Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Francisco Thiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Kisy Gonçalves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:50Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-05 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Kisy Gonçalves de. BNCC e currículo em movimento na SEEDF : concepções pedagógicas do neoprodutivismo, ligadas ao "aprender a aprender" (2022-2024). 2024. 200 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51180 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como questão-problema a ser respondida: Como as concepções pedagógicas
ligadas ao neoprodutivismo/aprender a aprender, manifestam-se no Currículo em Movimento
da SEEDF, anos iniciais, em seus níveis prescritos e modelados, após sua revisitação em 2018,
na busca de alinhá-lo à BNCC? Diante disso, delineou-se como objetivo geral deste estudo:
compreender como as concepções pedagógicasligadas ao neoprodutivismo/aprender a aprender
se manifestam no Currículo em Movimento da SEEDF, anos iniciais, em seus níveis prescritos
e modelados, apóssua revisitação em 2018 e como objetivos específicos: identificar concepções
pedagógicas ligadas ao “Aprender a Aprender” na BNCC; investigar esta concepção
pedagógica no currículo prescrito, dos anos iniciais, da SEEDF (2ª versão) e analisar as ideias
pedagógicas presentes na modelagem do currículo na escola. Para a construção do percurso
metodológico optou-se pela abordagem qualitativa, tendo como método o Materialismo
Histórico-Dialético (Marx, 1999). Adotou-se como procedimentos metodológicos para o
levantamento de informações o estudo de caso (Yin, 2001), a análise documental, a observação,
a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada. Para a análise das
informações levantadas, optou-se pela análise documental (Lüdke, André, 1986) e pela análise
de conteúdo (Bardin, 2004), buscando realizar a triangulação de informações dos diferentes
instrumentos metodológicos utilizados (Triviños, 1987). Ressalta-se como parte da
metodologia desta pesquisa a realização do estado do conhecimento com o intento de encontrar
lacunas e, assim, avançar nos estudos relativos à temática. Teoricamente, este estudo sustentouse em Apple (2000), Duarte (2000, 2003), Freitas (2014, 2016, 2018), Lima e Silva (2020),
Sacristán (2000, 2011, 2017), Saviani (2019), Silva E. F. (2007, 2017) e Veiga (1991, 1995,
2001). Todos os eixos teóricos são permeados pela Pedagogia Histórico-Crítica e pela Teoria
Crítica de Currículo, visto o posicionamento assumido acerca da função social da escola e da
natureza dos objetos desta pesquisa. O campo investigativo nos revelou que o caminho
empreendido para a assimilação de ideias pedagógicas da Pedagogia do Aprender a Aprender
moveu-se a partir da desapropriação da função docente, da adoção do ensino
utilitarista/pragmatista e da elaboração de estruturas curriculares de forma top-down (de cima
para baixo), como ocorreu com a BNCC. Já o Currículo em Movimento da Educação Básica do
Distrito Federal, ao utilizar-se de formas democráticas em seu processo de elaboração, em sua
primeira versão, e ao adotar a perspectiva de ensino voltada à educação integral de seus
estudantes, configurou-se como um instrumento de resistência. Notou-se ainda que o Projeto
Político-Pedagógico da unidade escolar pesquisada e as concepções pedagógicas de seus
professores defendem a construção coletiva do documento e fundamentam a prática do ensino
a partir de diferentes bases didáticas, configurando, assim, a identidade da escola. Por fim,
avulta-se que o incentivo à coletividade, a construção da identidade das escolas e o
fortalecimento da função docente são movimentos que devem ser estimulados para que ideias
neoprodutivistas de educação, como as relacionadas ao “Aprender a Aprender” não invadam as
escolas. Não obstante, há que se considerar que a adoção de determinada perspectiva
pedagógica deve ocorrer a partir da clareza de seus ideais e de seus caminhos, e que para tal, as
atividades formativas voltadas aos professores, devem buscar revelar as relações econômicopedagógica e didático-pedagógicas, que permeiam o campo educacional, sejam elas alinhadas
a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica ou sob a perspectiva da Pedagogia do Aprender a
Aprender. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | BNCC e currículo em movimento na SEEDF : concepções pedagógicas do neoprodutivismo, ligadas ao "aprender a aprender" (2022-2024) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research has the problem question to be answered: How do pedagogical conceptions linked
to neoproductivism/learning to learn manifest themselves in the SEEDF Curriculum in
Movement, initial years, in its prescribed and modeled levels, after its revisit in 2018, in Are
you looking to align it with the BNCC? In view of this, the general objective of this study was
outlined: to understand how the pedagogical conceptions linked to neoproductivism/learning to
learn are manifested in the SEEDF Curriculum in Movement, initial years, in its prescribed and
modeled levels, after its revisitation in 2018 and how specific objectives: identify pedagogical
concepts linked to “Learning to Learn” at BNCC; investigate this pedagogical conception in
the prescribed curriculum, for the initial years, of the SEEDF (2nd version) and analyze the
pedagogical ideas present in the modeling of the curriculum at school. To construct the
methodological path, a qualitative approach was chosen, using Historical-Dialetic Materialism
as a method (Marx, 1999). The methodological procedures for collecting information were the
case study (Yin, 2001), document analysis, observation, questionnaire application and semistructured interviews. To analyze the information collected, we opted for documentary analysis
(Lüdke, André, 1986) and content analysis (Bardin, 2004), seeking to triangulate information
from the different methodological instruments used (Triviños, 1987). It is highlighted as part of
the methodology of this research the realization of the state of knowledge with the aim of
finding gaps and, thus, advancing studies related to the topic. Theoretically, this study was
supported by Apple (2000), Duarte (2000, 2003), Freitas (2014, 2016, 2018), Lima e Silva
(2020), Sacristán (2000, 2011, 2017), Saviani (2019), Silva E. F. (2007, 2017) and Veiga (1991,
1995, 2001). All theoretical axes are permeated by Historical-Critical Pedagogy and Critical
Curriculum Theory, given the position taken regarding the social function of the school and the
nature of the objects of this research. The investigative field revealed to us that the path taken
towards the assimilation of pedagogical ideas from the Pedagogy of Learning to Learn moved
from the expropriation of the teaching function, the adoption of utilitarian/pragmatist teaching
and the elaboration of curricular structures in a top-down manner. (from top to bottom), as
happened with BNCC. The Basic Education Curriculum in Movement of the Federal District,
by using democratic forms in its elaboration process, in its first version, and by adopting the
teaching perspective aimed at the integral education of its students, was configured as a
resistance instrument. It was also noted that the Political-Pedagogical Project of the researched
school unit and the pedagogical conceptions of its teachers defend the collective construction
of the document and support the teaching practice from different didactic bases, thus
configuring the school's identity. Finally, it appears that encouraging the collective, building
the identity of schools and strengthening the teaching role are movements that must be
encouraged so that neo-productivist ideas of education, such as those related to “Learning to
Learn” do not invade schools. However, it must be considered that the adoption of a certain
pedagogical perspective must occur based on the clarity of its ideals and paths, and that to this
end, training activities aimed at teachers must seek to reveal the economic-pedagogical and
didactic relationships -pedagogical, which permeate the educational field, whether aligned with
the perspective of Historical-Critical Pedagogy or under the perspective of Learning to Learn
Pedagogy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|