Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castilho, Ela Wiecko Volkmer de | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Giolânia Passos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-10T16:49:49Z | - |
dc.date.available | 2025-01-10T16:49:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-12 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Giolânia Passos. Limites e possibilidades da prática pedagógica para estudantes LGBTQIAPN+ na escola pública do Distrito Federal. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51312 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação foi produzida no âmbito da Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Movimentos
Sociais, Diversidade Sexual e de Gênero, Raça e Etnia do Programa de Pós-Graduação em
Direitos Humanos e Cidadania. Seu tema são os direitos humanos de estudantes
LGBTQIAPN+ a partir da realidade observada em uma escola no Distrito Federal. Trata-se de
uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Adota os procedimentos de revisão
bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os aportes teóricos utilizados são estudos nos
campos do direito e da educação. A dissertação tem como base empírica entrevistas com cinco
professoras de uma escola pública, com o objetivo de averiguar quais as percepções de
docentes sobre a influência das práticas pedagógicas na efetivação dos direitos humanos
dos/das/es estudantes LGBTQIAPN+ no ambiente escolar. As docentes entrevistadas
destacaram as possibilidades que existem no ambiente escolar da rede pública do Distrito
Federal, como a valorização da diversidade humana, a adoção do Currículo em Movimento e o
papel da Coordenação Pedagógica. Contudo, também sublinharam os limites postos pela
realidade das escolas, os quais dificultam a implementação de uma abordagem inclusiva, tais
como o preconceito, a carência de formação acadêmica mais sólida e a resistência de famílias
com visões conservadoras. Além das práticas pedagógicas, existem outros fatores como a
religião, o uso do nome social, o acesso a banheiros e as práticas de bullying que impactam
profundamente no reconhecimento dos direitos de estudantes LGBTQIAPN+. O estudo
evidenciou que as docentes têm uma visão ampla sobre a relação entre diversidade sexual e
educação, reconhecendo a complexidade e diversidade da sexualidade humana. Cada uma das
professoras entrevistadas afirmou abordar temáticas de diversidade de gênero e sexualidade em
suas aulas. O estudo destaca a importância de garantir uma educação pública de excelência
para promover a inclusão de estudantes LGBTQIAPN+, sendo fundamental para fortalecer a
democracia e construir uma sociedade justa, humana e inclusiva, garantindo a todos/as/es o
direito à educação, conforme estabelecido na Constituição e nas leis. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Limites e possibilidades da prática pedagógica para estudantes LGBTQIAPN+ na escola pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direitos humanos - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The dissertation was produced within the Research Line of Public Policies, Social Movements,
Sexual and Gender Diversity, Race, and Ethnicity of the Postgraduate Program in Human
Rights and Citizenship. Its theme is the human rights of LGBTQIAPN+ students, based on the
reality observed in a school in the Distrito Federal of Brazil. This is an exploratory study with
a qualitative approach. It employs bibliographic review, documentary analysis, and interviews
as procedures. The theoretical frameworks used are studies in the fields of law and education.
The dissertation is empirically based on interviews with five female teachers from a public
school, aiming to investigate the teachers' perceptions of how pedagogical practices influence
the realization of the human rights of LGBTQIAPN+ students in the school environment. The
interviewed teachers highlighted the possibilities that exist within the public school
environment in the Distrito Federal, such as valuing human diversity, adopting the Currículo
em Movimento (Curriculum in Movement), and the role of the Pedagogical Coordination.
However, they also pointed out the limitations posed by the reality of schools, which hinder the
implementation of an inclusive approach, such as prejudice, lack of solid academic training,
and resistance from families with conservative views. In addition to pedagogical practices, there
are other factors such as religion, the use of social names, access to restrooms, and bullying
practices that profoundly impact the recognition of the rights of LGBTQIAPN+ students. The
study revealed that the teachers have a broad view of the relationship between sexual diversity
and education, acknowledging the complexity and diversity of human sexuality. Each of the
interviewed teachers stated that they address gender and sexuality diversity topics in their
classes. The study highlights the importance of ensuring high-quality public education to
promote the inclusion of LGBTQIAPN+ students, which is essential to strengthen democracy
and build a fair, humane, and inclusive society, guaranteeing everyone the right to education,
as established in the Constitution and laws. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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