Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castro, Vanessa Maria de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ulhôa, Maria Inês Adjuto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-10T16:49:50Z | - |
dc.date.available | 2025-01-10T16:49:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | ULHOA, Maria Inês Adjuto. Conscientizar para libertar ou a potencialidade da práxis da libertação em Paulo Freire e Enrique Dussel. 2024. 312 f. Tese (Doutorado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51315 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese procura contribuir teoricamente para a compreensão da potencialidade da
práxis da libertação de que nos fala Paulo Freire, quando aponta que mulheres e homens
podem mudar o mundo para melhor, para fazê-lo menos injusto, e Enrique Dussel, que
nomeia uma práxis política de libertação a partir dos excluídos para uma nova forma de
conceber a vida no respeito e na justiça à alteridade do outro. Trata-se de uma
investigação de caráter reflexivo especulativo, na qual pretendi analisar os pressupostos
teóricos-conceituais de uma pedagógica da libertação em Paulo Freire e em Enrique
Dussel, compreendida como atividade intersubjetiva e dialógica. Parto do olhar desses
dois autores, que se mostraram essenciais para o conhecimento mais aprofundado da
contradição antagônica opressor/oprimido – colonizador/colonizado para a reflexão de
um processo de transformação construído no diálogo entre sujeitos históricos, que
constituem “a comunidade das vítimas”, dos “oprimidos”. Constata-se uma relação entre
esses dois pensadores pela forma radical com que buscaram tematizar a realidade latinoamericana, a partir de conceitos que questionam a condição subalterna imposta aos povos
latino-americanos pelo projeto capitalista dirigido pelo pensamento eurocêntrico
colonizador. Esta pesquisa tem o desafio de avançar e de aprofundar o conhecimento
sobre tal tema e dos conceitos que lhes são pertinentes, com o intuito de contribuir para o
alcance da atualidade e da relevância do processo de construção do sujeito histórico, que,
como advogam Freire e Dussel, exige o processo de conscientização que contribua para
uma práxis política de libertação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conscientizar para libertar ou a potencialidade da práxis da libertação em Paulo Freire e Enrique Dussel | pt_BR |
dc.title.alternative | Concienciar para liberar o el potencial de la praxis de la liberación en Paulo Freire y Enrique Dussel | pt_BR |
dc.title.alternative | Raising awareness in order to liberate or the potential of the praxis of liberation in Paulo Freire and Enrique Dussel | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dussel, Enrique D., 1934- | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this thesis is to make a theoretical contribution to understanding the
potentiality of the praxis of liberation discussed by Paulo Freire, when he points out that
women and men can change the world for the better, to make it less unjust, and Enrique
Dussel, who names a political praxis of liberation from the excluded towards a new way
of conceiving life in respect and justice for the otherness of the other. The research is of
a speculative reflective nature, in which I intended to analyze the theoretical-conceptual
assumptions of a pedagogy of liberation in Paulo Freire and Enrique Dussel, understood
as an intersubjective and dialogical activity. I start from the perspective of these two
authors, who have proved essential for a more in-depth understanding of the antagonistic
contradiction of oppressor/oppressed - colonizer/colonized, in order to reflect on a
process of transformation built on dialogue between historical subjects, who make up “the
community of victims”, of the “oppressed ones”. There is a relationship between these
two scholars due to the radical way in which they sought to thematize Latin American
reality, based on concepts that question the subordinate condition imposed on Latin
American peoples by the capitalist project led by Eurocentric, colonizing thought. The
challenge of this research is to advance and deepen our knowledge of such themes and
the concepts pertinent to them. Our aim is to contribute to the current relevance of the
process of constructing the historical subject, which, as Freire and Dussel advocate,
requires a process of conscientization that contributes to a political praxis of liberation. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta tesis pretende hacer una contribución teórica a la comprensión del potencial de la
praxis de liberación de la que hablan Paulo Freire, cuando señala que mujeres y hombres
pueden cambiar el mundo para mejor, para hacerlo menos injusto, y Enrique Dussel, que
nombra una praxis política de liberación de los excluidos hacia una nueva forma de
concebir la vida en el respeto y la justicia por la alteridad del otro. Se trata de una
investigación de carácter reflexivo especulativo, en la que me propuse analizar los
presupuestos teóricos y conceptuales de una pedagogía de la liberación en Paulo Freire y
Enrique Dussel, entendida como actividad intersubjetiva y dialógica. Parto de la
perspectiva de estos dos autores, que se han mostrado esenciales para una comprensión
más profunda de la contradicción antagónica opresor/oprimido - colonizador/colonizado,
para reflexionar sobre un proceso de transformación construido desde el diálogo entre los
sujetos históricos que componen «la comunidad de víctimas», los «oprimidos». Existe
una relación entre estos dos pensadores debido a la radicalidad con que buscaron
tematizar la realidad latinoamericana, a partir de conceptos que cuestionan la condición
subalterna impuesta a los pueblos latinoamericanos por el proyecto capitalista liderado
por el pensamiento eurocéntrico y colonizador. Esta investigación tiene el desafío de
avanzar y profundizar el conocimiento sobre este tema y los conceptos que le son
relevantes, con el objetivo de contribuir a la relevancia actual del proceso de construcción
del sujeto histórico, que, como defienden Freire y Dussel, requiere del proceso de
concientización que contribuya a una praxis política de liberación. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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