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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51313
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Title: A Lei Maria da Penha na escola : a experiência das estudantes de ensino médio de uma escola pública de Ceilândia com a violência contra as mulheres
Authors: Moraes, Luana Nery
Orientador(es):: Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto:: Lei Maria da Penha
Violência contra as mulheres
Direitos humanos - Brasil
Violência contra as mulheres
Estudantes
Políticas públicas - mulheres
Issue Date: 10-Jan-2025
Citation: MORAES, Luana Nery. A Lei Maria da Penha na escola: a experiência das estudantes de ensino médio de uma escola pública de Ceilândia com a violência contra as mulheres. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: A escola é um lugar propício para a promoção de políticas públicas voltadas para a educação em e para os direitos humanos, de forma a oportunizar um ensino pautado no respeito a todos e todas, impedindo a disseminação de atos violentos e possibilitando a formação de cidadãos e cidadãs engajados/as no enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas num processo educativo ético, guiado pela justiça, diversidade e igualdade. A presente dissertação teve como objetivo principal investigar a representação das experiências que as estudantes de ensino médio de uma escola pública de Ceilândia, Região Administrativa do Distrito Federal, têm da violência contra as mulheres no contexto da Lei Maria da Penha. O arcabouço teórico, a partir do qual foram construídos os diálogos deste estudo, circunda os direitos humanos (Hunt, 2009; Gallardo, 2014; Escrivão Filho & Sousa Junior, 2021; Sánchez Rubio, 2022; Herrera Flores, 2009), a educação em direitos humanos (Demo, 2022; Sousa, 2016; Warat, 2004; Carbonari, 2010; Cabezudo, 2014), o patriarcado (Lerner, 2019, 2022; Saffioti, 2001, 2015; Leal, 2004; Chakian, 2020; Chakorowski, 2013), o gênero (Bandeira, 2017, 2019; Zanello, 2018; Ribeiro, 2018; Beauvoir, 1970; Butler, 2018; Scott, 1990; Lauretis, 2019, Louro, 2014, Pulino, 2016), o movimento feminista (Teles, 1999; Carneiro, 2003; hooks, 2019; Lugones, 2019; Lorde, 2019; Collins, 2019), e a violência contra as mulheres e adolescentes (Chauí, 1999; Jesus, 2010; Bourdieu, 2021; Carapia, 2015; Muniz, 2017; Voet, 2015; Ramos, 2015; Minayo, 2011). A metodologia adotada combina as abordagens quantitativa e qualitativa (Sampieri et al., 2013; Creswell, 2014; Denzin & Lincoln, 2006), ancoradas na pesquisa-ação (Thiollent, 1998), na Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2007) e na perspectiva feminista (Olesen, 2006; Neves, 2012). Os instrumentos de pesquisa empregados foram o levantamento bibliográfico, a pesquisa documental, o questionário on-line, a entrevista semiestruturada e a roda de conversa (Freire, 1980) a partir do jogo de baralho Emancipação: jogando contra o machismo (Zanello; Feitosa, 2022). Os dados coletados foram examinados com o enfoque da análise de conteúdo (Guerra, 2014). Os resultados mostram que, apesar de políticas e leis, como a Lei Maria da Penha, e iniciativas, como o Programa Maria da Penha Vai à Escola, ainda há uma lacuna significativa na abordagem da violência de gênero nas escolas. A pesquisa de campo revela que as atividades relacionadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres são esporádicas, sem integração ao currículo escolar. Aponta-se para a importância de uma formação contínua aos/às professores/as e funcionários/as sobre a igualdade de gênero e as técnicas de intervenção, a promoção da participação da comunidade escolar em programas de combate à violência de gênero e a inclusão de conteúdos sobre os direitos das mulheres no currículo escolar. A pesquisa conclui que, para a efetiva implementação da Lei Maria da Penha e a construção de uma cultura de respeito e igualdade, assim como para desmistificar e denunciar os atos que vulnerabilizam os corpos femininos, é fundamental uma abordagem educativa integrada e constante que envolva todos os atores e atrizes sociais.
Resumen: La escuela es un lugar propicio para la promoción de políticas públicas orientadas a la educación en y para los derechos humanos, con el fin de proporcionar una enseñanza basada en el respeto a todos y todas, impidiendo la difusión de actos violentos y posibilitando la formación de ciudadanos y ciudadanas comprometidos/as en el enfrentamiento a la violencia contra las mujeres y niñas en un proceso educativo ético, guiado por la justicia, diversidad e igualdad. La presente disertación tuvo como objetivo principal investigar la representación de las experiencias que las estudiantes de educación secundaria de una escuela pública de Ceilândia, Región Administrativa del Distrito Federal, tienen de la violencia contra las mujeres en el contexto de la Ley Maria da Penha. El marco teórico, a partir del cual se construyeron los diálogos de este estudio, gira en torno a los derechos humanos (Hunt, 2009; Gallardo, 2014; Escrivão Filho & Sousa Junior, 2021; Sánchez Rubio, 2022; Herrera Flores, 2009), la educación en derechos humanos (Demo, 2022; Sousa, 2016; Warat, 2004; Carbonari, 2010; Cabezudo, 2014), el patriarcado (Lerner, 2019, 2022; Saffioti, 2001, 2015; Leal, 2004; Chakian, 2020; Chakorowski, 2013), el género (Bandeira, 2017, 2019; Zanello, 2018; Ribeiro, 2018; Beauvoir, 1970; Butler, 2018; Scott, 1990; Lauretis, 2019, Louro, 2014, Pulino, 2016), el movimiento feminista (Teles, 1999; Carneiro, 2003; hooks, 2019; Lugones, 2019; Lorde, 2019; Collins, 2019), y la violencia contra las mujeres y adolescentes (Chauí, 1999; Jesus, 2010; Bourdieu, 2021; Carapia, 2015; Muniz, 2017; Voet, 2015; Ramos, 2015; Minayo, 2011). La metodología adoptada combina los enfoques cuantitativo y cualitativo (Sampieri et al., 2013; Creswell, 2014; Denzin & Lincoln, 2006), anclados en la investigación-acción (Thiollent, 1998), en la Teoría de las Representaciones Sociales (Moscovici, 2007) y en la perspectiva feminista (Olesen, 2006; Neves, 2012). Los instrumentos de investigación empleados fueron la revisión bibliográfica, la investigación documental, el cuestionario en línea, la entrevista semiestructurada y la rueda de conversación (Freire, 1980) a partir del juego de cartas Emancipación: jugando contra el machismo (Zanello; Feitosa, 2022). Los datos recolectados fueron examinados con el enfoque del análisis de contenido (Guerra, 2014). Los resultados muestran que, a pesar de políticas y leyes, como la Ley Maria da Penha, e iniciativas, como el Programa Maria da Penha Va a la Escuela, aún existe una brecha significativa en el abordaje de la violencia de género en las escuelas. La investigación de campo revela que las actividades relacionadas con el enfrentamiento de la violencia contra las mujeres son esporádicas, sin integración al currículo escolar. Se señala la importancia de una formación continua para profesores/as y empleados/as sobre la igualdad de género y las técnicas de intervención, la promoción de la participación de la comunidad escolar en programas de combate a la violencia de género y la inclusión de contenidos sobre los derechos de las mujeres en el currículo escolar. La investigación concluye que, para la efectiva implementación de la Ley Maria da Penha y la construcción de una cultura de respeto e igualdad, así como para desmitificar y denunciar los actos que vulneran los cuerpos femeninos, es fundamental un enfoque educativo integrado y constante que involucre a todos los actores y actrices sociales.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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