Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Nair Heloisa Bicalho de | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Luana Nery | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-10T16:49:49Z | - |
dc.date.available | 2025-01-10T16:49:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-12 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Luana Nery. A Lei Maria da Penha na escola: a experiência das estudantes de ensino médio de uma escola pública de Ceilândia com a violência contra as mulheres. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51313 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola é um lugar propício para a promoção de políticas públicas voltadas para a
educação em e para os direitos humanos, de forma a oportunizar um ensino
pautado no respeito a todos e todas, impedindo a disseminação de atos violentos e
possibilitando a formação de cidadãos e cidadãs engajados/as no enfrentamento à
violência contra as mulheres e meninas num processo educativo ético, guiado pela
justiça, diversidade e igualdade. A presente dissertação teve como objetivo principal
investigar a representação das experiências que as estudantes de ensino médio de
uma escola pública de Ceilândia, Região Administrativa do Distrito Federal, têm da
violência contra as mulheres no contexto da Lei Maria da Penha. O arcabouço
teórico, a partir do qual foram construídos os diálogos deste estudo, circunda os
direitos humanos (Hunt, 2009; Gallardo, 2014; Escrivão Filho & Sousa Junior, 2021;
Sánchez Rubio, 2022; Herrera Flores, 2009), a educação em direitos humanos
(Demo, 2022; Sousa, 2016; Warat, 2004; Carbonari, 2010; Cabezudo, 2014), o
patriarcado (Lerner, 2019, 2022; Saffioti, 2001, 2015; Leal, 2004; Chakian, 2020;
Chakorowski, 2013), o gênero (Bandeira, 2017, 2019; Zanello, 2018; Ribeiro, 2018;
Beauvoir, 1970; Butler, 2018; Scott, 1990; Lauretis, 2019, Louro, 2014, Pulino,
2016), o movimento feminista (Teles, 1999; Carneiro, 2003; hooks, 2019; Lugones,
2019; Lorde, 2019; Collins, 2019), e a violência contra as mulheres e adolescentes
(Chauí, 1999; Jesus, 2010; Bourdieu, 2021; Carapia, 2015; Muniz, 2017; Voet, 2015;
Ramos, 2015; Minayo, 2011). A metodologia adotada combina as abordagens
quantitativa e qualitativa (Sampieri et al., 2013; Creswell, 2014; Denzin & Lincoln,
2006), ancoradas na pesquisa-ação (Thiollent, 1998), na Teoria das
Representações Sociais (Moscovici, 2007) e na perspectiva feminista (Olesen,
2006; Neves, 2012). Os instrumentos de pesquisa empregados foram o
levantamento bibliográfico, a pesquisa documental, o questionário on-line, a
entrevista semiestruturada e a roda de conversa (Freire, 1980) a partir do jogo de
baralho Emancipação: jogando contra o machismo (Zanello; Feitosa, 2022). Os
dados coletados foram examinados com o enfoque da análise de conteúdo (Guerra,
2014). Os resultados mostram que, apesar de políticas e leis, como a Lei Maria da
Penha, e iniciativas, como o Programa Maria da Penha Vai à Escola, ainda há uma
lacuna significativa na abordagem da violência de gênero nas escolas. A pesquisa
de campo revela que as atividades relacionadas ao enfrentamento da violência
contra as mulheres são esporádicas, sem integração ao currículo escolar. Aponta-se
para a importância de uma formação contínua aos/às professores/as e
funcionários/as sobre a igualdade de gênero e as técnicas de intervenção, a
promoção da participação da comunidade escolar em programas de combate à
violência de gênero e a inclusão de conteúdos sobre os direitos das mulheres no
currículo escolar. A pesquisa conclui que, para a efetiva implementação da Lei
Maria da Penha e a construção de uma cultura de respeito e igualdade, assim como
para desmistificar e denunciar os atos que vulnerabilizam os corpos femininos, é
fundamental uma abordagem educativa integrada e constante que envolva todos os
