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Título : E tamanha foi a crueldade dele : representações da violência em Conceição Evaristo
Autor : Ferreira, Rosineia da Silva
Orientador(es):: Correia, Paulo Petronílio
Assunto:: Evaristo, Conceição, 1946- crítica e interpretação
Violência
Feminismo negro
Estudos decoloniais
Fecha de publicación : 14-oct-2024
Citación : FERREIRA, Rosineia da Silva. E tamanha foi a crueldade dele: representações da violência em Conceição Evaristo. 2024. 237 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : Este estudo tem como propósito analisar as obras em prosa de Conceição Evaristo, pela perspectiva do feminismo negro decolonial. O recorte para esta análise é a representação da violência. Também serão observados os corolários da violência, como os deslocamentos forçados, a exploração das populações afrodescendentes e sua consequente pobreza, e o racismo estrutural que está na raiz de todas as outras violências. Essa temática é imperiosa em um estudo de literatura afro-brasileira pela perspectiva decolonial, uma vez que figura em muitas obras, pois faz parte do cotidiano das classes subalternizadas, sobretudo das mulheres negras. Os deslocamentos humanos também são um tema comum nesses contextos, por isso, é recorrente sua representação nas obras literárias. Dessa forma, é necessário destacar sua relação com a literatura brasileira contemporânea e com a produção literária de Conceição Evaristo. O ponto de partida para esse tema é a diferenciação entre os diversos tipos de deslocamentos que têm como base de estudos as diásporas antigas e as modernas. Em seguida, será analisado como os deslocamentos figuram na literatura, formando o que Braga e Gonçalves (2014) conceituam como literatura diaspórica. Não menos importante, o racismo estrutural se constitui numa forma de ideologia, utilizada como estratégia de dominação, tornando- se uma das causas de exclusão social, política e, principalmente, econômica, ao classificar e segregar as pessoas pela raça, impedindo-as de ter acesso a recursos mínimos necessários para a sobrevivência. Para a análise literária serão utilizadas para análise as seguintes obras de Conceição Evaristo: Os romances Ponciá Vicêncio (2003); Becos da Memória (2017); Canção para ninar menino grande (2022) e as coletâneas de contos: Olhos D’Água (2016) e Insubmissas lágrimas de mulheres (2016). Como base teórica serão utilizadas as obras de Rita Segato (2003; 2016; 2018; 2021; 2022); Sueli Carneiro (2005; 2011); Cuti (2010); Lélia Gonzalez (1988); Beatriz Nascimento (2018); Angela Davis (2016); Heleieth Saffioti (1999; 2016); Edward W. Said (2007; 2003); William Safran (1991); Robin Cohen (2008); David Chariandy (2006); Cláudio Braga e Gláucia Renate Gonçalves (2014), entre outros.
Abstract: This study aims to analyze the prose works of Conceição Evaristo, from the perspective of decolonial black feminism. The focus for this analysis is the representation of violence. The corollaries of violence will also be observed, such as forced displacement, the exploitation of Afro-descendant populations and their consequent poverty, and the structural racism that is at the root of all other violence. This theme is imperative in a study of Afro-Brazilian literature from a decolonial perspective, as it appears in many works, as it is part of the daily lives of subordinated classes, especially black women. Human displacement is also a common theme in these contexts, which is why its representation in literary works is recurrent. Therefore, it is necessary to highlight its relationship with contemporary Brazilian literature and with the literary production of Conceição Evaristo. The starting point for this topic is the differentiation between the different types of displacements based on ancient and modern diasporas. Next, it will be analyzed how displacements appear in literature, forming what Braga and Gonçalves (2014) conceptualize as diasporic literature. No less important, structural racism constitutes a form of ideology, used as a strategy of domination, becoming one of the causes of social, political and, mainly, economic exclusion, by classifying and segregating people by race, preventing them from have access to the minimum resources necessary for survival. For literary analysis, the following works by Conceição Evaristo will be used: The novels Ponciá Vicêncio (2003); Alleys of Memory (2017); Lullaby Big Boy (2022) and the collections of short stories: Olhos D’Água (2016) and Insubmissas Tears of Women (2016). The works of Rita Segato (2003; 2016; 2018; 2021; 2022) will be used as a theoretical basis; Sueli Carneiro (2005; 2011); Cuti (2010); Lélia Gonzalez (1988); Beatriz Nascimento (2018); Angela Davis (2016); Heleieth Saffioti (1999; 2016); Edward W. Said (2007; 2003); William Safran (1991); Robin Cohen (2008); David Chariandy (2006); Cláudio Braga and Gláucia Renate Gonçalves (2014), among others, will be used as a theoretical basis.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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