Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Correia, Paulo Petronílio | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Rosineia da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T20:24:53Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T20:24:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-17 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Rosineia da Silva. E tamanha foi a crueldade dele: representações da violência em Conceição Evaristo. 2024. 237 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50591 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como propósito analisar as obras em prosa de Conceição Evaristo, pela
perspectiva do feminismo negro decolonial. O recorte para esta análise é a representação
da violência. Também serão observados os corolários da violência, como os deslocamentos
forçados, a exploração das populações afrodescendentes e sua consequente pobreza, e o
racismo estrutural que está na raiz de todas as outras violências. Essa temática é imperiosa
em um estudo de literatura afro-brasileira pela perspectiva decolonial, uma vez que figura em
muitas obras, pois faz parte do cotidiano das classes subalternizadas, sobretudo das
mulheres negras. Os deslocamentos humanos também são um tema comum nesses
contextos, por isso, é recorrente sua representação nas obras literárias. Dessa forma, é
necessário destacar sua relação com a literatura brasileira contemporânea e com a produção
literária de Conceição Evaristo. O ponto de partida para esse tema é a diferenciação entre
os diversos tipos de deslocamentos que têm como base de estudos as diásporas antigas e
as modernas. Em seguida, será analisado como os deslocamentos figuram na literatura,
formando o que Braga e Gonçalves (2014) conceituam como literatura diaspórica. Não menos
importante, o racismo estrutural se constitui numa forma de ideologia, utilizada como
estratégia de dominação, tornando- se uma das causas de exclusão social, política e,
principalmente, econômica, ao classificar e segregar as pessoas pela raça, impedindo-as de
ter acesso a recursos mínimos necessários para a sobrevivência. Para a análise literária
serão utilizadas para análise as seguintes obras de Conceição Evaristo: Os romances Ponciá
Vicêncio (2003); Becos da Memória (2017); Canção para ninar menino grande (2022) e as
coletâneas de contos: Olhos D’Água (2016) e Insubmissas lágrimas de mulheres (2016).
Como base teórica serão utilizadas as obras de Rita Segato (2003; 2016; 2018; 2021;
2022); Sueli Carneiro (2005; 2011); Cuti (2010); Lélia Gonzalez (1988); Beatriz Nascimento
(2018); Angela Davis (2016); Heleieth Saffioti (1999; 2016); Edward W. Said (2007; 2003);
William Safran (1991); Robin Cohen (2008); David Chariandy (2006); Cláudio Braga e
Gláucia Renate Gonçalves (2014), entre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | E tamanha foi a crueldade dele : representações da violência em Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evaristo, Conceição, 1946- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo negro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos decoloniais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to analyze the prose works of Conceição Evaristo, from the perspective of
decolonial black feminism. The focus for this analysis is the representation of violence. The
corollaries of violence will also be observed, such as forced displacement, the exploitation of
Afro-descendant populations and their consequent poverty, and the structural racism that is at
the root of all other violence. This theme is imperative in a study of Afro-Brazilian literature
from a decolonial perspective, as it appears in many works, as it is part of the daily lives of
subordinated classes, especially black women. Human displacement is also a common theme
in these contexts, which is why its representation in literary works is recurrent. Therefore, it is
necessary to highlight its relationship with contemporary Brazilian literature and with the literary
production of Conceição Evaristo. The starting point for this topic is the differentiation between
the different types of displacements based on ancient and modern diasporas. Next, it will be
analyzed how displacements appear in literature, forming what Braga and Gonçalves (2014)
conceptualize as diasporic literature. No less important, structural racism constitutes a form of
ideology, used as a strategy of domination, becoming one of the causes of social, political and,
mainly, economic exclusion, by classifying and segregating people by race, preventing them
from have access to the minimum resources necessary for survival. For literary analysis, the
following works by Conceição Evaristo will be used: The novels Ponciá Vicêncio (2003); Alleys
of Memory (2017); Lullaby Big Boy (2022) and the collections of short stories: Olhos D’Água
(2016) and Insubmissas Tears of Women (2016). The works of Rita Segato (2003; 2016; 2018;
2021; 2022) will be used as a theoretical basis; Sueli Carneiro (2005; 2011); Cuti (2010); Lélia
Gonzalez (1988); Beatriz Nascimento (2018); Angela Davis (2016); Heleieth Saffioti (1999;
2016); Edward W. Said (2007; 2003); William Safran (1991); Robin Cohen (2008); David
Chariandy (2006); Cláudio Braga and Gláucia Renate Gonçalves (2014), among others, will
be used as a theoretical basis. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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