Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/50783
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
LIVRO_ParasitologiaDidaticaAprender.pdf7,48 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Parasitologia didática : aprender é mais fácil com metodologias ativas
Auteur(s): Silva, Fabiana Brandão Alves (org.)
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-8358-8062
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Assunto:: Parasitologia médica
Aprendizagem ativa
Doenças parasitárias
Ensino - metodologia
Date de publication: 5-nov-2024
Editeur: Editora Universidade de Brasília
Référence bibliographique: SILVA, Fabiana Brandão Alves (org.). Parasitologia didática: aprender é mais fácil com metodologias ativas. Brasília: Editora Universidade de Brasília 2024. E-book (82 p.). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/599. Acesso em: 07 nov. 2024.
Résumé: A busca incessante por conhecimento e sua disseminação são poderosas ferramentas que podem democratizar o acesso ao saber científico e tornar o ensino superior mais acessível e menos complexo. É nesse sentido que o projeto "Parasitologia didática - aprender é mais fácil com metodologias ativas", criado por estudantes do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde, surge como uma iniciativa para combater a falta de informação sobre temas relevantes à saúde pública que, infelizmente, são negligenciados. O projeto selecionou as melhores e mais didáticas cartilhas sobre o tema Parasitologia Médica. O material foi criado a partir de Metodologias Ativas de Ensino, e as cartilhas tinham o objetivo de tornar o aprendizado lúdico e mais atrativo a diferentes públicos, desde crianças até acadêmicos e não acadêmicos. A linguagem empregada é acessível, contando com ilustrações incríveis e jogos interativos que permitem fixar o aprendizado. É importante destacar que o tema Parasitologia é mundialmente negligenciado, com dados escassos e que abordagens que buscam aplicar conceitos como letramento científico desenvolvem habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, permitindo que leitores possam aplicar conceitos e princípios científicos em suas vidas cotidianas. Vale destacar, ainda, que doenças parasitárias são endêmicas no Brasil e possuem uma estreita relação com a pobreza e as condições sanitárias inadequadas (ciclo de pobreza e doença). Por isso, o projeto "Parasitologia didática" é uma iniciativa que contribui para a democratização do conhecimento científico e para a promoção da saúde pública.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Farmácia (FS FAR)
Editora Universidade de Brasília (EDU)
Licença:: (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/599. Acesso em: 07 nov. 2024.
Collection(s) :Livros e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50783/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.