http://repositorio.unb.br/handle/10482/51208
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GabrieleTeixeiraDiniz_DISSERT.pdf | 718,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | As contradições e os dilemas da configuração familiar burguesa nas obras Emilia Galotti, de Gotthold Lessing e Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen |
Autor : | Diniz, Gabriele Teixeira |
Orientador(es):: | Cotrim, Ana Aguiar |
Assunto:: | Capitalismo Teatro (Literatura) Moral cristã Moral cristãQuestões de gênero Configuração familiar |
Fecha de publicación : | 17-dic-2024 |
Data de defesa:: | 26-jun-2024 |
Citación : | DINIZ, Gabriele Teixeira. As contradições e os dilemas da configuração familiar burguesa nas obras Emilia Galotti, de Gotthold Lessing e Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | O objetivo geral deste estudo é investigar de que modo a obra de arte literária — especificamente os textos Emília Galotti (1772), de Gotthold Lessing, e Casa de Bonecas (1879), de Henrik Ibsen — incorporam a configuração e dinâmica familiar, por intermédio das figurações individuais e coletivas de organização social burguesa, como determinação estética formal em momentos históricos e estéticos diversos. Na primeira, as contradições da moral burguesa cristã na constituição da família nuclear; na segunda, as consequências dessa família como subordinação e desumanização da mulher, e a revolta que isso acarreta. As referências teóricas para a análise envolvem as discussões sobre a família e a questão de gênero, desde as contemporâneas a Lessing, no contexto do Iluminismo, até as contemporâneas a Ibsen, no contexto das perspectivas de crítica da família, que têm um desenvolvimento chave nas propostas de sua superação nas pensadoras e pensadores da revolução russa; bem como a discussão estética sobre o realismo e a especificidade do gênero teatral. |
Abstract: | The main objective of this study is to investigate how literary works—specifically Gotthold Lessing's "Emilia Galotti" (1772) and Henrik Ibsen's "A Doll's House" (1879)—incorporate the configuration and dynamics of family through individual and collective representations of bourgeois social organization, serving as formal aesthetic determinations in diverse historical and aesthetic contexts. In the former, the contradictions of Christian bourgeois morality in the constitution of the nuclear family are explored; in the latter, the consequences of this family structure as subordination and dehumanization of women, and the resulting revolt, are examined. The theoretical references for the analysis involve discussions on family and gender issues, from those contemporary to Lessing, in the context of the Enlightenment, to those contemporary to Ibsen, within the perspectives of family criticism that have key developments in the proposals for its overcoming by thinkers of the Russian revolution. Additionally, the study addresses aesthetic discussions on realism and the specificity of the theatrical genre. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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