http://repositorio.unb.br/handle/10482/51312
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GiolaniaPassosAlves_DISSERT.pdf | 2,62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Limites e possibilidades da prática pedagógica para estudantes LGBTQIAPN+ na escola pública do Distrito Federal |
Authors: | Alves, Giolânia Passos |
Orientador(es):: | Castilho, Ela Wiecko Volkmer de |
Assunto:: | Direitos humanos - Brasil LGBTQIAP+ Práticas pedagógicas Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) |
Issue Date: | 10-Jan-2025 |
Data de defesa:: | 12-Aug-2024 |
Citation: | ALVES, Giolânia Passos. Limites e possibilidades da prática pedagógica para estudantes LGBTQIAPN+ na escola pública do Distrito Federal. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Abstract: | A dissertação foi produzida no âmbito da Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Movimentos Sociais, Diversidade Sexual e de Gênero, Raça e Etnia do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania. Seu tema são os direitos humanos de estudantes LGBTQIAPN+ a partir da realidade observada em uma escola no Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Adota os procedimentos de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os aportes teóricos utilizados são estudos nos campos do direito e da educação. A dissertação tem como base empírica entrevistas com cinco professoras de uma escola pública, com o objetivo de averiguar quais as percepções de docentes sobre a influência das práticas pedagógicas na efetivação dos direitos humanos dos/das/es estudantes LGBTQIAPN+ no ambiente escolar. As docentes entrevistadas destacaram as possibilidades que existem no ambiente escolar da rede pública do Distrito Federal, como a valorização da diversidade humana, a adoção do Currículo em Movimento e o papel da Coordenação Pedagógica. Contudo, também sublinharam os limites postos pela realidade das escolas, os quais dificultam a implementação de uma abordagem inclusiva, tais como o preconceito, a carência de formação acadêmica mais sólida e a resistência de famílias com visões conservadoras. Além das práticas pedagógicas, existem outros fatores como a religião, o uso do nome social, o acesso a banheiros e as práticas de bullying que impactam profundamente no reconhecimento dos direitos de estudantes LGBTQIAPN+. O estudo evidenciou que as docentes têm uma visão ampla sobre a relação entre diversidade sexual e educação, reconhecendo a complexidade e diversidade da sexualidade humana. Cada uma das professoras entrevistadas afirmou abordar temáticas de diversidade de gênero e sexualidade em suas aulas. O estudo destaca a importância de garantir uma educação pública de excelência para promover a inclusão de estudantes LGBTQIAPN+, sendo fundamental para fortalecer a democracia e construir uma sociedade justa, humana e inclusiva, garantindo a todos/as/es o direito à educação, conforme estabelecido na Constituição e nas leis. |
Abstract: | The dissertation was produced within the Research Line of Public Policies, Social Movements, Sexual and Gender Diversity, Race, and Ethnicity of the Postgraduate Program in Human Rights and Citizenship. Its theme is the human rights of LGBTQIAPN+ students, based on the reality observed in a school in the Distrito Federal of Brazil. This is an exploratory study with a qualitative approach. It employs bibliographic review, documentary analysis, and interviews as procedures. The theoretical frameworks used are studies in the fields of law and education. The dissertation is empirically based on interviews with five female teachers from a public school, aiming to investigate the teachers' perceptions of how pedagogical practices influence the realization of the human rights of LGBTQIAPN+ students in the school environment. The interviewed teachers highlighted the possibilities that exist within the public school environment in the Distrito Federal, such as valuing human diversity, adopting the Currículo em Movimento (Curriculum in Movement), and the role of the Pedagogical Coordination. However, they also pointed out the limitations posed by the reality of schools, which hinder the implementation of an inclusive approach, such as prejudice, lack of solid academic training, and resistance from families with conservative views. In addition to pedagogical practices, there are other factors such as religion, the use of social names, access to restrooms, and bullying practices that profoundly impact the recognition of the rights of LGBTQIAPN+ students. The study revealed that the teachers have a broad view of the relationship between sexual diversity and education, acknowledging the complexity and diversity of human sexuality. Each of the interviewed teachers stated that they address gender and sexuality diversity topics in their classes. The study highlights the importance of ensuring high-quality public education to promote the inclusion of LGBTQIAPN+ students, which is essential to strengthen democracy and build a fair, humane, and inclusive society, guaranteeing everyone the right to education, as established in the Constitution and laws. |
metadata.dc.description.unidade: | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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