http://repositorio.unb.br/handle/10482/51333
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
RafaelSilvaDeSousa_DISSERT.pdf | 7,71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Os jogos de luta corporal como conteúdo das aulas de Educação Física : um artefato pedagógico apoiado na pesquisa em Design Educacional |
Authors: | Sousa, Rafael Silva de |
Orientador(es):: | Vianna, Alexandre Jackson Chan |
Assunto:: | Jogos educativos Luta corporal Educação física escolar |
Issue Date: | 13-Jan-2025 |
Data de defesa:: | 1-Oct-2024 |
Citation: | SOUSA, Rafael Silva de. Os jogos de luta corporal como conteúdo das aulas de Educação Física: um artefato pedagógico apoiado na pesquisa em Design Educacional. 2024. 178 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Abstract: | Esta dissertação é resultado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional da Universidade de Brasília, com foco na Educação Física escolar, especialmente na incorporação das Lutas Corporais como conteúdo de ensino. Embora as lutas sejam elementos culturais significativos, a abordagem pedagógica enfrenta desafios e falta de compreensão. Entender esses obstáculos torna-se essencial para o desenvolvimento de novas estratégias que os superem. O propósito desta pesquisa é avaliar os Jogos de Luta Corporal como uma alternativa de ensino. O experimento envolve a criação, implementação e avaliação de um Artefato Pedagógico para o quinto ano do ensino fundamental. O qual incorpora elementos compartilhados das Lutas Corporais, tais como princípios condicionais e classificação por grupos de aproximação, oportunizando aos alunos vivenciar a diversidade dos conteúdos e das ações motoras associadas a esse tema por meio de jogos. A metodologia empregada foi alicerçada no Design Educacional, que assegura tanto a base científica quanto a perspectiva educacional em uma práxis pedagógica intervencionista que implica no desenvolvimento de produtos educacionais. Assim, a pesquisa compreendeu cinco fases: 1) análise, 2) design e 3) desenvolvimento, que estão fundamentadas na reflexão entre problemas reais da prática pedagógica na escola com as teorias produzidas academicamente abrangendo revisão de literatura, enquanto as fases 4) implementação e 5) avaliação, estão relacionadas à concretização do Artefato Pedagógico. Os resultados são discutidos, destacando as contribuições propositivas para os professores e indicando tanto as possibilidades quanto os limites da intervenção pedagógica proposta nas aulas. Além disso, sugere-se um redesign aprimorado do Artefato, que explora as possibilidades de generalização para outros problemas educacionais, contribuindo como uma alternativa enriquecedora e contextualizada para o ensino das Lutas Corporais. |
Abstract: | This dissertation is the result of the Professional Master's Program in Physical Education, National Network, at the University of Brasília, focusing on school Physical Education, specifically on the incorporation of Combat Games as a teaching content. Although combat games are significant cultural elements, their pedagogical approach faces challenges and a lack of understanding. Addressing these obstacles is essential for developing new strategies to overcome them. The purpose of this research is to evaluate Combat Games as a teaching alternative. The experiment involves the creation, implementation, and evaluation of a Pedagogical Artifact for fifth-grade students. This artifact incorporates shared elements of Combat Games, such as conditional principles and classification by proximity groups, providing students with the opportunity to experience the diversity of content and motor actions associated with this theme through games. The methodology employed was based on Educational Design, which ensures both the scientific foundation and the educational perspective in an interventionist pedagogical praxis that leads to the development of educational products. Thus, the research comprised five phases: 1) analysis, 2) design, and 3) development, which are grounded in the reflection between real problems of pedagogical practice in schools and academically produced theories, encompassing a literature review, while phases 4) implementation and 5) evaluation are related to the actualization of the Pedagogical Artifact. The results are discussed, highlighting the propositional contributions for teachers and indicating both the possibilities and limits of the pedagogical intervention proposed in the classes. Additionally, an improved redesign of the Artifact is suggested, exploring the possibilities of generalization to other educational challenges, contributing as an enriching and contextualized alternative for teaching Combat Games. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.