atores e atrizes sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Lei Maria da Penha na escola : a experiência das estudantes de ensino médio de uma escola pública de Ceilândia com a violência contra as mulheres | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lei Maria da Penha | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência contra as mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência contra as mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - mulheres | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La escuela es un lugar propicio para la promoción de políticas públicas orientadas a
la educación en y para los derechos humanos, con el fin de proporcionar una
enseñanza basada en el respeto a todos y todas, impidiendo la difusión de actos
violentos y posibilitando la formación de ciudadanos y ciudadanas
comprometidos/as en el enfrentamiento a la violencia contra las mujeres y niñas en
un proceso educativo ético, guiado por la justicia, diversidad e igualdad. La presente
disertación tuvo como objetivo principal investigar la representación de las
experiencias que las estudiantes de educación secundaria de una escuela pública
de Ceilândia, Región Administrativa del Distrito Federal, tienen de la violencia contra
las mujeres en el contexto de la Ley Maria da Penha. El marco teórico, a partir del
cual se construyeron los diálogos de este estudio, gira en torno a los derechos
humanos (Hunt, 2009; Gallardo, 2014; Escrivão Filho & Sousa Junior, 2021;
Sánchez Rubio, 2022; Herrera Flores, 2009), la educación en derechos humanos
(Demo, 2022; Sousa, 2016; Warat, 2004; Carbonari, 2010; Cabezudo, 2014), el
patriarcado (Lerner, 2019, 2022; Saffioti, 2001, 2015; Leal, 2004; Chakian, 2020;
Chakorowski, 2013), el género (Bandeira, 2017, 2019; Zanello, 2018; Ribeiro, 2018;
Beauvoir, 1970; Butler, 2018; Scott, 1990; Lauretis, 2019, Louro, 2014, Pulino,
2016), el movimiento feminista (Teles, 1999; Carneiro, 2003; hooks, 2019; Lugones,
2019; Lorde, 2019; Collins, 2019), y la violencia contra las mujeres y adolescentes
(Chauí, 1999; Jesus, 2010; Bourdieu, 2021; Carapia, 2015; Muniz, 2017; Voet, 2015;
Ramos, 2015; Minayo, 2011). La metodología adoptada combina los enfoques
cuantitativo y cualitativo (Sampieri et al., 2013; Creswell, 2014; Denzin & Lincoln,
2006), anclados en la investigación-acción (Thiollent, 1998), en la Teoría de las
Representaciones Sociales (Moscovici, 2007) y en la perspectiva feminista (Olesen,
2006; Neves, 2012). Los instrumentos de investigación empleados fueron la revisión
bibliográfica, la investigación documental, el cuestionario en línea, la entrevista
semiestructurada y la rueda de conversación (Freire, 1980) a partir del juego de
cartas Emancipación: jugando contra el machismo (Zanello; Feitosa, 2022). Los
datos recolectados fueron examinados con el enfoque del análisis de contenido
(Guerra, 2014). Los resultados muestran que, a pesar de políticas y leyes, como la
Ley Maria da Penha, e iniciativas, como el Programa Maria da Penha Va a la
Escuela, aún existe una brecha significativa en el abordaje de la violencia de género
en las escuelas. La investigación de campo revela que las actividades relacionadas
con el enfrentamiento de la violencia contra las mujeres son esporádicas, sin
integración al currículo escolar. Se señala la importancia de una formación continua
para profesores/as y empleados/as sobre la igualdad de género y las técnicas de
intervención, la promoción de la participación de la comunidad escolar en programas
de combate a la violencia de género y la inclusión de contenidos sobre los derechos
de las mujeres en el currículo escolar. La investigación concluye que, para la
efectiva implementación de la Ley Maria da Penha y la construcción de una cultura
de respeto e igualdad, así como para desmitificar y denunciar los actos que vulneran
los cuerpos femeninos, es fundamental un enfoque educativo integrado y constante
que involucre a todos los actores y actrices sociales. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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