http://repositorio.unb.br/handle/10482/50495
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LeilaSaadsPereiraMartins_TESE.pdf | 84,55 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Remontagens urbanas : experimentações histórico-cartográficas sobre a vila e a Cidade Estrutural |
Autre(s) titre(s): | Urban (re)montage : historical-cartographic experiments about the Estrutural City and the village |
Auteur(s): | Martins, Leila Saads Pereira |
Orientador(es):: | Cruz, Luciana Sabóia Fonseca |
Assunto:: | Historicidade Dinâmica de comunidades Cidade Estrutural (DF) História urbana Brasília (DF) - história |
Date de publication: | 1-oct-2024 |
Data de defesa:: | 25-jui-2024 |
Référence bibliographique: | MARTINS, Leila Saads Pereira. Remontagens urbanas: experimentações histórico-cartográficas sobre a vila e a Cidade Estrutural.. 2024. 294 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | A presente tese, pensada como um espaço de experimentação histórico-cartográfico, foi desenvolvida através da articulação entre três eixos: [1] escrita da história, [2] montagem e [3] vila e Cidade Estrutural. Toda a coleta e análise de fontes primárias tiveram como foco a vila – uma pequena ocupação de catadoras que se desenvolveu próxima ao Lixão do Jóquei e cujos começos remontam a década de 1960 –, e a Cidade Estrutural – núcleo urbano do Distrito Federal cujos começos, por sua vez, localizam-se no final de 1994, com o início da ocupação da área onde hoje se encontra a Cidade do Automóvel. A proximidade entre as duas ocupações, bem como a sobreposição de seus territórios a partir de uma ação empreendida pelo governo de Cristovam Buarque, em 1996, fomentaram a construção e perpetuação de uma narrativa histórica que une, de forma inequívoca, o passado da pequena vila ao presente da Cidade Estrutural. Esta tese busca investigar, portanto, a historicidade dessas localidades e propor, a partir de um diálogo com variados tipos de fontes, modos múltiplos de dar a ver processos históricos e acontecimentos que tornaram possível, na dinâmica espacial do Distrito Federal, a emergência da Cidade Estrutural como território cognoscível. A busca por multiplicar os modos de dar a ver essas histórias constituiu-se a partir de um intenso trabalho de experimentação historiográfica; trabalho este que mobilizou variadas formas de escrita como a transcriação, a fotografia, a poesia e a cartografia deleuzo-guattariana. Aliada à questão da escrita está a montagem, compreendida aqui, como escreveu Georges DidiHuberman (2018), tanto como ensaio – no sentido da experimentação –, quanto como forma – no sentido do corpo específico a partir do qual a pesquisa se inscreve e se torna visível ao público. Por fim, esta tese se alia ao que Félix Guattari (2011) definiu como paradigma estético de implicações ético-políticas; estético no sentido de criatividade, de criação, e ético-políticas pelo compromisso que o processo criativo estabelece com a riqueza do possível e com a produção de multiplicidades. |
Abstract: | This thesis was designed as a space for historical-cartographic experimentation and developed through the articulation among three axes: [1] historical writing, [2] montage, and [3] the Estrutural City and the village. The entire gathering and subsequent analysis of primary sources focused on the village and the Estutural City. The former was a small occupation of garbage collectors, which developed close to Lixão do Jóquei in the 1960s. The latter was an urban nucleus of the Federal District and originated in late 1994, occupying the area where Cidade do Automóvel can be found nowadays. The proximity between the two occupations and the overlapping of their territories, following an action undertaken by the Cristovam Buarque government in 1996, encouraged the construction and perpetuation of a historical narrative that unequivocally unites the past of the small village to the present of the Estrutural City. This thesis, therefore, seeks to investigate the historicity of such locations and propose, based on a dialogue with different types of sources, multiple ways of revealing the historical processes and events that made possible the emergence of the Estrutural City as a cognizable territory in the spatial dynamics of the Federal District. The search to multiply the ways of showing such stories was based on an intense work of historiographical experimentation. This work mobilized various forms of writing, such as transcreation, photography, poetry, and Deleuze-Guattarian cartography. Hand in hand with writing is montage, understood here, as Georges Didi-Huberman (2018) wrote, both as an essay—in the sense of experimentation—and as a form—in the sense of the specific body from which the research is inscribed and becomes visible to the public. Finally, this thesis is closely connected with what Félix Guattari (2011) defined as an aesthetic paradigm with ethical-political implications. On the one hand, it is aesthetic due to its sense of creativity and creation. On the other, it is ethical-political due to the commitment that the creative process establishes with the richness of the possible and the production of multiplicities. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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