http://repositorio.unb.br/handle/10482/51180
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Título : | BNCC e currículo em movimento na SEEDF : concepções pedagógicas do neoprodutivismo, ligadas ao "aprender a aprender" (2022-2024) |
Autor : | Oliveira, Kisy Gonçalves de |
Orientador(es):: | Silva, Francisco Thiago |
Assunto:: | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Currículo educacional Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) |
Fecha de publicación : | 16-dic-2024 |
Data de defesa:: | 5-sep-2024 |
Citación : | OLIVEIRA, Kisy Gonçalves de. BNCC e currículo em movimento na SEEDF : concepções pedagógicas do neoprodutivismo, ligadas ao "aprender a aprender" (2022-2024). 2024. 200 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | Esta pesquisa tem como questão-problema a ser respondida: Como as concepções pedagógicas ligadas ao neoprodutivismo/aprender a aprender, manifestam-se no Currículo em Movimento da SEEDF, anos iniciais, em seus níveis prescritos e modelados, após sua revisitação em 2018, na busca de alinhá-lo à BNCC? Diante disso, delineou-se como objetivo geral deste estudo: compreender como as concepções pedagógicasligadas ao neoprodutivismo/aprender a aprender se manifestam no Currículo em Movimento da SEEDF, anos iniciais, em seus níveis prescritos e modelados, apóssua revisitação em 2018 e como objetivos específicos: identificar concepções pedagógicas ligadas ao “Aprender a Aprender” na BNCC; investigar esta concepção pedagógica no currículo prescrito, dos anos iniciais, da SEEDF (2ª versão) e analisar as ideias pedagógicas presentes na modelagem do currículo na escola. Para a construção do percurso metodológico optou-se pela abordagem qualitativa, tendo como método o Materialismo Histórico-Dialético (Marx, 1999). Adotou-se como procedimentos metodológicos para o levantamento de informações o estudo de caso (Yin, 2001), a análise documental, a observação, a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada. Para a análise das informações levantadas, optou-se pela análise documental (Lüdke, André, 1986) e pela análise de conteúdo (Bardin, 2004), buscando realizar a triangulação de informações dos diferentes instrumentos metodológicos utilizados (Triviños, 1987). Ressalta-se como parte da metodologia desta pesquisa a realização do estado do conhecimento com o intento de encontrar lacunas e, assim, avançar nos estudos relativos à temática. Teoricamente, este estudo sustentouse em Apple (2000), Duarte (2000, 2003), Freitas (2014, 2016, 2018), Lima e Silva (2020), Sacristán (2000, 2011, 2017), Saviani (2019), Silva E. F. (2007, 2017) e Veiga (1991, 1995, 2001). Todos os eixos teóricos são permeados pela Pedagogia Histórico-Crítica e pela Teoria Crítica de Currículo, visto o posicionamento assumido acerca da função social da escola e da natureza dos objetos desta pesquisa. O campo investigativo nos revelou que o caminho empreendido para a assimilação de ideias pedagógicas da Pedagogia do Aprender a Aprender moveu-se a partir da desapropriação da função docente, da adoção do ensino utilitarista/pragmatista e da elaboração de estruturas curriculares de forma top-down (de cima para baixo), como ocorreu com a BNCC. Já o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal, ao utilizar-se de formas democráticas em seu processo de elaboração, em sua primeira versão, e ao adotar a perspectiva de ensino voltada à educação integral de seus estudantes, configurou-se como um instrumento de resistência. Notou-se ainda que o Projeto Político-Pedagógico da unidade escolar pesquisada e as concepções pedagógicas de seus professores defendem a construção coletiva do documento e fundamentam a prática do ensino a partir de diferentes bases didáticas, configurando, assim, a identidade da escola. Por fim, avulta-se que o incentivo à coletividade, a construção da identidade das escolas e o fortalecimento da função docente são movimentos que devem ser estimulados para que ideias neoprodutivistas de educação, como as relacionadas ao “Aprender a Aprender” não invadam as escolas. Não obstante, há que se considerar que a adoção de determinada perspectiva pedagógica deve ocorrer a partir da clareza de seus ideais e de seus caminhos, e que para tal, as atividades formativas voltadas aos professores, devem buscar revelar as relações econômicopedagógica e didático-pedagógicas, que permeiam o campo educacional, sejam elas alinhadas a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica ou sob a perspectiva da Pedagogia do Aprender a Aprender. |
Abstract: | This research has the problem question to be answered: How do pedagogical conceptions linked to neoproductivism/learning to learn manifest themselves in the SEEDF Curriculum in Movement, initial years, in its prescribed and modeled levels, after its revisit in 2018, in Are you looking to align it with the BNCC? In view of this, the general objective of this study was outlined: to understand how the pedagogical conceptions linked to neoproductivism/learning to learn are manifested in the SEEDF Curriculum in Movement, initial years, in its prescribed and modeled levels, after its revisitation in 2018 and how specific objectives: identify pedagogical concepts linked to “Learning to Learn” at BNCC; investigate this pedagogical conception in the prescribed curriculum, for the initial years, of the SEEDF (2nd version) and analyze the pedagogical ideas present in the modeling of the curriculum at school. To construct the methodological path, a qualitative approach was chosen, using Historical-Dialetic Materialism as a method (Marx, 1999). The methodological procedures for collecting information were the case study (Yin, 2001), document analysis, observation, questionnaire application and semistructured interviews. To analyze the information collected, we opted for documentary analysis (Lüdke, André, 1986) and content analysis (Bardin, 2004), seeking to triangulate information from the different methodological instruments used (Triviños, 1987). It is highlighted as part of the methodology of this research the realization of the state of knowledge with the aim of finding gaps and, thus, advancing studies related to the topic. Theoretically, this study was supported by Apple (2000), Duarte (2000, 2003), Freitas (2014, 2016, 2018), Lima e Silva (2020), Sacristán (2000, 2011, 2017), Saviani (2019), Silva E. F. (2007, 2017) and Veiga (1991, 1995, 2001). All theoretical axes are permeated by Historical-Critical Pedagogy and Critical Curriculum Theory, given the position taken regarding the social function of the school and the nature of the objects of this research. The investigative field revealed to us that the path taken towards the assimilation of pedagogical ideas from the Pedagogy of Learning to Learn moved from the expropriation of the teaching function, the adoption of utilitarian/pragmatist teaching and the elaboration of curricular structures in a top-down manner. (from top to bottom), as happened with BNCC. The Basic Education Curriculum in Movement of the Federal District, by using democratic forms in its elaboration process, in its first version, and by adopting the teaching perspective aimed at the integral education of its students, was configured as a resistance instrument. It was also noted that the Political-Pedagogical Project of the researched school unit and the pedagogical conceptions of its teachers defend the collective construction of the document and support the teaching practice from different didactic bases, thus configuring the school's identity. Finally, it appears that encouraging the collective, building the identity of schools and strengthening the teaching role are movements that must be encouraged so that neo-productivist ideas of education, such as those related to “Learning to Learn” do not invade schools. However, it must be considered that the adoption of a certain pedagogical perspective must occur based on the clarity of its ideals and paths, and that to this end, training activities aimed at teachers must seek to reveal the economic-pedagogical and didactic relationships -pedagogical, which permeate the educational field, whether aligned with the perspective of Historical-Critical Pedagogy or under the perspective of Learning to Learn Pedagogy. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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