Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Vianna, Alexandre Jackson Chan | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa, Rafael Silva de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-13T20:42:15Z | - |
dc.date.available | 2025-01-13T20:42:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-01 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Rafael Silva de. Os jogos de luta corporal como conteúdo das aulas de Educação Física: um artefato pedagógico apoiado na pesquisa em Design Educacional. 2024. 178 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51333 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação é resultado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em
Rede Nacional da Universidade de Brasília, com foco na Educação Física escolar,
especialmente na incorporação das Lutas Corporais como conteúdo de ensino. Embora as lutas
sejam elementos culturais significativos, a abordagem pedagógica enfrenta desafios e falta de
compreensão. Entender esses obstáculos torna-se essencial para o desenvolvimento de novas
estratégias que os superem. O propósito desta pesquisa é avaliar os Jogos de Luta Corporal
como uma alternativa de ensino. O experimento envolve a criação, implementação e avaliação
de um Artefato Pedagógico para o quinto ano do ensino fundamental. O qual incorpora
elementos compartilhados das Lutas Corporais, tais como princípios condicionais e
classificação por grupos de aproximação, oportunizando aos alunos vivenciar a diversidade dos
conteúdos e das ações motoras associadas a esse tema por meio de jogos. A metodologia
empregada foi alicerçada no Design Educacional, que assegura tanto a base científica quanto a
perspectiva educacional em uma práxis pedagógica intervencionista que implica no
desenvolvimento de produtos educacionais. Assim, a pesquisa compreendeu cinco fases: 1)
análise, 2) design e 3) desenvolvimento, que estão fundamentadas na reflexão entre problemas
reais da prática pedagógica na escola com as teorias produzidas academicamente abrangendo
revisão de literatura, enquanto as fases 4) implementação e 5) avaliação, estão relacionadas à
concretização do Artefato Pedagógico. Os resultados são discutidos, destacando as
contribuições propositivas para os professores e indicando tanto as possibilidades quanto os
limites da intervenção pedagógica proposta nas aulas. Além disso, sugere-se um redesign
aprimorado do Artefato, que explora as possibilidades de generalização para outros problemas
educacionais, contribuindo como uma alternativa enriquecedora e contextualizada para o ensino
das Lutas Corporais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os jogos de luta corporal como conteúdo das aulas de Educação Física : um artefato pedagógico apoiado na pesquisa em Design Educacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Luta corporal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation is the result of the Professional Master's Program in Physical Education,
National Network, at the University of Brasília, focusing on school Physical Education,
specifically on the incorporation of Combat Games as a teaching content. Although combat
games are significant cultural elements, their pedagogical approach faces challenges and a lack
of understanding. Addressing these obstacles is essential for developing new strategies to
overcome them. The purpose of this research is to evaluate Combat Games as a teaching
alternative. The experiment involves the creation, implementation, and evaluation of a
Pedagogical Artifact for fifth-grade students. This artifact incorporates shared elements of
Combat Games, such as conditional principles and classification by proximity groups,
providing students with the opportunity to experience the diversity of content and motor actions
associated with this theme through games. The methodology employed was based on
Educational Design, which ensures both the scientific foundation and the educational
perspective in an interventionist pedagogical praxis that leads to the development of educational
products. Thus, the research comprised five phases: 1) analysis, 2) design, and 3) development,
which are grounded in the reflection between real problems of pedagogical practice in schools
and academically produced theories, encompassing a literature review, while phases 4)
implementation and 5) evaluation are related to the actualization of the Pedagogical Artifact.
The results are discussed, highlighting the propositional contributions for teachers and
indicating both the possibilities and limits of the pedagogical intervention proposed in the
classes. Additionally, an improved redesign of the Artifact is suggested, exploring the
possibilities of generalization to other educational challenges, contributing as an enriching and
contextualized alternative for teaching Combat Games. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|