Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51280
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_JovensEnsinoMedio.pdf891,32 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Jovens no ensino médio : da modalidade regular para a educação de jovens e adultos
Auteur(s): Mesquita, Rafaela Vilarinho
Weller, Wivian
Assunto:: Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Juventude
Date de publication: aoû-2023
Référence bibliographique: MESQUITA, Rafaela Vilarinho; WELLER, Wivian. Jovens no ensino médio: da modalidade regular para a educação de jovens e adultos. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, ano 5, v. 15, n. 44, 2023. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1999. Acesso em: 06 jan. 2025.
Résumé: O presente texto analisa fatores que têm levado cada vez mais jovens a migrarem do ensino médio regular para o ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de compreender o que motiva esse processo. Para isso, considera-se o fenômeno da juvenilização da EJA, o indicador de fluxo escolar denominado “migração para a EJA” e o reconhecimento da centralidade do jovem estudante como sujeito do processo educativo e do ensino médio. Os dados da pesquisa originam-se da realização de grupos de discussão com jovens estudantes do terceiro segmento da EJA no Distrito Federal que migraram do ensino médio regular, e a reconstrução desses dados seguiu etapas de análise estabelecidas pelo método documentário de interpretação. Os estudos referem-se à investigação e à compreensão das orientações coletivas desses jovens estudantes, refletindo acerca de suas visões de mundo, a fim de compreender as razões que os levam a cursar a última etapa da educação básica na EJA, identificar adequações e inadequações das ofertas de ensino médio disponíveis e possibilitar aproximações entre a juventude e o ensino médio. Os resultados, a partir dos grupos de discussão analisados, apontam para a existência de padrões que, embora compartilhem aspectos homólogos do meio social, reverberam na vida desses jovens e na condição de estudantes da EJA, são constituídos por orientações educativas distintas, revelando motivos diferentes para estar na EJA e concluir o ensino médio nessa modalidade.
Abstract: This paper analyzes factors that have led more and more young people to migrate from regular high school education to high school in the Youth and Adult Education (EJA) modality to investigate what motivates this process. To this end, we consider the phenomenon of the juvenilization of Youth and Adult Education, the school flow indicator called “migration to Youth and Adult Education” and the recognition of the centrality of the young adult students as the subject of the educational process and of high school. The research data is the result of discussion groups with young adult students of the third segment of EJA in the Federal District who migrated from regular high school. The reconstruction of these data followed the analysis steps established by the Documentary Method of interpretation. The studies refer to the investigation and understanding of the collective orientations of these young adult students and reflect about their worldviews, to understand the reasons that lead them to attend the last stage of basic education in EJA, to identify adequacies and inadequacies in the ways high school education is offered, and to enable approximations between youth and high school. The results, point to the existence of patterns that, although sharing aspects which are similarly present in the social environment, reverberate in the lives of these young people and in the condition of EJA students, are constituted by different educational orientations, revealing these students’ different reasons to be in EJA and to graduate high school in this modality.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença:: (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1999. Acesso em: 06 jan. 2025.
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8312162
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51280/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.