem-Estar das Crianças; (ii) Reconectando Crianças à Natureza; (iii) Territórios da Infância e; (iv) A cocriação como novo imperativo para a participação no planejamento das infraestruturas verdes: o caso de Santa Luzia.
Abstract: This research emerges in the face of challenges to urban planning and public participation. Immediately surrounding cities, informal settlements arise marked by various problems, such as lack of sanitation, inecient drainage, and limited potable water supply. Studies show that minority and low-income groups disproportionately have less access to green spaces and green infrastructure. This is the situation in Santa Luzia, Cidade Estrutural. In addition to the territorial irregularity of informal occupation in Santa Luzia, the studied region is environmentally complex and fragile, surrounded by important environmental preservation areas. In this sense, research with children, especially those in situations of risk and vulnerability, serves as a tool of excellence to build competencies for facing the risks to which they are exposed to. Therefore, considering this issue, what are the possible solutions in architecture and urban planning for equitable access to nature? What are the possible methods to include children in urban planning and green urban infrastructures? Thus, this work adopts Action Research as a methodological basis to facilitate the participation of inhabitants by building trust, involvement, and reective-transformative processes. The main objective of this research is to develop and systematize parameters to include Green Infrastructure in the city through active listening, participatory planning, and understanding the needs of children in Santa Luzia, Federal District. Starting from the principle of citizen participation in promoting Nature-Based Solutions as a tool for everyday transformation and a potential path to achieve social empowerment and the right to the city, as well as human well-being and ecosystem integrity. Additionally, it seeks to: (i) understand the limitations and potentialities of Nature-Based Solutions in the informal city; (ii) analyze and structure scientic thinking that promotes interaction between participatory planning, nature, and children; (iii) understand the emancipatory role of children in urban policy; and (iv) Applying parameters (patterns) for the implementation of green infrastructure in the vulnerable territory, using as a case study the environment in which the children of the Educamar project in Santa Luzia-DF are inserted into a co-creation process. In this context, with the support of the Mulheres Poderosas Association, a set of possible activities is developed to include children's participation in the planning process of Green Infrastructures anchored in the experiences of the Laboratório Periférico Assessoria Sociotécnica with the methodology of spatial patterns of urban ecosystems (Alexander et al., 1977 and Andrade, 2014).This participatory process was applied to the children of the Educamar institution in Santa Luzia. As a result, this research: (i) cataloged active listening methodologies for children that can be used in green infrastructure planning; (ii) developed standards that meet children's needs in line with biophilic design principles and green infrastructure; (iii) provided a theoretical baseline regarding childhood, nature, and participatory planning; (iv) and (iv) Developed an approach with the children of Santa Luzia through co-creation workshops, culminating in a project proposal. For this purpose, this dissertation was organized into four chapters: (i) Integrated Approaches to Green Infrastructure and Nature-Based Solutions in Promoting Environmental Justice and Children's Well-Being; (ii) Reconnecting Children with Nature; (iii) Childhood Territories; and (iv) Co-creation as a new imperative for participation in green infrastructure planning: the Santa Luzia case.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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