Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Liza Maria Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Albuquerque, Raquel Oliveira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T16:43:32Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T16:43:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-10 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Raquel Oliveira de. Planejamento participativo e o acesso à natureza na infância em ocupações informais: parâmetros (padrões) de uma Infraestrutura Verde em Santa Luzia. 2024. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51382 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa surge diante dos desaos ao planejamento urbano e à participação pública.
Imediatamente ao redor das cidades são estabelecidos assentamentos informais marcados por
diversos problemas, como: a falta de saneamento, drenagem ineciente e abastecimento
limitado de água potável. Pesquisas mostram que grupos minoritários e de baixa renda têm
desproporcionalmente menos acesso a espaços verdes e infraestrutura verde. Esta é a situação
de Santa Luzia na Cidade Estrutural, além da irregularidade territorial da ocupação informal
em Santa Luzia, a região estudada é ambientalmente complexa e frágil, está cercada por
importantes áreas de preservação ambiental. Nesse sentido, as pesquisas com as crianças, em
especial com as que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade, são ferramentas de
excelência, no sentido de construir com estes sujeitos competências de enfrentamento do
risco a que estão expostos. Portanto, a partir dessa problemática, quais são as possíveis
soluções no âmbito da arquitetura e urbanismo para se aproximar da equidade de acesso à
natureza? Quais são os possíveis métodos para incluir as crianças no planejamento urbano e
nas infraestruturas urbanas verdes? Assim, este trabalho adota a Pesquisa-Ação como base
metodológica facilitadora à participação dos habitantes por meio da geração de conança,
envolvimento e processos reexivos-transformativos. O objetivo principal desta pesquisa é
elaborar e sistematizar parâmetros para incluir a Infraestrutura Verde na cidade a partir da
escuta ativa, do planejamento participativo e da compreensão das necessidades das crianças,
em Santa Luzia, Distrito Federal. Partindo do princípio da participação cidadã na promoção
de Soluções Baseadas na Natureza como ferramenta de transformação cotidiana e um
caminho potencial para alcançar a emancipação social e o direito à cidade, além do bem-estar
humano e a integridade dos ecossistemas. Além disso, busca-se: (i) compreender as
limitações e potencialidades das Soluções baseadas na Natureza na cidade informal; (ii)
analisar e estruturar o pensamento cientíco que promove a interação entre planejamento
participativo, natureza e criança; (iii) compreender o papel emancipador das crianças na
política urbana; e (iv) aplicar parâmetros (padrões) para implementação de uma infraestrutura
verde no território vulnerável, tendo como estudo de caso o ambiente em que as crianças do
projeto Educamar em Santa Luzia-DF estão inseridas num processo de cocriação. Nesse
contexto, com apoio da Associação das Mulheres Poderosas é elaborado um conjunto de
atividades possíveis para incluir a participação de crianças no processo de planejamento das
Infraestruturas Verdes ancorado nas experiências do Laboratório Periférico Assessoria
Sociotécnica com a metodologia dos padrões espaciais dos ecossistemas urbanos (Alexander
et al., 1977 e Andrade 2014). Como resultado, esta pesquisa: (i) catalogou metodologias de
escuta ativa para crianças possíveis de serem utilizadas no planejamento de infraestruturas
verdes; (ii) desenvolveu padrões que atendam às crianças em consonância com os princípios
de design biofílico e infraestrutura verde e; (iii) forneceu uma linha de base teórica a respeito
da infância, da natureza e do planejamento participativo; e (iv) desenvolveu uma aproximação
com as crianças de Santa Luzia a partir de ocinas de cocriação que culminou em uma
proposta de projeto. Para isso, esta dissertação foi organizada em quatro capítulos: (i)
Abordagens Integradas para Infraestrutura Verde e Soluções Baseadas na Natureza na
Promoção da Justiça Ambiental e do Bem-Estar das Crianças; (ii) Reconectando Crianças à
Natureza; (iii) Territórios da Infância e; (iv) A cocriação como novo imperativo para a
participação no planejamento das infraestruturas verdes: o caso de Santa Luzia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Planejamento participativo e o acesso à natureza na infância em ocupações informais : parâmetros (padrões) de uma Infraestrutura Verde em Santa Luzia. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura verde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ocupação informal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research emerges in the face of challenges to urban planning and public participation.
Immediately surrounding cities, informal settlements arise marked by various problems, such
as lack of sanitation, inecient drainage, and limited potable water supply. Studies show that
minority and low-income groups disproportionately have less access to green spaces and
green infrastructure. This is the situation in Santa Luzia, Cidade Estrutural. In addition to the
territorial irregularity of informal occupation in Santa Luzia, the studied region is
environmentally complex and fragile, surrounded by important environmental preservation
areas. In this sense, research with children, especially those in situations of risk and
vulnerability, serves as a tool of excellence to build competencies for facing the risks to
which they are exposed to. Therefore, considering this issue, what are the possible solutions
in architecture and urban planning for equitable access to nature? What are the possible
methods to include children in urban planning and green urban infrastructures? Thus, this
work adopts Action Research as a methodological basis to facilitate the participation of
inhabitants by building trust, involvement, and reective-transformative processes. The main
objective of this research is to develop and systematize parameters to include Green
Infrastructure in the city through active listening, participatory planning, and understanding
the needs of children in Santa Luzia, Federal District. Starting from the principle of citizen
participation in promoting Nature-Based Solutions as a tool for everyday transformation and
a potential path to achieve social empowerment and the right to the city, as well as human
well-being and ecosystem integrity. Additionally, it seeks to: (i) understand the limitations
and potentialities of Nature-Based Solutions in the informal city; (ii) analyze and structure
scientic thinking that promotes interaction between participatory planning, nature, and
children; (iii) understand the emancipatory role of children in urban policy; and (iv) Applying
parameters (patterns) for the implementation of green infrastructure in the vulnerable
territory, using as a case study the environment in which the children of the Educamar project
in Santa Luzia-DF are inserted into a co-creation process. In this context, with the support of
the Mulheres Poderosas Association, a set of possible activities is developed to include
children's participation in the planning process of Green Infrastructures anchored in the
experiences of the Laboratório Periférico Assessoria Sociotécnica with the methodology of
spatial patterns of urban ecosystems (Alexander et al., 1977 and Andrade, 2014).This
participatory process was applied to the children of the Educamar institution in Santa Luzia.
As a result, this research: (i) cataloged active listening methodologies for children that can be
used in green infrastructure planning; (ii) developed standards that meet children's needs in
line with biophilic design principles and green infrastructure; (iii) provided a theoretical
baseline regarding childhood, nature, and participatory planning; (iv) and (iv) Developed an
approach with the children of Santa Luzia through co-creation workshops, culminating in a
project proposal. For this purpose, this dissertation was organized into four chapters: (i)
Integrated Approaches to Green Infrastructure and Nature-Based Solutions in Promoting
Environmental Justice and Children's Well-Being; (ii) Reconnecting Children with Nature;
(iii) Childhood Territories; and (iv) Co-creation as a new imperative for participation in green
infrastructure planning: the Santa Luzia case. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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