http://repositorio.unb.br/handle/10482/50794
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
LIVRO_LicenciaturasUniversidadeBrasilia.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | As licenciaturas na Universidade de Brasília : avanços, desafios e perspectivas |
Auteur(s): | Pilati, Eloisa Nascimento Silva Cigales, Marcelo Pinheiro |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0003-2895-5557 https://orcid.org/0000-0002-4320-5941 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto:: | Universidade de Brasília Professores - formação |
Date de publication: | nov-2024 |
Editeur: | Editora Universidade de Brasília |
Référence bibliographique: | PILATI, Eloísa; CIGALES, Marcelo. As licenciaturas na Universidade de Brasília: avanços, desafios e perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. E-book (173 p.). (Série Ensino de Graduação). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/597. Acesso em: 7 nov. 2024. |
Résumé: | O livro reúne um conjunto de textos que evidenciam aspectos políticos, acadêmicos, científicos e educacionais sobre a formação de professores (as) na Universidade de Brasília (UnB). Historicamente as licenciaturas se constituíram como um espaço de menor prestígio no campo acadêmico brasileiro, mas nas últimas décadas, a institucionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação de Professores, a regulamentação dos estágios obrigatórios supervisionados e o investimento das políticas educacionais voltadas a formação inicial de professores acarretaram mudanças significativas na forma de conceber esses cursos no país. Como instituição pioneira, a UnB vem se redesenhando institucionalmente para valorizar e dar visibilidade aos cursos de formação docente, tendo criado em 2021 uma Diretoria de Planejamento e Acompanhamento das Licenciaturas, vinculada ao Decanato de Ensino de Graduação. Além de abordar os aspectos históricos da gestão educacional, responsável por integrar os 24 cursos de licenciatura e suas 41 habilitações, a obra destaca alguns projetos desenvolvidos junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), assim como da trajetória das licenciaturas de Ciências Naturais, Letras/Japonês e Educação do Campo. A obra é um convite para refletirmos sobre diferentes ângulos, os avanços, os desafios e as perspectivas dos cursos de formação de professores na UnB. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Sociologia (ICS SOL) Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) Editora Universidade de Brasília (EDU) |
Licença:: | (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/597. Acesso em: 7 nov. 2024. |
Collection(s) : | Livros e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.