Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reis, Maria da Glória Magalhães dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Fernanda Rose | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T19:26:38Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T19:26:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda Rose. A importância da literatura dramática africana na formação inicial de docentes de forma a contribuir para uma educação decolonial. 2024. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51207 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, explorou-se a importância da literatura dramática africana na formação inicial de
professoras e professores, promovendo uma perspectiva decolonial. Com foco na obra Bintou de
Koffi Kwahulé, o tema foi escolhido devido ao fato de que ainda nos espaços acadêmicos pouco ou
não são abordadas obras de autores de origem africana. A pesquisa utilizou engenharia de formação,
pesquisa de campo e questionários para atingir seus objetivos. Alguns autores que serviram de aporte
teórico para subsidiar este trabalho foram: Trocmé-Fabre (1999), Kilomba (2019), Miguel Arroyo
(2010), Luiz de Oliveira e Vera Candau (2010). O trabalho foi estruturado em quatro capítulos, onde
no primeiro discutiu-se a relação dos termos decolonialidade e literatura dramática africana. O
segundo, focou na engenharia de formação, apresentando-se uma proposta educativa utilizando-se a
peça Bintou. A posteriori, são apresentados resultados e discussões a partir de sessões realizadas. Por
fim, no último capítulo foram discutidas as políticas educacionais e legislações brasileiras aplicadas
ao tema. Concluiu-se que docentes que buscam promover uma educação que desafie os legados do
colonialismo promovem o empoderamento cultural e o respeito pela diversidade, criando um
ambiente de aprendizado que respeite e celebre a riqueza da diversidade africana. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A importância da literatura dramática africana na formação inicial de docentes de forma a contribuir para uma educação decolonial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura africana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos decoloniais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this dissertation, the importance of African dramatic literature in the initial training of teachers was
explored, promoting a decolonial perspective. Focusing on the work Bintou by Koffi Kwahulé, the
theme was chosen due to the fact that, even in academic spaces, works by authors of African origin are
rarely addressed. The research employed training engineering, field research, and questionnaires to
achieve its objectives. Some authors who provided theoretical support for this work were Trocmé-Fabre
(1999), Kilomba (2019), Miguel Arroyo (2010), Luiz de Oliveira, and Vera Candau (2010). The work
was structured into four chapters. The first chapter discussed the relationship between the terms
decoloniality and African dramatic literature. The second chapter focused on training engineering,
presenting an educational proposal using the play "Bintou". Subsequently, results and discussions based
on the sessions conducted were presented. Finally, the last chapter discussed the educational policies
and Brazilian legislation applied to the theme. It was concluded that teachers who seek to promote an
education that challenges the legacies of colonialism foster cultural empowerment and respect for
diversity, creating a learning environment that respects and celebrates the richness of African diversity. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Dans ce mémoire, l'importance de la littérature dramatique africaine dans la formation initiale des
enseignants a été explorée, en promouvant une perspective décoloniale. En se concentrant sur l'œuvre
Bintou de Koffi Kwahulé, le thème a été choisi en raison du fait que, même dans les espaces
académiques, les œuvres d'auteurs d'origine africaine sont rarement abordées. La recherche a employé
l'ingénierie de formation, la recherche sur le terrain et des questionnaires pour atteindre ses objectifs.
Certains auteurs qui ont fourni un soutien théorique pour ce travail étaient Trocmé-Fabre (1999),
Kilomba (2019), Miguel Arroyo (2010), Luiz de Oliveira et Vera Candau (2010). Le travail a été
structuré en quatre chapitres. Le premier chapitre a discuté de la relation entre les termes décolonialité
et la littérature dramatique africaine. Le deuxième chapitre s'est concentré sur l'ingénierie de
formation, présentant une proposition éducative en utilisant la pièce Bintou. Par la suite, les résultats
et les discussions basés sur les sessions menées ont été présentés. Enfin, le dernier chapitre a discuté
des politiques éducatives et de la législation brésilienne appliquées au thème. Il a été conclu que les
enseignants qui cherchent à promouvoir une éducation qui défie les héritages du colonialisme
favorisent l'autonomisation culturelle et le respect de la diversité, créant un environnement
d'apprentissage qui respecte et célèbre la richesse de la diversité africaine. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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