Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Andre Vitor Fernandes dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Massarani, Maíra Clasen | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T21:06:35Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T21:06:35Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-28 | - |
dc.identifier.citation | MASSARANI, Maíra Clasen. A concepção da Investigação Científica em políticas curriculares: entre regulações e sistemas de raciocínio. 2024. 293 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51099 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Novo Ensino Médio, desenvolvido a partir da Lei nº 13.415 de 2017, é composto,
além dos componentes curriculares da Formação Geral Básica, por uma porção
curricular flexível denominada Itinerários Formativos, cujas unidades curriculares
devem se desenvolver em torno de pelo menos um entre quatro eixos estruturantes
possíveis: ‘Investigação Científica’, ‘Processos Criativos’, ‘Mediação e Intervenção
Sociocultural’ e ‘Empreendedorismo’. Sendo a ‘investigação científica’ um enunciado
historicamente caro ao ensino de ciências, o objetivo deste trabalho é analisar as
condições de emergência desse enunciado dentre as políticas curriculares, com a sua
consequente fixação como um dos eixos estruturantes responsáveis por embasar
unidades curriculares referentes a todas as áreas do conhecimento. Como suporte
para tal estudo, apresento um panorama histórico referente à investigação científica
ao longo da trajetória do ensino de ciências no Brasil e um levantamento bibliográfico
concernente ao tema com o propósito de visibilizar diferentes sentidos já incorporados
a esse enunciado nos campos discursivos educacional e epistêmico, e os processos
envolvidos na produção de um sistema de raciocínio que regula a elaboração das
políticas curriculares, aceitando e legitimando determinados enunciados. Baseandome em uma análise enunciativa inspirada em estudos foucaultianos busco evidenciar
como a ‘investigação científica’ adquire hoje uma abordagem tipicamente escolar no
campo discursivo do ensino de ciências, com os significados que a constituem em
muito se aproximando da ‘alfabetização científica’ e do ‘ensino de ciências por
investigação’. Em diálogo com o ciclo contínuo de produção de políticas, privilegio a
análise da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo em Movimento do Novo
Ensino Médio, documentos normativos que regem a estruturação curricular, com a
intenção de compreender como eles vêm acionando esse enunciado, encontrando
sentidos próximos àqueles praticados pelo meio acadêmico. Por fim, fundamentada
na teoria da atuação, elaborada por Stephen Ball e colaboradores, examino os
catálogos das unidades curriculares dos itinerários formativos da Secretaria de Estado
de Educação do Distrito Federal buscando compreender como o eixo estruturante da
investigação científica vem sendo interpretado e traduzido nas suas ementas. Percebo
que, apesar de notoriamente caro aos professores da área de Ciências Naturais, o
termo ‘investigação científica’ carrega uma multiplicidade de sentidos, sendo muitas
vezes utilizado em discordância com o que vimos entendendo e denominando como
‘investigação científica escolar’. Destaco, assim, a necessidade de uma maior
sistematização de informações e subsídios metodológicos por parte das políticas
curriculares acerca do desenvolvimento dessa abordagem. | pt_BR |
dc.language.iso | Portugûes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A concepção da investigação científica em políticas curriculares : entre regulações e sistemas de raciocínio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Investigação científica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The New High School, developed from Law no. 13,415 of 2017, is composed, in
addition to the curricular components of Basic General Education, of a flexible
curricular portion called Formative Itinerary, whose curricular units must develop
around at least one of four possible structuring axes: ‘Scientific Inquiry’, ‘Creative
Processes’, ‘Mediation and Sociocultural Intervention’, and ‘Entrepreneurship’. Since
‘scientific inquiry’ is a historically significant statement in science education, the aim of
this work is to analyze the conditions of emergence of this statement among curriculum
policies, with its consequent establishment as one of the structuring axes responsible
for supporting curricular units related to all areas of knowledge. As support for this
study, I present a historical overview of scientific inquiry throughout the trajectory of
science education in Brazil and a bibliographic survey concerning the theme with the
purpose of making visible different meanings already incorporated into this statement
in educational and epistemic discursive fields, and the processes involved in the
production of a system of reason that regulates the elaboration of curriculum policies,
accepting and legitimizing certain statements. Based on an enunciative analysis
inspired by Foucauldian studies, I aim to highlight how ‘scientific inquiry’ acquires
currently a typically school-based approach in the discursive field of science education,
with the meanings that constitute it closely resembling ‘scientific literacy’ and ‘inquirybased science education’. In dialogue with the policy cycle approach, I prioritize the
analysis of the Base Nacional Comum Curricular and the Currículo em Movimento do
Novo Ensino Médio, normative documents that govern curriculum structuring, with the
intention of understanding how they have been activating this statement, finding
meanings close to those practiced in the academic field. Finally, grounded in the theory
of enactment, elaborated by Stephen Ball and collaborators, I examine the catalogs of
curricular units of the formative itinerary of the Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal seeking to understand how the structuring axis of scientific inquiry is
being interpreted and translated in their syllabi. I realize that, although notably
significant to teachers in the Natural Sciences field, the term ‘scientific inquiry’ carries
a multiplicity of meanings, often used in disagreement with what we have been
understanding as ‘school inquiry-based science’. Thus, I highlight the need for greater
systematization of information and methodological subsidies by curriculum policies
regarding the development of this approach. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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