Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cotrim, Ana Aguiar | pt_BR |
dc.contributor.author | Diniz, Gabriele Teixeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T19:26:38Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T19:26:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.citation | DINIZ, Gabriele Teixeira. As contradições e os dilemas da configuração familiar burguesa nas obras Emilia Galotti, de Gotthold Lessing e Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51208 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral deste estudo é investigar de que modo a obra de arte literária —
especificamente os textos Emília Galotti (1772), de Gotthold Lessing, e Casa de Bonecas
(1879), de Henrik Ibsen — incorporam a configuração e dinâmica familiar, por intermédio das
figurações individuais e coletivas de organização social burguesa, como determinação estética
formal em momentos históricos e estéticos diversos. Na primeira, as contradições da moral
burguesa cristã na constituição da família nuclear; na segunda, as consequências dessa família
como subordinação e desumanização da mulher, e a revolta que isso acarreta. As referências
teóricas para a análise envolvem as discussões sobre a família e a questão de gênero, desde as
contemporâneas a Lessing, no contexto do Iluminismo, até as contemporâneas a Ibsen, no
contexto das perspectivas de crítica da família, que têm um desenvolvimento chave nas
propostas de sua superação nas pensadoras e pensadores da revolução russa; bem como a
discussão estética sobre o realismo e a especificidade do gênero teatral. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As contradições e os dilemas da configuração familiar burguesa nas obras Emilia Galotti, de Gotthold Lessing e Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moral cristã | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moral cristãQuestões de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Configuração familiar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this study is to investigate how literary works—specifically Gotthold
Lessing's "Emilia Galotti" (1772) and Henrik Ibsen's "A Doll's House" (1879)—incorporate
the configuration and dynamics of family through individual and collective representations of
bourgeois social organization, serving as formal aesthetic determinations in diverse historical
and aesthetic contexts. In the former, the contradictions of Christian bourgeois morality in the
constitution of the nuclear family are explored; in the latter, the consequences of this family
structure as subordination and dehumanization of women, and the resulting revolt, are
examined. The theoretical references for the analysis involve discussions on family and
gender issues, from those contemporary to Lessing, in the context of the Enlightenment, to
those contemporary to Ibsen, within the perspectives of family criticism that have key
developments in the proposals for its overcoming by thinkers of the Russian revolution.
Additionally, the study addresses aesthetic discussions on realism and the specificity of the
theatrical genre. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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