Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50794
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_LicenciaturasUniversidadeBrasilia.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPilati, Eloisa Nascimento Silva-
dc.contributor.authorCigales, Marcelo Pinheiro-
dc.date.accessioned2024-11-07T13:56:48Z-
dc.date.available2024-11-07T13:56:48Z-
dc.date.issued2024-11-
dc.identifier.citationPILATI, Eloísa; CIGALES, Marcelo. As licenciaturas na Universidade de Brasília: avanços, desafios e perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. E-book (173 p.). (Série Ensino de Graduação). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/597. Acesso em: 7 nov. 2024.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5846-264-4-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50794-
dc.description.abstractO livro reúne um conjunto de textos que evidenciam aspectos políticos, acadêmicos, científicos e educacionais sobre a formação de professores (as) na Universidade de Brasília (UnB). Historicamente as licenciaturas se constituíram como um espaço de menor prestígio no campo acadêmico brasileiro, mas nas últimas décadas, a institucionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação de Professores, a regulamentação dos estágios obrigatórios supervisionados e o investimento das políticas educacionais voltadas a formação inicial de professores acarretaram mudanças significativas na forma de conceber esses cursos no país. Como instituição pioneira, a UnB vem se redesenhando institucionalmente para valorizar e dar visibilidade aos cursos de formação docente, tendo criado em 2021 uma Diretoria de Planejamento e Acompanhamento das Licenciaturas, vinculada ao Decanato de Ensino de Graduação. Além de abordar os aspectos históricos da gestão educacional, responsável por integrar os 24 cursos de licenciatura e suas 41 habilitações, a obra destaca alguns projetos desenvolvidos junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), assim como da trajetória das licenciaturas de Ciências Naturais, Letras/Japonês e Educação do Campo. A obra é um convite para refletirmos sobre diferentes ângulos, os avanços, os desafios e as perspectivas dos cursos de formação de professores na UnB.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs licenciaturas na Universidade de Brasília : avanços, desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.rights.license(CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/597. Acesso em: 7 nov. 2024.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2895-5557pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4320-5941pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.unidadeEditora Universidade de Brasília (EDU)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.