http://repositorio.unb.br/handle/10482/51315
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MariaInesAdjutoUlhoa_TESE.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Conscientizar para libertar ou a potencialidade da práxis da libertação em Paulo Freire e Enrique Dussel |
Other Titles: | Concienciar para liberar o el potencial de la praxis de la liberación en Paulo Freire y Enrique Dussel Raising awareness in order to liberate or the potential of the praxis of liberation in Paulo Freire and Enrique Dussel |
Authors: | Ulhôa, Maria Inês Adjuto |
Orientador(es):: | Castro, Vanessa Maria de |
Assunto:: | Direitos humanos - Brasil Práxis Educação Freire, Paulo, 1921-1997 Dussel, Enrique D., 1934- |
Issue Date: | 10-Jan-2025 |
Data de defesa:: | 22-Nov-2024 |
Citation: | ULHOA, Maria Inês Adjuto. Conscientizar para libertar ou a potencialidade da práxis da libertação em Paulo Freire e Enrique Dussel. 2024. 312 f. Tese (Doutorado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Abstract: | A presente tese procura contribuir teoricamente para a compreensão da potencialidade da práxis da libertação de que nos fala Paulo Freire, quando aponta que mulheres e homens podem mudar o mundo para melhor, para fazê-lo menos injusto, e Enrique Dussel, que nomeia uma práxis política de libertação a partir dos excluídos para uma nova forma de conceber a vida no respeito e na justiça à alteridade do outro. Trata-se de uma investigação de caráter reflexivo especulativo, na qual pretendi analisar os pressupostos teóricos-conceituais de uma pedagógica da libertação em Paulo Freire e em Enrique Dussel, compreendida como atividade intersubjetiva e dialógica. Parto do olhar desses dois autores, que se mostraram essenciais para o conhecimento mais aprofundado da contradição antagônica opressor/oprimido – colonizador/colonizado para a reflexão de um processo de transformação construído no diálogo entre sujeitos históricos, que constituem “a comunidade das vítimas”, dos “oprimidos”. Constata-se uma relação entre esses dois pensadores pela forma radical com que buscaram tematizar a realidade latinoamericana, a partir de conceitos que questionam a condição subalterna imposta aos povos latino-americanos pelo projeto capitalista dirigido pelo pensamento eurocêntrico colonizador. Esta pesquisa tem o desafio de avançar e de aprofundar o conhecimento sobre tal tema e dos conceitos que lhes são pertinentes, com o intuito de contribuir para o alcance da atualidade e da relevância do processo de construção do sujeito histórico, que, como advogam Freire e Dussel, exige o processo de conscientização que contribua para uma práxis política de libertação. |
Abstract: | The purpose of this thesis is to make a theoretical contribution to understanding the potentiality of the praxis of liberation discussed by Paulo Freire, when he points out that women and men can change the world for the better, to make it less unjust, and Enrique Dussel, who names a political praxis of liberation from the excluded towards a new way of conceiving life in respect and justice for the otherness of the other. The research is of a speculative reflective nature, in which I intended to analyze the theoretical-conceptual assumptions of a pedagogy of liberation in Paulo Freire and Enrique Dussel, understood as an intersubjective and dialogical activity. I start from the perspective of these two authors, who have proved essential for a more in-depth understanding of the antagonistic contradiction of oppressor/oppressed - colonizer/colonized, in order to reflect on a process of transformation built on dialogue between historical subjects, who make up “the community of victims”, of the “oppressed ones”. There is a relationship between these two scholars due to the radical way in which they sought to thematize Latin American reality, based on concepts that question the subordinate condition imposed on Latin American peoples by the capitalist project led by Eurocentric, colonizing thought. The challenge of this research is to advance and deepen our knowledge of such themes and the concepts pertinent to them. Our aim is to contribute to the current relevance of the process of constructing the historical subject, which, as Freire and Dussel advocate, requires a process of conscientization that contributes to a political praxis of liberation. |
Resumen: | Esta tesis pretende hacer una contribución teórica a la comprensión del potencial de la praxis de liberación de la que hablan Paulo Freire, cuando señala que mujeres y hombres pueden cambiar el mundo para mejor, para hacerlo menos injusto, y Enrique Dussel, que nombra una praxis política de liberación de los excluidos hacia una nueva forma de concebir la vida en el respeto y la justicia por la alteridad del otro. Se trata de una investigación de carácter reflexivo especulativo, en la que me propuse analizar los presupuestos teóricos y conceptuales de una pedagogía de la liberación en Paulo Freire y Enrique Dussel, entendida como actividad intersubjetiva y dialógica. Parto de la perspectiva de estos dos autores, que se han mostrado esenciales para una comprensión más profunda de la contradicción antagónica opresor/oprimido - colonizador/colonizado, para reflexionar sobre un proceso de transformación construido desde el diálogo entre los sujetos históricos que componen «la comunidad de víctimas», los «oprimidos». Existe una relación entre estos dos pensadores debido a la radicalidad con que buscaron tematizar la realidad latinoamericana, a partir de conceptos que cuestionan la condición subalterna impuesta a los pueblos latinoamericanos por el proyecto capitalista liderado por el pensamiento eurocéntrico y colonizador. Esta investigación tiene el desafío de avanzar y profundizar el conocimiento sobre este tema y los conceptos que le son relevantes, con el objetivo de contribuir a la relevancia actual del proceso de construcción del sujeto histórico, que, como defienden Freire y Dussel, requiere del proceso de concientización que contribuya a una praxis política de liberación. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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