http://repositorio.unb.br/handle/10482/51103
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Título : | Produções de sentidos na formação inicial de professoras e professores de Ciências e Biologia : por uma abordagem discursiva para investigar uma disciplina sobre gênero, sexualidade e educação |
Autor : | Marques, Pedro Henrique de Souza |
Orientador(es):: | Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves |
Coorientador(es):: | Santos, André Vitor Fernandes dos |
Assunto:: | Professores - formação Processos formativos Práticas pedagógicas Análise do discurso |
Fecha de publicación : | 5-dic-2024 |
Data de defesa:: | 30-abr-2024 |
Citación : | MARQUES, Pedro Henrique de Souza. Produções de sentidos na formação inicial de professoras e professores de Ciências e Biologia: por uma abordagem discursiva para investigar uma disciplina sobre gênero, sexualidade e educação. 2024. 215 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | A pesquisa focalizou a análise dos sentidos produzidos na formação inicial de professoras e professores de Ciências e Biologia, especificamente a partir da disciplina Reflexões sobre gênero e sexualidade no Ensino de Ciências e Biologia (RGeSex), ofertada na Universidade de Brasília (UnB). Orientado por uma perspectiva que compreende gênero e sexualidade a partir de suas inscrições históricas e culturais, as quais práticas discursivas e não-discursivas as produzem e são produzidas, me propus a olhar para a formação de professores como uma dessas instituições regulatórias, produtora de sentidos e parte da complexa rede de relações de poder que compõem o complexo dispositivo da sexualidade. Para tal, me orientei a partir de uma abordagem discursiva, no diálogo com Michel Foucault e alguns de seus interlocutores, para suscitar debates capazes de gerar estranhamentos em lógica deterministas e efeitos de verdade que costumam sustentar os sistemas de pensamento dos processos pedagógicos de Ciências e Biologia. Através da análise de um vasto conjunto de fontes, incluindo transcrições de aulas, entrevistas com participantes e suas produções textuais, pude identificar e compreender, a partir das regularidades discursivas e das condições de possibilidades que permitiram a emergência e dispersão dos enunciados, os sentidos produzidos na disciplina. Nesse contexto, dar visibilidade aos enunciados se mostrou crucial para uma análise crítica dos discursos relacionados ao gênero, à sexualidade e à própria formação docente. Para além, alinhado com as perspectivas teórico-metodológicas que me nortearam, analisei como esses acontecimentos discursivos podem se traduzir em potencialidades pedagógicas, almejando a produção de outros modos de pensar, em diferentes dispositivos pedagógicos e processos formativos. Identificou-se enunciados múltiplos, alguns de dor, medo e expectativas em relação às temáticas de gênero, sexualidade e educação. Outros de acolhimento, cuidado e amorosidade na formação. Evidenciou-se o potencial pedagógico das interações com colegas professoras como potentes estratégias formativas docentes. Nesse sentido, os enunciados singulares e raros que emergiram neste contexto enriqueceram perspectivas e multiplicaram os novos modos de pensar, permitindo acesso à ordem do discurso. |
Abstract: | The research focused on the analysis of the meanings produced in the initial training of teachers in Sciences and Biology, specifically from the discipline Reflections on gender and sexuality in Science and Biology Teaching (RGeSex), offered at the University of Brasília (UnB). Guided by a perspective that understands gender and sexuality from their historical and cultural inscriptions, which discursive and nondiscursive practices produce and are produced by, I aimed to look at teacher training as one of these regulatory institutions, meaning-producing, and part of the complex network of power relations that compose the complex apparatus of sexuality. To do so, I relied on a discursive approach, in dialogue with Michel Foucault and some of his interlocutors, to provoke debates capable of generating estrangement from deterministic logics and truth effects that often support the thought systems of pedagogical processes in Sciences and Biology. Through the analysis of a vast array of sources, including class transcriptions, interviews with participants, and their textual productions, I was able to identify and comprehend, based on discursive regularities and conditions of possibilities that allowed for the emergence and dispersal of statements, the meanings produced in the discipline. In this context, giving visibility to statements proved crucial for a critical analysis of discourses related to gender, sexuality, and teacher training itself. Furthermore, aligned with the theoreticalmethodological perspectives that guided me, I analyzed how these discursive events can translate into pedagogical potentialities, aiming at the production of other ways of thinking, in different pedagogical devices and formative processes. Multiple statements were identified, some of pain, fear, and expectations regarding gender, sexuality, and education themes. Others of welcoming, care, and love in training. The pedagogical potential of interactions with fellow teachers emerged as powerful teacher training strategies. In this sense, the unique and rare statements that emerged in this context enriched perspectives and multiplied new ways of thinking, allowing access to the order of discourse. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Faculdade UnB Planaltina (FUP) Instituto de Física (IF) Instituto de Química (IQ) Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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