Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Mesquita, Rafaela Vilarinho | - |
dc.contributor.author | Weller, Wivian | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T14:53:19Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T14:53:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-08 | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Rafaela Vilarinho; WELLER, Wivian. Jovens no ensino médio: da modalidade regular para a educação de jovens e adultos. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, ano 5, v. 15, n. 44, 2023. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1999. Acesso em: 06 jan. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51280 | - |
dc.description.abstract | O presente texto analisa fatores que têm levado cada vez mais jovens a migrarem do ensino médio regular para o ensino
médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de compreender o que motiva esse processo. Para isso,
considera-se o fenômeno da juvenilização da EJA, o indicador de fluxo escolar denominado “migração para a EJA” e o
reconhecimento da centralidade do jovem estudante como sujeito do processo educativo e do ensino médio. Os dados da
pesquisa originam-se da realização de grupos de discussão com jovens estudantes do terceiro segmento da EJA no Distrito
Federal que migraram do ensino médio regular, e a reconstrução desses dados seguiu etapas de análise estabelecidas pelo
método documentário de interpretação. Os estudos referem-se à investigação e à compreensão das orientações coletivas
desses jovens estudantes, refletindo acerca de suas visões de mundo, a fim de compreender as razões que os levam a cursar a
última etapa da educação básica na EJA, identificar adequações e inadequações das ofertas de ensino médio disponíveis e
possibilitar aproximações entre a juventude e o ensino médio. Os resultados, a partir dos grupos de discussão analisados,
apontam para a existência de padrões que, embora compartilhem aspectos homólogos do meio social, reverberam na vida
desses jovens e na condição de estudantes da EJA, são constituídos por orientações educativas distintas, revelando motivos
diferentes para estar na EJA e concluir o ensino médio nessa modalidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Jovens no ensino médio : da modalidade regular para a educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1999. Acesso em: 06 jan. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5281/zenodo.8312162 | - |
dc.description.abstract1 | This paper analyzes factors that have led more and more young people to migrate from regular high school education to high
school in the Youth and Adult Education (EJA) modality to investigate what motivates this process. To this end, we consider
the phenomenon of the juvenilization of Youth and Adult Education, the school flow indicator called “migration to Youth
and Adult Education” and the recognition of the centrality of the young adult students as the subject of the educational
process and of high school. The research data is the result of discussion groups with young adult students of the third
segment of EJA in the Federal District who migrated from regular high school. The reconstruction of these data followed the
analysis steps established by the Documentary Method of interpretation. The studies refer to the investigation and
understanding of the collective orientations of these young adult students and reflect about their worldviews, to understand
the reasons that lead them to attend the last stage of basic education in EJA, to identify adequacies and inadequacies in the
ways high school education is offered, and to enable approximations between youth and high school. The results, point to the
existence of patterns that, although sharing aspects which are similarly present in the social environment, reverberate in the
lives of these young people and in the condition of EJA students, are constituted by different educational orientations,
revealing these students’ different reasons to be in EJA and to graduate high school in this modality. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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