Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Sivaldo Pereira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Josianne Diniz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T21:10:03Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08T21:10:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Josianne Diniz. O cinema nas margens: as políticas públicas de descentralização e pluralização do cinema brasileiro na contemporaneidade. 2024. 220 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50539 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento de políticas públicas é uma ferramenta essencial através da qual o Estado
pode corrigir eventuais desigualdades, sejam elas de caráter territorial ou social. A compreensão
de como essas distorções se constituíram é primordial para o entendimento do processo de
formação das margens, isto é, dos sujeitos e territórios que detém pouco ou nenhum acesso aos
bens e serviços públicos. Essa dinâmica se dá geralmente entre territórios e sujeitos
marginalizados em diferentes níveis e que por isso se veem preteridos também do acesso aos
meios de produção audiovisual. O cinema enquanto estrutura social também está sujeito a
reproduzir as mesmas dinâmicas de exclusão presentes na sociedade a qual faz parte e que
tendem a se perpetuar se não forem combatidas com propostas estatais efetivas. Assim, as
políticas públicas destinadas ao fomento do cinema brasileiro também podem ser objeto de
estudo, tanto para entender quais seriam essas margens territoriais e identitárias, ou seja, os
territórios e sujeitos que não têm acesso aos meios de produção audioviduais, quanto para
propor ferramentas que promovam a democratização de acesso a esses meios de produção. A
democratização de acesso se dá por meio do implemento de ferramentas descentralizadoras,
que promovam a democratização em relação ao território, quanto por meio de ferramentas
pluralizadoras, que promovam a democratização em relação ao sujeito. Desta forma, a pesquisa
propõe o estudo das políticas públicas contemporâneas, por meio da análise de seus
instrumentos, isto é, por meio da análise dos editais publicados em âmbito federal, estadual e
municipal nos últimos cinco anos, de modo a entender quais são as ferramentas de pluralização
e descentralização e como elas estão sendo implementadas. De modo geral, percebe-se que
ainda há uma carência significativa de políticas públicas de fomento ao cinema brasileiro.
Ademais, mesmo os entes federativos que publicaram algum certame nos últimos cinco anos,
muitos deles não trouxeram qualquer ferramenta descentralizadora ou pluralizadora. Dentre
aqueles que trouxeram essas ferramentas, há iniciativas bastante positivas, com o
estabelecimento de cotas ou acréscimo de pontos a categorias historicamente preteridas destes
certames, tais como pessoas negras, mulheres, indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com
deficiência, LGBTQIAP+, pessoas advindas de cidades interioranas ou das periferias dos
grandes centros, ou ainda, pela exigência de acessibilidade, glossário. A compreensão
aprofundada das políticas públicas permite entender os avanços que essas políticas
proporcionaram, assim como apontar para possíveis aperfeiçoamentos para que a produção
audiovisual consiga ser de fato democrática em um páis tão desigual como o Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O cinema nas margens : as políticas públicas de descentralização e pluralização do cinema brasileiro na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Descentralização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The development of public policies is an essential tool through which the State can correct
possible inequalities, whether territorial or social in nature. Understanding how these distortions
were created is essential for understanding the process of formation of margins, that is, of
subjects and territories that have little or no access to public goods and services. This dynamic
generally occurs between territories and subjects who are marginalized at different levels and
who therefore also find themselves denied access to the means of audiovisual production.
Cinema as a social structure is also subject to reproducing the same dynamics of exclusion
present in the society of which it is part and which tend to perpetuate themselves if they are not
combatted with effective state proposals. Thus, public policies aimed at promoting Brazilian
cinema can also be an object of study, both to understand what these territorial and identity
margins would be, that is, the territories and subjects that do not have access to the means of
audiovisual production, and to propose tools that promote the democratization of access to these
means of production. The democratization of access occurs through the implementation of
decentralizing tools, which promote democratization in relation to the territory, and through
pluralizing tools, which promote democratization in relation to the subject. In this way, the
research proposes the study of contemporary public policies, through the analysis of their
instruments, that is, through the analysis of notices published at federal, state and municipal
levels in the last five years, in order to understand what the pluralization and decentralization
tools and how they are being implemented. In general, it is clear that there is still a significant
lack of public policies to promote Brazilian cinema. Furthermore, even the federative entities
that published a contest in the last five years, many of them did not bring any decentralizing or
pluralizing tool. Among those who brought these tools, there are very positive initiatives, with
the establishment of quotas or addition of points to categories historically neglected in these
competitions, such as black people, women, indigenous people, quilombolas, gypsies, people
with disabilities, LGBTQIAP+, people from cities in the interior or on the outskirts of large
centers, or even, due to accessibility requirements, glossary. An in-depth understanding of
public policies allows us to understand the advances that these policies have provided, as well
as point to possible improvements so that audiovisual production can be truly democratic in a
country as unequal as Brazil. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El desarrollo de políticas públicas es una herramienta esencial a través de la cual el Estado
puede corregir posibles desigualdades, ya sean de carácter territorial o social. Comprender
cómo se crearon estas distorsiones es fundamental para comprender el proceso de formación de
márgenes, es decir, de sujetos y territorios que tienen poco o ningún acceso a bienes y servicios
públicos. Esta dinámica se da generalmente entre territorios y sujetos marginados en diferentes
niveles y que, por tanto, también se ven privados del acceso a los medios de producción
audiovisual. El cine como estructura social también está sujeto a reproducir las mismas
dinámicas de exclusión presentes en la sociedad de la que forma parte y que tienden a
perpetuarse si no se combaten con propuestas estatales efectivas. Así, las políticas públicas
encaminadas a promover el cine brasileño también pueden ser objeto de estudio, tanto para
comprender cuáles serían esos márgenes territoriales e identitarios, es decir, los territorios y
sujetos que no tienen acceso a los medios de producción audiovisual, como para proponer
herramientas que promuevan la democratización del acceso a estos medios de producción. La
democratización del acceso se da a través de la implementación de herramientas
descentralizadoras, que promueven la democratización en relación al territorio, y a través de
herramientas pluralizadoras, que promueven la democratización en relación al sujeto. De esta
manera, la investigación propone el estudio de las políticas públicas contemporáneas, a través
del análisis de sus instrumentos, es decir, a través del análisis de las convocatorias publicadas
a nivel federal, estatal y municipal en los últimos cinco años, con el fin de comprender lo que
significa la pluralización. y herramientas de descentralización y cómo se están implementando.
En general, es claro que todavía existe una falta significativa de políticas públicas para
promover el cine brasileño. Además, incluso las entidades federativas que publicaron concurso
en los últimos cinco años, muchas de ellas no trajeron ninguna herramienta descentralizadora o
pluralizadora. Entre quienes trajeron estas herramientas, hay iniciativas muy positivas, con el
establecimiento de cuotas o suma de puntos a categorías históricamente desatendidas en estas
competiciones, como negros, mujeres, indígenas, quilombolas, gitanos, personas con
discapacidad, LGBTQIAP+, personas de ciudades en el interior o en las afueras de grandes
centros, o incluso, debido a los requisitos de accesibilidad, el glosario. Una comprensión
profunda de las políticas públicas permite comprender los avances que estas políticas han
proporcionado, así como señalar posibles mejoras para que la producción audiovisual pueda ser
verdaderamente democrática en un país tan desigual como Brasil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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