http://repositorio.unb.br/handle/10482/51144
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PauloDeSaFilho_TESE.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Reconhecimento de saberes e competências e a (re)inserção no mundo do trabalho : o caso dos trabalhadores atendidos pelo SINE da cidade de Goiânia - GO |
Auteur(s): | Sá Filho, Paulo de |
Orientador(es):: | Castioni, Remi |
Assunto:: | Sistema Nacional de Emprego (SINE) Trabalho Competências profissionais Educação de jovens e adultos Educação profissional |
Date de publication: | 10-déc-2024 |
Data de defesa:: | 7-aoû-2024 |
Référence bibliographique: | FILHO, Paulo de Sá. Reconhecimento de saberes e competências e a (re)inserção no mundo do trabalho: o caso dos trabalhadores atendidos pelo SINE da cidade de Goiânia - GO. 2024. 295 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | A (re)inserção das pessoas no Mundo do Trabalho é um desafio global, incluindo o Brasil. Então, a fim de melhorar a eficiência do processo de (re)inserção dos trabalhadores, é necessário considerar os perfis das vagas disponíveis no Mundo do Trabalho, bem como as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) de cada pessoa adquiridas ao longo das suas trajetórias de vida. Diante do exposto, esta pesquisa de doutorado desenvolveu um método de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências prévias - RVCC, alinhadas com o novo formato do Mundo do Trabalho. Método esse que foi aplicado em trabalhadores que frequentavam a agência de emprego do SINE da cidade de Goiânia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental de natureza mista e, em seguida, aplicou-se o método em 219 trabalhadores. Desses, 185 foram aprovados na avaliação e obtiveram o reconhecimento, validação e certificação de suas competências adquiridas ao longo da vida. Os 34 trabalhadores restantes, que não obtiveram o RVCC, foram direcionados a realizarem formações profissionais nas ocupações profissionais que pleiteavam a certificação. O método desenvolvido foi uma possibilidade para a implementação do Reconhecimento de Competências e Certificação de Competências no contexto brasileiro, oportunizando a (re)inserção e progressão no Mundo do Trabalho, e surge como uma proposta de formalização das competências e/ou saberes adquiridos pelos trabalhadores ao longo da vida. Isso porque, apesar de estar previsto há 30 anos na Lei de Diretrizes e Bases - LDB, e ainda em diretrizes do Conselho Nacional de Educação – CNE e de programas públicos, esta possibilidade não está assegurada para milhares de trabalhadores que padecem desse reconhecimento e que frequentam diariamente as várias agências de emprego em busca de uma (re) inserção profissional para prosseguirem nas suas trajetórias. |
Abstract: | The (re)insertion of people into the World of Work is a global challenge, including Brazil. In order to improve the efficiency of the process of (re)insertion of workers, it is necessary to consider the profiles of vacancies available in the World of Work, as well as the competencies (knowledge, skills and attitudes) of each person acquired throughout their life trajectories. In view of the above, this doctoral research developed a method of Recognition, Validation and Certification of Prior Skills - RVCC, aligned with the new format of the World of Work. This method was applied to workers who attended the SINE employment agency in the city of Goiânia. Bibliographical and documentary research of a mixed nature was carried out and then the method was applied to 219 workers. Of these, 185 passed the assessment and obtained recognition, validation and certification of their skills acquired throughout their lives. The remaining 34 workers who did not obtain the RVCC were directed to undertake professional training in the professional occupations that required certification. The method developed was a possibility for the implementation of Skills Recognition and Skills Certification in the Brazilian context, providing opportunities for (re)insertion and progression in the World of Work, and appears as a proposal for formalizing the skills and/or knowledge acquired by workers throughout their lives, since despite being provided for 30 years ago in the Law of Guidelines and Bases - LDB, and provided for in guidelines from the National Education Council - CNE and public programs, this possibility is not assured for thousands of workers who suffer from this recognition and who visit various employment agencies daily in search of professional (re)insertion to continue on their paths. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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