http://repositorio.unb.br/handle/10482/51099
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MairaClasenMassarani_DISSERT.pdf | 15,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A concepção da investigação científica em políticas curriculares : entre regulações e sistemas de raciocínio |
Autor(es): | Massarani, Maíra Clasen |
Orientador(es): | Santos, Andre Vitor Fernandes dos |
Assunto: | Novo Ensino Médio Currículo educacional Investigação científica |
Data de publicação: | 5-Dez-2024 |
Data de defesa: | 28-Mar-2024 |
Referência: | MASSARANI, Maíra Clasen. A concepção da Investigação Científica em políticas curriculares: entre regulações e sistemas de raciocínio. 2024. 293 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O Novo Ensino Médio, desenvolvido a partir da Lei nº 13.415 de 2017, é composto, além dos componentes curriculares da Formação Geral Básica, por uma porção curricular flexível denominada Itinerários Formativos, cujas unidades curriculares devem se desenvolver em torno de pelo menos um entre quatro eixos estruturantes possíveis: ‘Investigação Científica’, ‘Processos Criativos’, ‘Mediação e Intervenção Sociocultural’ e ‘Empreendedorismo’. Sendo a ‘investigação científica’ um enunciado historicamente caro ao ensino de ciências, o objetivo deste trabalho é analisar as condições de emergência desse enunciado dentre as políticas curriculares, com a sua consequente fixação como um dos eixos estruturantes responsáveis por embasar unidades curriculares referentes a todas as áreas do conhecimento. Como suporte para tal estudo, apresento um panorama histórico referente à investigação científica ao longo da trajetória do ensino de ciências no Brasil e um levantamento bibliográfico concernente ao tema com o propósito de visibilizar diferentes sentidos já incorporados a esse enunciado nos campos discursivos educacional e epistêmico, e os processos envolvidos na produção de um sistema de raciocínio que regula a elaboração das políticas curriculares, aceitando e legitimando determinados enunciados. Baseandome em uma análise enunciativa inspirada em estudos foucaultianos busco evidenciar como a ‘investigação científica’ adquire hoje uma abordagem tipicamente escolar no campo discursivo do ensino de ciências, com os significados que a constituem em muito se aproximando da ‘alfabetização científica’ e do ‘ensino de ciências por investigação’. Em diálogo com o ciclo contínuo de produção de políticas, privilegio a análise da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio, documentos normativos que regem a estruturação curricular, com a intenção de compreender como eles vêm acionando esse enunciado, encontrando sentidos próximos àqueles praticados pelo meio acadêmico. Por fim, fundamentada na teoria da atuação, elaborada por Stephen Ball e colaboradores, examino os catálogos das unidades curriculares dos itinerários formativos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal buscando compreender como o eixo estruturante da investigação científica vem sendo interpretado e traduzido nas suas ementas. Percebo que, apesar de notoriamente caro aos professores da área de Ciências Naturais, o termo ‘investigação científica’ carrega uma multiplicidade de sentidos, sendo muitas vezes utilizado em discordância com o que vimos entendendo e denominando como ‘investigação científica escolar’. Destaco, assim, a necessidade de uma maior sistematização de informações e subsídios metodológicos por parte das políticas curriculares acerca do desenvolvimento dessa abordagem. |
Abstract: | The New High School, developed from Law no. 13,415 of 2017, is composed, in addition to the curricular components of Basic General Education, of a flexible curricular portion called Formative Itinerary, whose curricular units must develop around at least one of four possible structuring axes: ‘Scientific Inquiry’, ‘Creative Processes’, ‘Mediation and Sociocultural Intervention’, and ‘Entrepreneurship’. Since ‘scientific inquiry’ is a historically significant statement in science education, the aim of this work is to analyze the conditions of emergence of this statement among curriculum policies, with its consequent establishment as one of the structuring axes responsible for supporting curricular units related to all areas of knowledge. As support for this study, I present a historical overview of scientific inquiry throughout the trajectory of science education in Brazil and a bibliographic survey concerning the theme with the purpose of making visible different meanings already incorporated into this statement in educational and epistemic discursive fields, and the processes involved in the production of a system of reason that regulates the elaboration of curriculum policies, accepting and legitimizing certain statements. Based on an enunciative analysis inspired by Foucauldian studies, I aim to highlight how ‘scientific inquiry’ acquires currently a typically school-based approach in the discursive field of science education, with the meanings that constitute it closely resembling ‘scientific literacy’ and ‘inquirybased science education’. In dialogue with the policy cycle approach, I prioritize the analysis of the Base Nacional Comum Curricular and the Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio, normative documents that govern curriculum structuring, with the intention of understanding how they have been activating this statement, finding meanings close to those practiced in the academic field. Finally, grounded in the theory of enactment, elaborated by Stephen Ball and collaborators, I examine the catalogs of curricular units of the formative itinerary of the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal seeking to understand how the structuring axis of scientific inquiry is being interpreted and translated in their syllabi. I realize that, although notably significant to teachers in the Natural Sciences field, the term ‘scientific inquiry’ carries a multiplicity of meanings, often used in disagreement with what we have been understanding as ‘school inquiry-based science’. Thus, I highlight the need for greater systematization of information and methodological subsidies by curriculum policies regarding the development of this approach. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Faculdade UnB Planaltina (FUP) Instituto de Física (IF) Instituto de Química (IQ) Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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