Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Luciana Sabóia Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Leila Saads Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T20:02:51Z | - |
dc.date.available | 2024-10-01T20:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Leila Saads Pereira. Remontagens urbanas: experimentações histórico-cartográficas sobre a vila e a Cidade Estrutural.. 2024. 294 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50495 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese, pensada como um espaço de experimentação histórico-cartográfico,
foi desenvolvida através da articulação entre três eixos: [1] escrita da história, [2]
montagem e [3] vila e Cidade Estrutural. Toda a coleta e análise de fontes primárias
tiveram como foco a vila – uma pequena ocupação de catadoras que se desenvolveu
próxima ao Lixão do Jóquei e cujos começos remontam a década de 1960 –, e a Cidade
Estrutural – núcleo urbano do Distrito Federal cujos começos, por sua vez, localizam-se
no final de 1994, com o início da ocupação da área onde hoje se encontra a Cidade do
Automóvel. A proximidade entre as duas ocupações, bem como a sobreposição de seus
territórios a partir de uma ação empreendida pelo governo de Cristovam Buarque, em
1996, fomentaram a construção e perpetuação de uma narrativa histórica que une, de
forma inequívoca, o passado da pequena vila ao presente da Cidade Estrutural. Esta tese
busca investigar, portanto, a historicidade dessas localidades e propor, a partir de um
diálogo com variados tipos de fontes, modos múltiplos de dar a ver processos históricos
e acontecimentos que tornaram possível, na dinâmica espacial do Distrito Federal, a
emergência da Cidade Estrutural como território cognoscível. A busca por multiplicar
os modos de dar a ver essas histórias constituiu-se a partir de um intenso trabalho de
experimentação historiográfica; trabalho este que mobilizou variadas formas de escrita
como a transcriação, a fotografia, a poesia e a cartografia deleuzo-guattariana. Aliada à
questão da escrita está a montagem, compreendida aqui, como escreveu Georges DidiHuberman (2018), tanto como ensaio – no sentido da experimentação –, quanto como
forma – no sentido do corpo específico a partir do qual a pesquisa se inscreve e se torna
visível ao público. Por fim, esta tese se alia ao que Félix Guattari (2011) definiu como
paradigma estético de implicações ético-políticas; estético no sentido de criatividade, de
criação, e ético-políticas pelo compromisso que o processo criativo estabelece com a
riqueza do possível e com a produção de multiplicidades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Remontagens urbanas : experimentações histórico-cartográficas sobre a vila e a Cidade Estrutural | pt_BR |
dc.title.alternative | Urban (re)montage : historical-cartographic experiments about the Estrutural City and the village | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Historicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dinâmica de comunidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidade Estrutural (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | História urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - história | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis was designed as a space for historical-cartographic experimentation and
developed through the articulation among three axes: [1] historical writing, [2] montage,
and [3] the Estrutural City and the village. The entire gathering and subsequent analysis
of primary sources focused on the village and the Estutural City. The former was a small
occupation of garbage collectors, which developed close to Lixão do Jóquei in the 1960s.
The latter was an urban nucleus of the Federal District and originated in late 1994,
occupying the area where Cidade do Automóvel can be found nowadays. The proximity
between the two occupations and the overlapping of their territories, following an action
undertaken by the Cristovam Buarque government in 1996, encouraged the construction
and perpetuation of a historical narrative that unequivocally unites the past of the small
village to the present of the Estrutural City. This thesis, therefore, seeks to investigate
the historicity of such locations and propose, based on a dialogue with different types of
sources, multiple ways of revealing the historical processes and events that made possible
the emergence of the Estrutural City as a cognizable territory in the spatial dynamics of
the Federal District. The search to multiply the ways of showing such stories was based
on an intense work of historiographical experimentation. This work mobilized various
forms of writing, such as transcreation, photography, poetry, and Deleuze-Guattarian
cartography. Hand in hand with writing is montage, understood here, as Georges
Didi-Huberman (2018) wrote, both as an essay—in the sense of experimentation—and
as a form—in the sense of the specific body from which the research is inscribed and
becomes visible to the public. Finally, this thesis is closely connected with what Félix
Guattari (2011) defined as an aesthetic paradigm with ethical-political implications. On
the one hand, it is aesthetic due to its sense of creativity and creation. On the other, it
is ethical-political due to the commitment that the creative process establishes with the
richness of the possible and the production of multiplicities. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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