Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Cleide Maria de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T15:10:45Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T15:10:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Cleide Maria de. A escola do campo - a comunidade camponesa - a universidade: práxis educativa agroecológica - uma teia de relações na resistência dos sujeitos coletivos. 2024. 392 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51175 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, desenvolvida na linha Educação Ambiental e Educação do Campo, do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, durante o período de
2022 a 2024, tem como objeto de estudo a Práxis Educativa Agroecológica que emerge de uma
teia complexa de relações e integra sujeitos coletivos de diversos espaços da produção do
conhecimento. Nessa direção, o objetivo geral foi analisar como os sujeitos coletivos
organizados na teia de relações que envolve a Escola do Campo, a comunidade camponesa e a
universidade pública materializam a Práxis Educativa Agroecológica. A pesquisa baseou-se nas
relações estabelecidas entre a Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes
(EEMFF) e a comunidade do Assentamento Santana, ambas localizadas no município de
Monsenhor Tabosa – Ceará, na microrregião do sertão dos Inhamuns. Também foram objeto
das análises, aproximações com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) especialmente
mediante as práxis agroecológicas desenvolvidas desde o ano de 2018. A base epistemológica
deste trabalho é o Materialismo Histórico-dialético, a partir das categorias: historicidade,
totalidade, contradição e práxis, buscou-se estabelecer o debate sobre os projetos em disputa no
campo e na educação. Os principais instrumentos utilizados para imersão na realidade foram:
observações do processo educativo na EEMFF e na comunidade do Assentamento Santana/CE;
entrevistas semiestruturadas com educadores(as) da EEMFF e da UECE, com estudantes da
EEMFF e membros do Setor de Produção e Educação do MST no Assentamento e no estado;
rodas de conversas com sujeitos que atuam na EEMFF e em diferentes espaços da comunidade
do Santana; registros em diário de campo. A partir da produção e análise dos dados constatouse que os sujeitos coletivos dessa comunidade, fortalecidos pela organização no MST e
ocupando o latifúndio do conhecimento em universidades públicas, passaram a impulsionar a
práxis transformadora na Escola e na comunidade. Também provocaram na universidade
aproximações com as lutas, a história e a cultura camponesa, rompendo com modos de produzir
conhecimentos comumente hierárquicos e padronizados. O estudo também identificou
potencialidades das práxis, com destaque para a formação da identidade de sujeitos coletivos,
a permanência destes sujeitos no campo, a produção de conhecimento mediada por ações
dialógicas e transformadoras, contribuindo assim para fortalecer a resistência nos espaços
educativos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A escola do campo - a comunidade camponesa - a universidade : práxis educativa agroecológica - uma teia de relações na resistência dos sujeitos coletivos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research, developed in the line Environmental Education and Peasant Education, of the
Postgraduate Program in Education at Universidad de Brasília from 2022 to 2024 aims to study
the Agroecological Educational Praxis that emerges from a complex web of relationships and
integrates collective subjects from different places of knowledge production. The main goal
was to analyze how collective subjects organized in the web of relationships that involve the
Rural School, the peasant community and the public university materialize the Agroecological
Educational Praxis. The research was based on the relationships established between the school
named Escola de Ensino Médio do Campo Florestan Fernandes (EEMFF) and the settlement
community of Assentamento Santana, both located in the municipality of Monsenhor Tabosa -
Ceará - Brazil, in the microregion of the Inhamuns hinterland. The approaches to the State
University of Ceará (UECE) were also the object of analysis, especially through the
agroecological praxis developed since 2018. The epistemological basis of this work is the
Dialectic Historical Materialism, based on the categories: historicity, totality, contradiction and
praxis, we sought to establish the debate on the projects in dispute in the countryside and in
education. The main instruments used for immersion in reality were: observations of the
educational process at EEMFF and in the community of Assentamento Santana/CE; semistructured interviews with educators from EEMFF and UECE, with EEMFF students and
members of the MST Production and Education Sector in the Settlement and in the state;
discussion groups with individuals who work in different areas in Santana community; field
diary records. From the production and analysis of the data, it was found that the collective
subjects of this community, strengthened by the organization in the MST and occupying the
knowledge production spaces at the public universities, began to promote transformative praxis
in the school and in the community, as well as bringing about approaches in the university with
struggles, history and peasant culture, breaking with commonly hierarchical and standardized
ways of producing knowledge. The study also identified potentialities of praxis, with emphasis
on the formation of the identity of collective subjects, the permanence of collective subjects in
the field, the production of knowledge based on dialogic and transformative actions, thus
contributing to strengthening resistance in educational spaces. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La presente investigación desarrollada en la línea: Educación Ambiental y Educación
Campesina del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Brasilia durante el
período de 2022 a 2024 tiene como objeto de estudio la Praxis Educativa Agroecológica que
emerge de una compleja red de relaciones y integra sujetos colectivos de diferentes espacios de
producción de conocimiento. En esta dirección, el objetivo general fue analizar cómo sujetos
colectivos organizados en el entramado de relaciones que involucran a la Escuela de Campo, la
comunidad campesina y la universidad pública materializan la Praxis Educativa Agroecológica.
La investigación se basó en las relaciones establecidas entre la Escuela de Ensino Medio do
Campo Florestan Fernandes (EEMFF) y la comunidad de Assentamento Santana, ambas
ubicadas en el municipio de Monsenhor Tabosa – Ceará, en la microrregión del interior de
Inhamuns. Los acercamientos a la Universidad Estadual de Ceará (UECE) también fueron
objeto de análisis, especialmente a través de la praxis agroecológica desarrollada desde 2018.
La base epistemológica de este trabajo es el Materialismo Histórico Dialéctico, a partir de las
categorías: historicidad, totalidad, contradicción y praxis, buscamos establecer el debate sobre
los proyectos en disputa. en el campo y en la educación. Los principales instrumentos utilizados
para la inmersión en la realidad fueron: observaciones del proceso educativo en la EEMFF y en
la comunidad de Assentamento Santana/CE; entrevistas semiestructuradas con educadores de
la EEMFF y UECE, con estudiantes de la EEMFF y miembros del Sector de Producción y
Educación del MST en el Asentamiento y en el Estado; círculos de conversación con personas
que trabajan en diferentes espacios de la comunidad de Santana; registros del diario de campo.
A partir de la producción y análisis de los datos, se encontró que los sujetos colectivos de esta
comunidad, fortalecidos por la organización en el MST y ocupando el acervo de conocimiento
en las universidades públicas, comenzaron a promover praxis transformadoras en la Escuela y
en la comunidad, propiciar abordajes en la universidad con las luchas, la historia y la cultura
campesina, rompiendo con formas comúnmente jerárquicas y estandarizadas de producir
conocimiento. El estudio también identificó potencialidades de la praxis, con énfasis en la
formación de la identidad de los sujetos colectivos, la permanencia de los sujetos colectivos en
el campo, la producción de conocimiento basado en acciones dialógicas y transformadoras,
contribuyendo así al fortalecimiento de la resistencia en los espacios educativos. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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