Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50783
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_ParasitologiaDidaticaAprender.pdf7,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Parasitologia didática : aprender é mais fácil com metodologias ativas
Autor(es): Silva, Fabiana Brandão Alves (org.)
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8358-8062
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Assunto: Parasitologia médica
Aprendizagem ativa
Doenças parasitárias
Ensino - metodologia
Data de publicação: 5-Nov-2024
Editora: Editora Universidade de Brasília
Referência: SILVA, Fabiana Brandão Alves (org.). Parasitologia didática: aprender é mais fácil com metodologias ativas. Brasília: Editora Universidade de Brasília 2024. E-book (82 p.). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/599. Acesso em: 07 nov. 2024.
Resumo: A busca incessante por conhecimento e sua disseminação são poderosas ferramentas que podem democratizar o acesso ao saber científico e tornar o ensino superior mais acessível e menos complexo. É nesse sentido que o projeto "Parasitologia didática - aprender é mais fácil com metodologias ativas", criado por estudantes do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde, surge como uma iniciativa para combater a falta de informação sobre temas relevantes à saúde pública que, infelizmente, são negligenciados. O projeto selecionou as melhores e mais didáticas cartilhas sobre o tema Parasitologia Médica. O material foi criado a partir de Metodologias Ativas de Ensino, e as cartilhas tinham o objetivo de tornar o aprendizado lúdico e mais atrativo a diferentes públicos, desde crianças até acadêmicos e não acadêmicos. A linguagem empregada é acessível, contando com ilustrações incríveis e jogos interativos que permitem fixar o aprendizado. É importante destacar que o tema Parasitologia é mundialmente negligenciado, com dados escassos e que abordagens que buscam aplicar conceitos como letramento científico desenvolvem habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, permitindo que leitores possam aplicar conceitos e princípios científicos em suas vidas cotidianas. Vale destacar, ainda, que doenças parasitárias são endêmicas no Brasil e possuem uma estreita relação com a pobreza e as condições sanitárias inadequadas (ciclo de pobreza e doença). Por isso, o projeto "Parasitologia didática" é uma iniciativa que contribui para a democratização do conhecimento científico e para a promoção da saúde pública.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Farmácia (FS FAR)
Editora Universidade de Brasília (EDU)
Licença: (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/599. Acesso em: 07 nov. 2024.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.