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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51332
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Title: Cultura corporal e educação antirracista: o ensino de danças de matriz africana nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Authors: Santos, Évelin Dias Reis dos
Orientador(es):: Leite, Jaciara Oliveira
Assunto:: Educação antirracista
Corpo e arte
Dança de matriz africana
Educação física escolar
Issue Date: 13-Jan-2025
Citation: SANTOS, Évelin Dias Reis dos. Cultura Corporal e Educação Antirracista: o ensino de danças de matriz africana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2024. 234 f., il. Dissertação ((Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: Como a educação física escolar, com base nos conhecimentos da cultura corporal, pode colaborar para a construção de uma educação antirracista? Esta foi a questão central que inspirou esta pesquisa de mestrado, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (polo UnB), realizada com 18 crianças do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Classe 18 do Gama, no Distrito Federal. O objetivo geral da investigação foi analisar criticamente sobre os limites e potencialidades da educação física escolar para a construção de uma educação antirracista. A partir desse objetivo, desdobraram-se três específicos: a) desenvolver e analisar uma proposta pedagógica com o conteúdo Danças de Matriz Africana fundamentada nos princípios de uma educação antirracista com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública do Distrito Federal; b) identificar e compreender o que e como as crianças se apropriam do conteúdo da cultura corporal dança de matriz africana; c) elaborar um produto educacional com base no conteúdo das danças de matriz africana visando contribuir com a prática pedagógica dos professores. A pesquisa foi de natureza qualitativa, sob inspiração da pesquisa-ação e da pesquisa-ensino. O estudo e a proposta pedagógica foram fundamentados à luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), da abordagem CríticoSuperadora (ACS) e dos Fundamentos Ontológicos Africanos (FOA). Os principais instrumentos de pesquisa foram a observação participante com registros em diário de campo; o caderno de registros das crianças; os jogos e brincadeiras; desenho; registro iconográfico com fotos e vídeos; e eventos-campos. A pesquisa demonstrou que, a partir da abordagem crítico-superadora, é possível o enfrentamento no campo das disputas sobre o currículo escolar para tematizar a história e cultura africana e afrobrasileira, conforme a Lei nº 10.639/2003, nas aulas de Educação Física. Para tal, é fundamental contemplar o componente curricular Educação Física a partir de trabalho interdisciplinar, conforme preconiza o Programa Educação com Movimento (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal). O desenvolvimento da proposta pedagógica oportunizou às crianças compreenderem, vivenciarem e refletirem sobre as danças de matriz africana, em especial, o Jongo, o Samba de Roda e a Sussa, sob uma perspectiva de educação antirracista. O produto educacional elaborado foi um livro, no formato digital (e-book), que contém a proposta pedagógica desenvolvida com as crianças, como possibilidade didática para o ensino de danças de matriz africana.
Abstract: How can physical education in schools, based on the knowledge of body culture, contribute to the construction of an antiracist education? This was the central question that inspired this master's research, conducted within the framework of PROEF (UnB campus), involving 18 fifth-grade children from Escola Classe 18 do Gama, in the Federal District. The general objective of the investigation was to critically analyze and reflect on the limits and potentialities of school physical education in the construction of an antiracist education. From this objective, three specific goals were developed: a) To develop and analyze a pedagogical proposal using the content of African-rooted dances, based on the principles of antiracist education, with children from the early years of elementary school in a public school in the Federal District; b) To identify and understand what and how children appropriate the content of African-rooted dance as part of body culture; c) To create an educational product based on the content of African-rooted dances aimed at contributing to teachers' pedagogical practice. The research was qualitative in nature, inspired by action research and teaching-research methodologies. The study and the pedagogical proposal were grounded in the Historical-Critical Pedagogy (HCP), the Critical-Overcoming Approach (COA), and African Ontological Foundations (AOF). The main research instruments included participant observation with field diary records, children's journals, games and playful activities, drawing, iconographic records with photos and videos, and field-events. The research demonstrated that, through the critical-overcoming approach, it is possible to address the curricular disputes in school settings to highlight African and Afro-Brazilian history and culture, as mandated by law 10.639/2003, within physical education classes. To achieve this, it is crucial to approach the physical education curriculum through interdisciplinary work, as recommended by the Education with Movement Program (Secretary of State for Education of the Federal District). The development of the pedagogical proposal provided children with the opportunity to understand, experience, and reflect on African-rooted dances, particularly Jongo, Samba de Roda, and Sussa, from an antiracist education perspective. The educational product created was a book in digital format (e-book), containing the pedagogical proposal developed with the children as a didactic possibility for teaching African-rooted dances.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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