Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50790
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_PesquisaIntervencaoExtensao.pdf24,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Pesquisa-intervenção e extensão universitária : mútua construção
Autor(es): Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Branco, Angela Uchoa
Novaes, Rafaella Eloy de
Paula, Luciana Dantas de
Cunha, Gleicimar Gonçalves
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6089-3379
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Extensão universitária
Comunidade e universidade
Pesquisa
Ensino - metodologia
Data de publicação: 5-Nov-2024
Editora: Editora Universidade de Brasília
Referência: OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de et al. Pesquisa-intervenção e extensão universitária: mútua construção. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. E-book (63 p.). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/602. Acesso em: 7 nov. 2024.
Resumo: A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, anunciada na Constituição Federal de 1988, constitui um avanço no que se refere às práticas de produção social do conhecimento, em especial nas áreas de saúde e educação. No entanto, a efetiva integração entre pesquisa e extensão, no Brasil, esbarra em desafios significativos, como o pouco envolvimento da pós-graduação com atividades extensionistas e a carência de modelos metodológicos capazes de orientar a elaboração de desenhos de pesquisa que fomentem a íntima interdependência entre o trabalho extensionista e a produção de resultados de pesquisa em Psicologia e áreas afins. Nesta obra, parte-se de considerações sobre a função social da Extensão Universitária para apresentar e discutir três projetos de doutorados nos quais a conexão entre pesquisa e extensão foi estabelecida e mantida das primeiras etapas à conclusão dos estudos. Trata-se de pesquisas-intervenções que refletem objetos, contextos empíricos e objetivos diferentes, tendo em comum a convergência com a pesquisa-intervenção e com o ciclo metodológico da pesquisa que, ao valorizar formas de produção de conhecimento que têm a realidade social como ponto de partida e chegada, elucida sobre a potencialidade da interdependência pesquisa-extensão.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Editora Universidade de Brasília (EDU)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença: (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/602. Acesso em: 7 nov. 2024.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.