Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51207
Files in This Item:
File SizeFormat 
FernandaRoseSilva_DISSERT.pdf4,5 MBAdobe PDFView/Open
Title: A importância da literatura dramática africana na formação inicial de docentes de forma a contribuir para uma educação decolonial
Authors: Silva, Fernanda Rose
Orientador(es):: Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto:: Literatura africana
Professores - formação
Estudos decoloniais
Issue Date: 17-Dec-2024
Citation: SILVA, Fernanda Rose. A importância da literatura dramática africana na formação inicial de docentes de forma a contribuir para uma educação decolonial. 2024. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: Nesta dissertação, explorou-se a importância da literatura dramática africana na formação inicial de professoras e professores, promovendo uma perspectiva decolonial. Com foco na obra Bintou de Koffi Kwahulé, o tema foi escolhido devido ao fato de que ainda nos espaços acadêmicos pouco ou não são abordadas obras de autores de origem africana. A pesquisa utilizou engenharia de formação, pesquisa de campo e questionários para atingir seus objetivos. Alguns autores que serviram de aporte teórico para subsidiar este trabalho foram: Trocmé-Fabre (1999), Kilomba (2019), Miguel Arroyo (2010), Luiz de Oliveira e Vera Candau (2010). O trabalho foi estruturado em quatro capítulos, onde no primeiro discutiu-se a relação dos termos decolonialidade e literatura dramática africana. O segundo, focou na engenharia de formação, apresentando-se uma proposta educativa utilizando-se a peça Bintou. A posteriori, são apresentados resultados e discussões a partir de sessões realizadas. Por fim, no último capítulo foram discutidas as políticas educacionais e legislações brasileiras aplicadas ao tema. Concluiu-se que docentes que buscam promover uma educação que desafie os legados do colonialismo promovem o empoderamento cultural e o respeito pela diversidade, criando um ambiente de aprendizado que respeite e celebre a riqueza da diversidade africana.
Abstract: In this dissertation, the importance of African dramatic literature in the initial training of teachers was explored, promoting a decolonial perspective. Focusing on the work Bintou by Koffi Kwahulé, the theme was chosen due to the fact that, even in academic spaces, works by authors of African origin are rarely addressed. The research employed training engineering, field research, and questionnaires to achieve its objectives. Some authors who provided theoretical support for this work were Trocmé-Fabre (1999), Kilomba (2019), Miguel Arroyo (2010), Luiz de Oliveira, and Vera Candau (2010). The work was structured into four chapters. The first chapter discussed the relationship between the terms decoloniality and African dramatic literature. The second chapter focused on training engineering, presenting an educational proposal using the play "Bintou". Subsequently, results and discussions based on the sessions conducted were presented. Finally, the last chapter discussed the educational policies and Brazilian legislation applied to the theme. It was concluded that teachers who seek to promote an education that challenges the legacies of colonialism foster cultural empowerment and respect for diversity, creating a learning environment that respects and celebrates the richness of African diversity.
Résumé: Dans ce mémoire, l'importance de la littérature dramatique africaine dans la formation initiale des enseignants a été explorée, en promouvant une perspective décoloniale. En se concentrant sur l'œuvre Bintou de Koffi Kwahulé, le thème a été choisi en raison du fait que, même dans les espaces académiques, les œuvres d'auteurs d'origine africaine sont rarement abordées. La recherche a employé l'ingénierie de formation, la recherche sur le terrain et des questionnaires pour atteindre ses objectifs. Certains auteurs qui ont fourni un soutien théorique pour ce travail étaient Trocmé-Fabre (1999), Kilomba (2019), Miguel Arroyo (2010), Luiz de Oliveira et Vera Candau (2010). Le travail a été structuré en quatre chapitres. Le premier chapitre a discuté de la relation entre les termes décolonialité et la littérature dramatique africaine. Le deuxième chapitre s'est concentré sur l'ingénierie de formation, présentant une proposition éducative en utilisant la pièce Bintou. Par la suite, les résultats et les discussions basés sur les sessions menées ont été présentés. Enfin, le dernier chapitre a discuté des politiques éducatives et de la législation brésilienne appliquées au thème. Il a été conclu que les enseignants qui cherchent à promouvoir une éducation qui défie les héritages du colonialisme favorisent l'autonomisation culturelle et le respect de la diversité, créant un environnement d'apprentissage qui respecte et célèbre la richesse de la diversité africaine.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51207/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.