Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de | - |
dc.contributor.author | Branco, Angela Uchoa | - |
dc.contributor.author | Novaes, Rafaella Eloy de | - |
dc.contributor.author | Paula, Luciana Dantas de | - |
dc.contributor.author | Cunha, Gleicimar Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T13:13:10Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T13:13:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-05 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de et al. Pesquisa-intervenção e extensão universitária: mútua construção. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. E-book (63 p.). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/602. Acesso em: 7 nov. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-65-5846-268-2 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50790 | - |
dc.description.abstract | A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, anunciada na Constituição Federal de 1988, constitui um avanço no que se refere às práticas de produção social do conhecimento, em especial nas áreas de saúde e educação. No entanto, a efetiva integração entre pesquisa e extensão, no Brasil, esbarra em desafios significativos, como o pouco envolvimento da pós-graduação com atividades extensionistas e a carência de modelos metodológicos capazes de orientar a elaboração de desenhos de pesquisa que fomentem a íntima interdependência entre o trabalho extensionista e a produção de resultados de pesquisa em Psicologia e áreas afins. Nesta obra, parte-se de considerações sobre a função social da Extensão Universitária para apresentar e discutir três projetos de doutorados nos quais a conexão entre pesquisa e extensão foi estabelecida e mantida das primeiras etapas à conclusão dos estudos. Trata-se de pesquisas-intervenções que refletem objetos, contextos empíricos e objetivos diferentes, tendo em comum a convergência com a pesquisa-intervenção e com o ciclo metodológico da pesquisa que, ao valorizar formas de produção de conhecimento que têm a realidade social como ponto de partida e chegada, elucida sobre a potencialidade da interdependência pesquisa-extensão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pesquisa-intervenção e extensão universitária : mútua construção | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidade e universidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - metodologia | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/602. Acesso em: 7 nov. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6089-3379 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.unidade | Editora Universidade de Brasília (EDU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|