Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/50794
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
LIVRO_LicenciaturasUniversidadeBrasilia.pdf2,52 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: As licenciaturas na Universidade de Brasília : avanços, desafios e perspectivas
Auteur(s): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Cigales, Marcelo Pinheiro
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0003-2895-5557
https://orcid.org/0000-0002-4320-5941
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Universidade de Brasília
Professores - formação
Date de publication: nov-2024
Editeur: Editora Universidade de Brasília
Référence bibliographique: PILATI, Eloísa; CIGALES, Marcelo. As licenciaturas na Universidade de Brasília: avanços, desafios e perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. E-book (173 p.). (Série Ensino de Graduação). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/597. Acesso em: 7 nov. 2024.
Résumé: O livro reúne um conjunto de textos que evidenciam aspectos políticos, acadêmicos, científicos e educacionais sobre a formação de professores (as) na Universidade de Brasília (UnB). Historicamente as licenciaturas se constituíram como um espaço de menor prestígio no campo acadêmico brasileiro, mas nas últimas décadas, a institucionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação de Professores, a regulamentação dos estágios obrigatórios supervisionados e o investimento das políticas educacionais voltadas a formação inicial de professores acarretaram mudanças significativas na forma de conceber esses cursos no país. Como instituição pioneira, a UnB vem se redesenhando institucionalmente para valorizar e dar visibilidade aos cursos de formação docente, tendo criado em 2021 uma Diretoria de Planejamento e Acompanhamento das Licenciaturas, vinculada ao Decanato de Ensino de Graduação. Além de abordar os aspectos históricos da gestão educacional, responsável por integrar os 24 cursos de licenciatura e suas 41 habilitações, a obra destaca alguns projetos desenvolvidos junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), assim como da trajetória das licenciaturas de Ciências Naturais, Letras/Japonês e Educação do Campo. A obra é um convite para refletirmos sobre diferentes ângulos, os avanços, os desafios e as perspectivas dos cursos de formação de professores na UnB.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Editora Universidade de Brasília (EDU)
Licença:: (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/597. Acesso em: 7 nov. 2024.
Collection(s) :Livros e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50794/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.