Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Pedro Henrique de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T21:06:40Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T21:06:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-30 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Pedro Henrique de Souza. Produções de sentidos na formação inicial de professoras e professores de Ciências e Biologia: por uma abordagem discursiva para investigar uma disciplina sobre gênero, sexualidade e educação. 2024. 215 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51103 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa focalizou a análise dos sentidos produzidos na formação inicial de
professoras e professores de Ciências e Biologia, especificamente a partir da
disciplina Reflexões sobre gênero e sexualidade no Ensino de Ciências e Biologia
(RGeSex), ofertada na Universidade de Brasília (UnB). Orientado por uma perspectiva
que compreende gênero e sexualidade a partir de suas inscrições históricas e
culturais, as quais práticas discursivas e não-discursivas as produzem e são
produzidas, me propus a olhar para a formação de professores como uma dessas
instituições regulatórias, produtora de sentidos e parte da complexa rede de relações
de poder que compõem o complexo dispositivo da sexualidade. Para tal, me orientei
a partir de uma abordagem discursiva, no diálogo com Michel Foucault e alguns de
seus interlocutores, para suscitar debates capazes de gerar estranhamentos em
lógica deterministas e efeitos de verdade que costumam sustentar os sistemas de
pensamento dos processos pedagógicos de Ciências e Biologia. Através da análise
de um vasto conjunto de fontes, incluindo transcrições de aulas, entrevistas com
participantes e suas produções textuais, pude identificar e compreender, a partir das
regularidades discursivas e das condições de possibilidades que permitiram a
emergência e dispersão dos enunciados, os sentidos produzidos na disciplina. Nesse
contexto, dar visibilidade aos enunciados se mostrou crucial para uma análise crítica
dos discursos relacionados ao gênero, à sexualidade e à própria formação docente.
Para além, alinhado com as perspectivas teórico-metodológicas que me nortearam,
analisei como esses acontecimentos discursivos podem se traduzir em
potencialidades pedagógicas, almejando a produção de outros modos de pensar, em
diferentes dispositivos pedagógicos e processos formativos. Identificou-se enunciados
múltiplos, alguns de dor, medo e expectativas em relação às temáticas de gênero,
sexualidade e educação. Outros de acolhimento, cuidado e amorosidade na formação.
Evidenciou-se o potencial pedagógico das interações com colegas professoras como
potentes estratégias formativas docentes. Nesse sentido, os enunciados singulares e
raros que emergiram neste contexto enriqueceram perspectivas e multiplicaram os
novos modos de pensar, permitindo acesso à ordem do discurso. | pt_BR |
dc.language.iso | Portugûes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Produções de sentidos na formação inicial de professoras e professores de Ciências e Biologia : por uma abordagem discursiva para investigar uma disciplina sobre gênero, sexualidade e educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processos formativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do discurso | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Santos, André Vitor Fernandes dos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research focused on the analysis of the meanings produced in the initial training
of teachers in Sciences and Biology, specifically from the discipline Reflections on
gender and sexuality in Science and Biology Teaching (RGeSex), offered at the
University of Brasília (UnB). Guided by a perspective that understands gender and
sexuality from their historical and cultural inscriptions, which discursive and nondiscursive practices produce and are produced by, I aimed to look at teacher training
as one of these regulatory institutions, meaning-producing, and part of the complex
network of power relations that compose the complex apparatus of sexuality. To do so,
I relied on a discursive approach, in dialogue with Michel Foucault and some of his
interlocutors, to provoke debates capable of generating estrangement from
deterministic logics and truth effects that often support the thought systems of
pedagogical processes in Sciences and Biology. Through the analysis of a vast array
of sources, including class transcriptions, interviews with participants, and their textual
productions, I was able to identify and comprehend, based on discursive regularities
and conditions of possibilities that allowed for the emergence and dispersal of
statements, the meanings produced in the discipline. In this context, giving visibility to
statements proved crucial for a critical analysis of discourses related to gender,
sexuality, and teacher training itself. Furthermore, aligned with the theoreticalmethodological perspectives that guided me, I analyzed how these discursive events
can translate into pedagogical potentialities, aiming at the production of other ways of
thinking, in different pedagogical devices and formative processes. Multiple statements
were identified, some of pain, fear, and expectations regarding gender, sexuality, and
education themes. Others of welcoming, care, and love in training. The pedagogical
potential of interactions with fellow teachers emerged as powerful teacher training
strategies. In this sense, the unique and rare statements that emerged in this context
enriched perspectives and multiplied new ways of thinking, allowing access to the
order of discourse. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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