Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Russo, Cristiane Rodrigues Menezes | - |
dc.contributor.author | Cajé, Érika Cristina de Jesus Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-29T21:55:14Z | - |
dc.date.available | 2024-11-29T21:55:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51032 | - |
dc.description.abstract | A Botânica é a ciência que estuda as plantas. No entanto, apesar da importância desses seres
fotossintetizantes para a vida na Terra, é considerada uma área monótona da Biologia, abordada
com excesso de nomenclatura e memorização, bem como o uso de imagens não relacionadas ao
cotidiano dos estudantes e, por isso, não desperta o devido interesse na maioria dos discentes da
Educação Básica. Com o objetivo de tornar o ensino das plantas mais atrativo, investigativo e
melhor contextualizado para os alunos do Ensino Médio, foi elaborado um roteiro de
implementação de uma Horta Agroflorestal fundamentada nos princípios da Agricultura
Sintrópica para o aprendizado de Botânica. Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são formas de
cultivo que buscam reproduzir os ecossistemas naturais por meio do plantio de espécies
variadas, imitar os processos naturais de sucessão e estratificação ecológica, além de ter a
preocupação de manter o solo coberto com matéria orgânica. Nesse sistema, criou-se uma horta
na qual foram cultivados três canteiros, realizando um consórcio de hortaliças, frutíferas e
plantas ornamentais escolhidas pelos estudantes. Essa iniciativa foi utilizada para restaurar um
espaço improdutivo e sem destinação, transformando-o numa relevante ferramenta pedagógica
capaz de enriquecer as aulas de Botânica. Nesse ambiente, foram desenvolvidas atividades
investigativas para ensinar características evolutivas, morfologia e fisiologia das plantas,
utilizando exemplos vivos e inseridos no seu ecossistema. O projeto transcorreu no Centro de
Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) em Taguatinga-DF para alunos do 1º e 2º ano do Novo
Ensino Médio no primeiro semestre de 2023. A metodologia foi dividida nas seguintes etapas: o
planejamento, a partir da análise da área e do levantamento das necessidades para
implementação do sistema; a montagem, abrangendo a preparação do solo, a escolha e o plantio
das espécies selecionadas; a manutenção com o acompanhamento do crescimento das plantas e
a solução de problemas que surgiram ao longo do período de observação; e a coleta e a
sistematização do conhecimento com aplicação de atividades desenvolvidas após a construção
da Horta escolar. Essa é uma pesquisa qualitativa em educação e a análise de conteúdo foi
fundamentada na Minayo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, apesar das limitações
de implementação da horta, os estudantes se mostraram motivados em todas as etapas do
projeto. Foram desenvolvidas várias habilidades, como a capacidade de observação, de resolver
problemas e de tomar decisões. A possibilidade de trabalhar com as estruturas vegetais vivas de
forma contextualizada propicia tornar esse conteúdo mais atrativo, passando a fazer mais
sentido para os estudantes, porque permite a observação dos processos fisiológicos,
morfológicos e ecológicos em ação. Prova disso foi o resultado da aplicação de um questionário
avaliativo contendo perguntas objetivas e subjetivas no qual os estudantes demonstraram que,
efetivamente, aprenderam os conteúdos formais de Botânica em relação ao Ensino Médio.
Concluiu-se que a horta é uma ferramenta pedagógica fundamental para trabalhar os conteúdos
de Botânica de maneira contextualizada, multidisciplinar, atrativa e dinâmica, pois contém uma
variedade de plantas, permitindo explorar sua diversidade morfológica e fisiológica de forma
prática, oferecendo um aprendizado mais envolvente e significativo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Roteiro de implementação de uma horta sintrópica para o ensino de botânica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Botânica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agricultura Sintrópica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impercepção Botânica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Horta Escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | A Botânica é a ciência que estuda as plantas. No entanto, apesar da importância desses seres
fotossintetizantes para a vida na Terra, é considerada uma área monótona da Biologia, abordada
com excesso de nomenclatura e memorização, bem como o uso de imagens não relacionadas ao
cotidiano dos estudantes e, por isso, não desperta o devido interesse na maioria dos discentes da
Educação Básica. Com o objetivo de tornar o ensino das plantas mais atrativo, investigativo e
melhor contextualizado para os alunos do Ensino Médio, foi elaborado um roteiro de
implementação de uma Horta Agroflorestal fundamentada nos princípios da Agricultura
Sintrópica para o aprendizado de Botânica. Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são formas de
cultivo que buscam reproduzir os ecossistemas naturais por meio do plantio de espécies
variadas, imitar os processos naturais de sucessão e estratificação ecológica, além de ter a
preocupação de manter o solo coberto com matéria orgânica. Nesse sistema, criou-se uma horta
na qual foram cultivados três canteiros, realizando um consórcio de hortaliças, frutíferas e
plantas ornamentais escolhidas pelos estudantes. Essa iniciativa foi utilizada para restaurar um
espaço improdutivo e sem destinação, transformando-o numa relevante ferramenta pedagógica
capaz de enriquecer as aulas de Botânica. Nesse ambiente, foram desenvolvidas atividades
investigativas para ensinar características evolutivas, morfologia e fisiologia das plantas,
utilizando exemplos vivos e inseridos no seu ecossistema. O projeto transcorreu no Centro de
Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) em Taguatinga-DF para alunos do 1º e 2º ano do Novo
Ensino Médio no primeiro semestre de 2023. A metodologia foi dividida nas seguintes etapas: o
planejamento, a partir da análise da área e do levantamento das necessidades para
implementação do sistema; a montagem, abrangendo a preparação do solo, a escolha e o plantio
das espécies selecionadas; a manutenção com o acompanhamento do crescimento das plantas e
a solução de problemas que surgiram ao longo do período de observação; e a coleta e a
sistematização do conhecimento com aplicação de atividades desenvolvidas após a construção
da Horta escolar. Essa é uma pesquisa qualitativa em educação e a análise de conteúdo foi
fundamentada na Minayo. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, apesar das limitações
de implementação da horta, os estudantes se mostraram motivados em todas as etapas do
projeto. Foram desenvolvidas várias habilidades, como a capacidade de observação, de resolver
problemas e de tomar decisões. A possibilidade de trabalhar com as estruturas vegetais vivas de
forma contextualizada propicia tornar esse conteúdo mais atrativo, passando a fazer mais
sentido para os estudantes, porque permite a observação dos processos fisiológicos,
morfológicos e ecológicos em ação. Prova disso foi o resultado da aplicação de um questionário
avaliativo contendo perguntas objetivas e subjetivas no qual os estudantes demonstraram que,
efetivamente, aprenderam os conteúdos formais de Botânica em relação ao Ensino Médio.
Concluiu-se que a horta é uma ferramenta pedagógica fundamental para trabalhar os conteúdos
de Botânica de maneira contextualizada, multidisciplinar, atrativa e dinâmica, pois contém uma
variedade de plantas, permitindo explorar sua diversidade morfológica e fisiológica de forma
prática, oferecendo um aprendizado mais envolvente e significativo. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.unidade | Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|