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Título: O cinema nas margens : as políticas públicas de descentralização e pluralização do cinema brasileiro na contemporaneidade
Autor(es): Gonçalves, Josianne Diniz
Orientador(es): Silva, Sivaldo Pereira da
Assunto: Políticas públicas - cultura
Políticas públicas
Descentralização
Cinema brasileiro
Data de publicação: 8-Out-2024
Referência: GONÇALVES, Josianne Diniz. O cinema nas margens: as políticas públicas de descentralização e pluralização do cinema brasileiro na contemporaneidade. 2024. 220 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O desenvolvimento de políticas públicas é uma ferramenta essencial através da qual o Estado pode corrigir eventuais desigualdades, sejam elas de caráter territorial ou social. A compreensão de como essas distorções se constituíram é primordial para o entendimento do processo de formação das margens, isto é, dos sujeitos e territórios que detém pouco ou nenhum acesso aos bens e serviços públicos. Essa dinâmica se dá geralmente entre territórios e sujeitos marginalizados em diferentes níveis e que por isso se veem preteridos também do acesso aos meios de produção audiovisual. O cinema enquanto estrutura social também está sujeito a reproduzir as mesmas dinâmicas de exclusão presentes na sociedade a qual faz parte e que tendem a se perpetuar se não forem combatidas com propostas estatais efetivas. Assim, as políticas públicas destinadas ao fomento do cinema brasileiro também podem ser objeto de estudo, tanto para entender quais seriam essas margens territoriais e identitárias, ou seja, os territórios e sujeitos que não têm acesso aos meios de produção audioviduais, quanto para propor ferramentas que promovam a democratização de acesso a esses meios de produção. A democratização de acesso se dá por meio do implemento de ferramentas descentralizadoras, que promovam a democratização em relação ao território, quanto por meio de ferramentas pluralizadoras, que promovam a democratização em relação ao sujeito. Desta forma, a pesquisa propõe o estudo das políticas públicas contemporâneas, por meio da análise de seus instrumentos, isto é, por meio da análise dos editais publicados em âmbito federal, estadual e municipal nos últimos cinco anos, de modo a entender quais são as ferramentas de pluralização e descentralização e como elas estão sendo implementadas. De modo geral, percebe-se que ainda há uma carência significativa de políticas públicas de fomento ao cinema brasileiro. Ademais, mesmo os entes federativos que publicaram algum certame nos últimos cinco anos, muitos deles não trouxeram qualquer ferramenta descentralizadora ou pluralizadora. Dentre aqueles que trouxeram essas ferramentas, há iniciativas bastante positivas, com o estabelecimento de cotas ou acréscimo de pontos a categorias historicamente preteridas destes certames, tais como pessoas negras, mulheres, indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência, LGBTQIAP+, pessoas advindas de cidades interioranas ou das periferias dos grandes centros, ou ainda, pela exigência de acessibilidade, glossário. A compreensão aprofundada das políticas públicas permite entender os avanços que essas políticas proporcionaram, assim como apontar para possíveis aperfeiçoamentos para que a produção audiovisual consiga ser de fato democrática em um páis tão desigual como o Brasil.
Abstract: The development of public policies is an essential tool through which the State can correct possible inequalities, whether territorial or social in nature. Understanding how these distortions were created is essential for understanding the process of formation of margins, that is, of subjects and territories that have little or no access to public goods and services. This dynamic generally occurs between territories and subjects who are marginalized at different levels and who therefore also find themselves denied access to the means of audiovisual production. Cinema as a social structure is also subject to reproducing the same dynamics of exclusion present in the society of which it is part and which tend to perpetuate themselves if they are not combatted with effective state proposals. Thus, public policies aimed at promoting Brazilian cinema can also be an object of study, both to understand what these territorial and identity margins would be, that is, the territories and subjects that do not have access to the means of audiovisual production, and to propose tools that promote the democratization of access to these means of production. The democratization of access occurs through the implementation of decentralizing tools, which promote democratization in relation to the territory, and through pluralizing tools, which promote democratization in relation to the subject. In this way, the research proposes the study of contemporary public policies, through the analysis of their instruments, that is, through the analysis of notices published at federal, state and municipal levels in the last five years, in order to understand what the pluralization and decentralization tools and how they are being implemented. In general, it is clear that there is still a significant lack of public policies to promote Brazilian cinema. Furthermore, even the federative entities that published a contest in the last five years, many of them did not bring any decentralizing or pluralizing tool. Among those who brought these tools, there are very positive initiatives, with the establishment of quotas or addition of points to categories historically neglected in these competitions, such as black people, women, indigenous people, quilombolas, gypsies, people with disabilities, LGBTQIAP+, people from cities in the interior or on the outskirts of large centers, or even, due to accessibility requirements, glossary. An in-depth understanding of public policies allows us to understand the advances that these policies have provided, as well as point to possible improvements so that audiovisual production can be truly democratic in a country as unequal as Brazil.
Resumen: El desarrollo de políticas públicas es una herramienta esencial a través de la cual el Estado puede corregir posibles desigualdades, ya sean de carácter territorial o social. Comprender cómo se crearon estas distorsiones es fundamental para comprender el proceso de formación de márgenes, es decir, de sujetos y territorios que tienen poco o ningún acceso a bienes y servicios públicos. Esta dinámica se da generalmente entre territorios y sujetos marginados en diferentes niveles y que, por tanto, también se ven privados del acceso a los medios de producción audiovisual. El cine como estructura social también está sujeto a reproducir las mismas dinámicas de exclusión presentes en la sociedad de la que forma parte y que tienden a perpetuarse si no se combaten con propuestas estatales efectivas. Así, las políticas públicas encaminadas a promover el cine brasileño también pueden ser objeto de estudio, tanto para comprender cuáles serían esos márgenes territoriales e identitarios, es decir, los territorios y sujetos que no tienen acceso a los medios de producción audiovisual, como para proponer herramientas que promuevan la democratización del acceso a estos medios de producción. La democratización del acceso se da a través de la implementación de herramientas descentralizadoras, que promueven la democratización en relación al territorio, y a través de herramientas pluralizadoras, que promueven la democratización en relación al sujeto. De esta manera, la investigación propone el estudio de las políticas públicas contemporáneas, a través del análisis de sus instrumentos, es decir, a través del análisis de las convocatorias publicadas a nivel federal, estatal y municipal en los últimos cinco años, con el fin de comprender lo que significa la pluralización. y herramientas de descentralización y cómo se están implementando. En general, es claro que todavía existe una falta significativa de políticas públicas para promover el cine brasileño. Además, incluso las entidades federativas que publicaron concurso en los últimos cinco años, muchas de ellas no trajeron ninguna herramienta descentralizadora o pluralizadora. Entre quienes trajeron estas herramientas, hay iniciativas muy positivas, con el establecimiento de cuotas o suma de puntos a categorías históricamente desatendidas en estas competiciones, como negros, mujeres, indígenas, quilombolas, gitanos, personas con discapacidad, LGBTQIAP+, personas de ciudades en el interior o en las afueras de grandes centros, o incluso, debido a los requisitos de accesibilidad, el glosario. Una comprensión profunda de las políticas públicas permite comprender los avances que estas políticas han proporcionado, así como señalar posibles mejoras para que la producción audiovisual pueda ser verdaderamente democrática en un país tan desigual como Brasil.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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