Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50790
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIVRO_PesquisaIntervencaoExtensao.pdf24,06 MBAdobe PDFView/Open
Title: Pesquisa-intervenção e extensão universitária : mútua construção
Authors: Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
Branco, Angela Uchoa
Novaes, Rafaella Eloy de
Paula, Luciana Dantas de
Cunha, Gleicimar Gonçalves
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-6089-3379
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Extensão universitária
Comunidade e universidade
Pesquisa
Ensino - metodologia
Issue Date: 5-Nov-2024
Publisher: Editora Universidade de Brasília
Citation: OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de et al. Pesquisa-intervenção e extensão universitária: mútua construção. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. E-book (63 p.). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/602. Acesso em: 7 nov. 2024.
Abstract: A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, anunciada na Constituição Federal de 1988, constitui um avanço no que se refere às práticas de produção social do conhecimento, em especial nas áreas de saúde e educação. No entanto, a efetiva integração entre pesquisa e extensão, no Brasil, esbarra em desafios significativos, como o pouco envolvimento da pós-graduação com atividades extensionistas e a carência de modelos metodológicos capazes de orientar a elaboração de desenhos de pesquisa que fomentem a íntima interdependência entre o trabalho extensionista e a produção de resultados de pesquisa em Psicologia e áreas afins. Nesta obra, parte-se de considerações sobre a função social da Extensão Universitária para apresentar e discutir três projetos de doutorados nos quais a conexão entre pesquisa e extensão foi estabelecida e mantida das primeiras etapas à conclusão dos estudos. Trata-se de pesquisas-intervenções que refletem objetos, contextos empíricos e objetivos diferentes, tendo em comum a convergência com a pesquisa-intervenção e com o ciclo metodológico da pesquisa que, ao valorizar formas de produção de conhecimento que têm a realidade social como ponto de partida e chegada, elucida sobre a potencialidade da interdependência pesquisa-extensão.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Editora Universidade de Brasília (EDU)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença:: (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/602. Acesso em: 7 nov. 2024.
Appears in Collections:Livros e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50790/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.