Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pilati, Eloisa Nascimento Silva | - |
dc.contributor.author | Cigales, Marcelo Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T13:56:48Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T13:56:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-11 | - |
dc.identifier.citation | PILATI, Eloísa; CIGALES, Marcelo. As licenciaturas na Universidade de Brasília: avanços, desafios e perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. E-book (173 p.). (Série Ensino de Graduação). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/597. Acesso em: 7 nov. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-5846-264-4 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50794 | - |
dc.description.abstract | O livro reúne um conjunto de textos que evidenciam aspectos políticos, acadêmicos, científicos e educacionais sobre a formação de professores (as) na Universidade de Brasília (UnB). Historicamente as licenciaturas se constituíram como um espaço de menor prestígio no campo acadêmico brasileiro, mas nas últimas décadas, a institucionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação de Professores, a regulamentação dos estágios obrigatórios supervisionados e o investimento das políticas educacionais voltadas a formação inicial de professores acarretaram mudanças significativas na forma de conceber esses cursos no país. Como instituição pioneira, a UnB vem se redesenhando institucionalmente para valorizar e dar visibilidade aos cursos de formação docente, tendo criado em 2021 uma Diretoria de Planejamento e Acompanhamento das Licenciaturas, vinculada ao Decanato de Ensino de Graduação. Além de abordar os aspectos históricos da gestão educacional, responsável por integrar os 24 cursos de licenciatura e suas 41 habilitações, a obra destaca alguns projetos desenvolvidos junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), assim como da trajetória das licenciaturas de Ciências Naturais, Letras/Japonês e Educação do Campo. A obra é um convite para refletirmos sobre diferentes ângulos, os avanços, os desafios e as perspectivas dos cursos de formação de professores na UnB. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As licenciaturas na Universidade de Brasília : avanços, desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/597. Acesso em: 7 nov. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2895-5557 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4320-5941 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Editora Universidade de Brasília (EDU) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|