Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Castioni, Remi | pt_BR |
dc.contributor.author | Sá Filho, Paulo de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T16:37:38Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10T16:37:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-07 | - |
dc.identifier.citation | FILHO, Paulo de Sá. Reconhecimento de saberes e competências e a (re)inserção no mundo do trabalho: o caso dos trabalhadores atendidos pelo SINE da cidade de Goiânia - GO. 2024. 295 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51144 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A (re)inserção das pessoas no Mundo do Trabalho é um desafio global, incluindo o Brasil.
Então, a fim de melhorar a eficiência do processo de (re)inserção dos trabalhadores, é
necessário considerar os perfis das vagas disponíveis no Mundo do Trabalho, bem como as
competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) de cada pessoa adquiridas ao longo
das suas trajetórias de vida. Diante do exposto, esta pesquisa de doutorado desenvolveu um
método de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências prévias - RVCC,
alinhadas com o novo formato do Mundo do Trabalho. Método esse que foi aplicado em
trabalhadores que frequentavam a agência de emprego do SINE da cidade de Goiânia. Foi
realizada uma pesquisa bibliográfica e documental de natureza mista e, em seguida,
aplicou-se o método em 219 trabalhadores. Desses, 185 foram aprovados na avaliação e
obtiveram o reconhecimento, validação e certificação de suas competências adquiridas ao
longo da vida. Os 34 trabalhadores restantes, que não obtiveram o RVCC, foram
direcionados a realizarem formações profissionais nas ocupações profissionais que
pleiteavam a certificação. O método desenvolvido foi uma possibilidade para a
implementação do Reconhecimento de Competências e Certificação de Competências no
contexto brasileiro, oportunizando a (re)inserção e progressão no Mundo do Trabalho, e
surge como uma proposta de formalização das competências e/ou saberes adquiridos pelos
trabalhadores ao longo da vida. Isso porque, apesar de estar previsto há 30 anos na Lei de
Diretrizes e Bases - LDB, e ainda em diretrizes do Conselho Nacional de Educação – CNE
e de programas públicos, esta possibilidade não está assegurada para milhares de
trabalhadores que padecem desse reconhecimento e que frequentam diariamente as várias
agências de emprego em busca de uma (re) inserção profissional para prosseguirem nas
suas trajetórias. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Reconhecimento de saberes e competências e a (re)inserção no mundo do trabalho : o caso dos trabalhadores atendidos pelo SINE da cidade de Goiânia - GO | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Nacional de Emprego (SINE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências profissionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The (re)insertion of people into the World of Work is a global challenge, including Brazil. In
order to improve the efficiency of the process of (re)insertion of workers, it is necessary to
consider the profiles of vacancies available in the World of Work, as well as the competencies
(knowledge, skills and attitudes) of each person acquired throughout their life trajectories. In
view of the above, this doctoral research developed a method of Recognition, Validation and
Certification of Prior Skills - RVCC, aligned with the new format of the World of Work. This
method was applied to workers who attended the SINE employment agency in the city of
Goiânia. Bibliographical and documentary research of a mixed nature was carried out and then
the method was applied to 219 workers. Of these, 185 passed the assessment and obtained
recognition, validation and certification of their skills acquired throughout their lives. The
remaining 34 workers who did not obtain the RVCC were directed to undertake professional
training in the professional occupations that required certification. The method developed was
a possibility for the implementation of Skills Recognition and Skills Certification in the
Brazilian context, providing opportunities for (re)insertion and progression in the World of
Work, and appears as a proposal for formalizing the skills and/or knowledge acquired by
workers throughout their lives, since despite being provided for 30 years ago in the Law of
Guidelines and Bases - LDB, and provided for in guidelines from the National Education
Council - CNE and public programs, this possibility is not assured for thousands of workers
who suffer from this recognition and who visit various employment agencies daily in search of
professional (re)insertion to continue on their paths. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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