http://repositorio.unb.br/handle/10482/50790
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIVRO_PesquisaIntervencaoExtensao.pdf | 24,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Pesquisa-intervenção e extensão universitária : mútua construção |
Autor(es): | Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de Branco, Angela Uchoa Novaes, Rafaella Eloy de Paula, Luciana Dantas de Cunha, Gleicimar Gonçalves |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-6089-3379 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto: | Extensão universitária Comunidade e universidade Pesquisa Ensino - metodologia |
Data de publicação: | 5-Nov-2024 |
Editora: | Editora Universidade de Brasília |
Referência: | OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de et al. Pesquisa-intervenção e extensão universitária: mútua construção. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. E-book (63 p.). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/602. Acesso em: 7 nov. 2024. |
Resumo: | A indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, anunciada na Constituição Federal de 1988, constitui um avanço no que se refere às práticas de produção social do conhecimento, em especial nas áreas de saúde e educação. No entanto, a efetiva integração entre pesquisa e extensão, no Brasil, esbarra em desafios significativos, como o pouco envolvimento da pós-graduação com atividades extensionistas e a carência de modelos metodológicos capazes de orientar a elaboração de desenhos de pesquisa que fomentem a íntima interdependência entre o trabalho extensionista e a produção de resultados de pesquisa em Psicologia e áreas afins. Nesta obra, parte-se de considerações sobre a função social da Extensão Universitária para apresentar e discutir três projetos de doutorados nos quais a conexão entre pesquisa e extensão foi estabelecida e mantida das primeiras etapas à conclusão dos estudos. Trata-se de pesquisas-intervenções que refletem objetos, contextos empíricos e objetivos diferentes, tendo em comum a convergência com a pesquisa-intervenção e com o ciclo metodológico da pesquisa que, ao valorizar formas de produção de conhecimento que têm a realidade social como ponto de partida e chegada, elucida sobre a potencialidade da interdependência pesquisa-extensão. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) Editora Universidade de Brasília (EDU) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
Licença: | (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/602. Acesso em: 7 nov. 2024. |
Aparece nas coleções: | Livros e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.