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Título: A escola do campo - a comunidade camponesa - a universidade : práxis educativa agroecológica - uma teia de relações na resistência dos sujeitos coletivos
Autor(es): Souza, Cleide Maria de
Orientador(es): Molina, Mônica Castagna
Assunto: Educação do campo
Agroecologia
Produção do conhecimento
Práxis pedagógica
Data de publicação: 16-Dez-2024
Referência: SOUZA, Cleide Maria de. A escola do campo - a comunidade camponesa - a universidade: práxis educativa agroecológica - uma teia de relações na resistência dos sujeitos coletivos. 2024. 392 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida na linha Educação Ambiental e Educação do Campo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, durante o período de 2022 a 2024, tem como objeto de estudo a Práxis Educativa Agroecológica que emerge de uma teia complexa de relações e integra sujeitos coletivos de diversos espaços da produção do conhecimento. Nessa direção, o objetivo geral foi analisar como os sujeitos coletivos organizados na teia de relações que envolve a Escola do Campo, a comunidade camponesa e a universidade pública materializam a Práxis Educativa Agroecológica. A pesquisa baseou-se nas relações estabelecidas entre a Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes (EEMFF) e a comunidade do Assentamento Santana, ambas localizadas no município de Monsenhor Tabosa – Ceará, na microrregião do sertão dos Inhamuns. Também foram objeto das análises, aproximações com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) especialmente mediante as práxis agroecológicas desenvolvidas desde o ano de 2018. A base epistemológica deste trabalho é o Materialismo Histórico-dialético, a partir das categorias: historicidade, totalidade, contradição e práxis, buscou-se estabelecer o debate sobre os projetos em disputa no campo e na educação. Os principais instrumentos utilizados para imersão na realidade foram: observações do processo educativo na EEMFF e na comunidade do Assentamento Santana/CE; entrevistas semiestruturadas com educadores(as) da EEMFF e da UECE, com estudantes da EEMFF e membros do Setor de Produção e Educação do MST no Assentamento e no estado; rodas de conversas com sujeitos que atuam na EEMFF e em diferentes espaços da comunidade do Santana; registros em diário de campo. A partir da produção e análise dos dados constatouse que os sujeitos coletivos dessa comunidade, fortalecidos pela organização no MST e ocupando o latifúndio do conhecimento em universidades públicas, passaram a impulsionar a práxis transformadora na Escola e na comunidade. Também provocaram na universidade aproximações com as lutas, a história e a cultura camponesa, rompendo com modos de produzir conhecimentos comumente hierárquicos e padronizados. O estudo também identificou potencialidades das práxis, com destaque para a formação da identidade de sujeitos coletivos, a permanência destes sujeitos no campo, a produção de conhecimento mediada por ações dialógicas e transformadoras, contribuindo assim para fortalecer a resistência nos espaços educativos.
Abstract: This research, developed in the line Environmental Education and Peasant Education, of the Postgraduate Program in Education at Universidad de Brasília from 2022 to 2024 aims to study the Agroecological Educational Praxis that emerges from a complex web of relationships and integrates collective subjects from different places of knowledge production. The main goal was to analyze how collective subjects organized in the web of relationships that involve the Rural School, the peasant community and the public university materialize the Agroecological Educational Praxis. The research was based on the relationships established between the school named Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes (EEMFF) and the settlement community of Assentamento Santana, both located in the municipality of Monsenhor Tabosa - Ceará - Brazil, in the microregion of the Inhamuns hinterland. The approaches to the State University of Ceará (UECE) were also the object of analysis, especially through the agroecological praxis developed since 2018. The epistemological basis of this work is the Dialectic Historical Materialism, based on the categories: historicity, totality, contradiction and praxis, we sought to establish the debate on the projects in dispute in the countryside and in education. The main instruments used for immersion in reality were: observations of the educational process at EEMFF and in the community of Assentamento Santana/CE; semistructured interviews with educators from EEMFF and UECE, with EEMFF students and members of the MST Production and Education Sector in the Settlement and in the state; discussion groups with individuals who work in different areas in Santana community; field diary records. From the production and analysis of the data, it was found that the collective subjects of this community, strengthened by the organization in the MST and occupying the knowledge production spaces at the public universities, began to promote transformative praxis in the school and in the community, as well as bringing about approaches in the university with struggles, history and peasant culture, breaking with commonly hierarchical and standardized ways of producing knowledge. The study also identified potentialities of praxis, with emphasis on the formation of the identity of collective subjects, the permanence of collective subjects in the field, the production of knowledge based on dialogic and transformative actions, thus contributing to strengthening resistance in educational spaces.
Resumen: La presente investigación desarrollada en la línea: Educación Ambiental y Educación Campesina del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Brasilia durante el período de 2022 a 2024 tiene como objeto de estudio la Praxis Educativa Agroecológica que emerge de una compleja red de relaciones y integra sujetos colectivos de diferentes espacios de producción de conocimiento. En esta dirección, el objetivo general fue analizar cómo sujetos colectivos organizados en el entramado de relaciones que involucran a la Escuela de Campo, la comunidad campesina y la universidad pública materializan la Praxis Educativa Agroecológica. La investigación se basó en las relaciones establecidas entre la Escuela de Ensino Medio do Campo Florestan Fernandes (EEMFF) y la comunidad de Assentamento Santana, ambas ubicadas en el municipio de Monsenhor Tabosa – Ceará, en la microrregión del interior de Inhamuns. Los acercamientos a la Universidad Estadual de Ceará (UECE) también fueron objeto de análisis, especialmente a través de la praxis agroecológica desarrollada desde 2018. La base epistemológica de este trabajo es el Materialismo Histórico Dialéctico, a partir de las categorías: historicidad, totalidad, contradicción y praxis, buscamos establecer el debate sobre los proyectos en disputa. en el campo y en la educación. Los principales instrumentos utilizados para la inmersión en la realidad fueron: observaciones del proceso educativo en la EEMFF y en la comunidad de Assentamento Santana/CE; entrevistas semiestructuradas con educadores de la EEMFF y UECE, con estudiantes de la EEMFF y miembros del Sector de Producción y Educación del MST en el Asentamiento y en el Estado; círculos de conversación con personas que trabajan en diferentes espacios de la comunidad de Santana; registros del diario de campo. A partir de la producción y análisis de los datos, se encontró que los sujetos colectivos de esta comunidad, fortalecidos por la organización en el MST y ocupando el acervo de conocimiento en las universidades públicas, comenzaron a promover praxis transformadoras en la Escuela y en la comunidad, propiciar abordajes en la universidad con las luchas, la historia y la cultura campesina, rompiendo con formas comúnmente jerárquicas y estandarizadas de producir conocimiento. El estudio también identificó potencialidades de la praxis, con énfasis en la formación de la identidad de los sujetos colectivos, la permanencia de los sujetos colectivos en el campo, la producción de conocimiento basado en acciones dialógicas y transformadoras, contribuyendo así al fortalecimiento de la resistencia en los espacios educativos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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