Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leite, Jaciara Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Évelin Dias Reis dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-13T20:42:15Z | - |
dc.date.available | 2025-01-13T20:42:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Évelin Dias Reis dos. Cultura Corporal e Educação Antirracista: o ensino de danças de matriz africana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2024. 234 f., il. Dissertação ((Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51332 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Como a educação física escolar, com base nos conhecimentos da cultura corporal,
pode colaborar para a construção de uma educação antirracista? Esta foi a questão
central que inspirou esta pesquisa de mestrado, no âmbito do Programa de Mestrado
Profissional em Educação Física em Rede Nacional (polo UnB), realizada com 18
crianças do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Classe 18 do Gama, no
Distrito Federal. O objetivo geral da investigação foi analisar criticamente sobre os
limites e potencialidades da educação física escolar para a construção de uma
educação antirracista. A partir desse objetivo, desdobraram-se três específicos: a)
desenvolver e analisar uma proposta pedagógica com o conteúdo Danças de Matriz
Africana fundamentada nos princípios de uma educação antirracista com crianças dos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública do Distrito Federal; b)
identificar e compreender o que e como as crianças se apropriam do conteúdo da
cultura corporal dança de matriz africana; c) elaborar um produto educacional com
base no conteúdo das danças de matriz africana visando contribuir com a prática
pedagógica dos professores. A pesquisa foi de natureza qualitativa, sob inspiração da
pesquisa-ação e da pesquisa-ensino. O estudo e a proposta pedagógica foram
fundamentados à luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), da abordagem CríticoSuperadora (ACS) e dos Fundamentos Ontológicos Africanos (FOA). Os principais
instrumentos de pesquisa foram a observação participante com registros em diário de
campo; o caderno de registros das crianças; os jogos e brincadeiras; desenho; registro
iconográfico com fotos e vídeos; e eventos-campos. A pesquisa demonstrou que, a
partir da abordagem crítico-superadora, é possível o enfrentamento no campo das
disputas sobre o currículo escolar para tematizar a história e cultura africana e afrobrasileira, conforme a Lei nº 10.639/2003, nas aulas de Educação Física. Para tal, é
fundamental contemplar o componente curricular Educação Física a partir de trabalho
interdisciplinar, conforme preconiza o Programa Educação com Movimento
(Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal). O desenvolvimento da
proposta pedagógica oportunizou às crianças compreenderem, vivenciarem e
refletirem sobre as danças de matriz africana, em especial, o Jongo, o Samba de Roda
e a Sussa, sob uma perspectiva de educação antirracista. O produto educacional
elaborado foi um livro, no formato digital (e-book), que contém a proposta pedagógica
desenvolvida com as crianças, como possibilidade didática para o ensino de danças
de matriz africana. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Cultura corporal e educação antirracista: o ensino de danças de matriz africana nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo e arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança de matriz africana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | How can physical education in schools, based on the knowledge of body culture,
contribute to the construction of an antiracist education? This was the central question
that inspired this master's research, conducted within the framework of PROEF (UnB
campus), involving 18 fifth-grade children from Escola Classe 18 do Gama, in the
Federal District. The general objective of the investigation was to critically analyze and
reflect on the limits and potentialities of school physical education in the construction
of an antiracist education. From this objective, three specific goals were developed: a)
To develop and analyze a pedagogical proposal using the content of African-rooted
dances, based on the principles of antiracist education, with children from the early
years of elementary school in a public school in the Federal District; b) To identify and
understand what and how children appropriate the content of African-rooted dance as
part of body culture; c) To create an educational product based on the content of
African-rooted dances aimed at contributing to teachers' pedagogical practice. The
research was qualitative in nature, inspired by action research and teaching-research
methodologies. The study and the pedagogical proposal were grounded in the
Historical-Critical Pedagogy (HCP), the Critical-Overcoming Approach (COA), and
African Ontological Foundations (AOF). The main research instruments included
participant observation with field diary records, children's journals, games and playful
activities, drawing, iconographic records with photos and videos, and field-events. The
research demonstrated that, through the critical-overcoming approach, it is possible to
address the curricular disputes in school settings to highlight African and Afro-Brazilian
history and culture, as mandated by law 10.639/2003, within physical education
classes. To achieve this, it is crucial to approach the physical education curriculum
through interdisciplinary work, as recommended by the Education with Movement
Program (Secretary of State for Education of the Federal District). The development of
the pedagogical proposal provided children with the opportunity to understand,
experience, and reflect on African-rooted dances, particularly Jongo, Samba de Roda,
and Sussa, from an antiracist education perspective. The educational product created
was a book in digital format (e-book), containing the pedagogical proposal developed
with the children as a didactic possibility for teaching African-rooted dances. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|