http://repositorio.unb.br/handle/10482/50470
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
JucielleMacedoAlves_DISSERT.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Percepções dos estudantes sobre a assistência estudantil durante a pandemia : um estudo no campus avançado Janaúba do IFNMG |
Autor(es): | Alves, Jucielle Macedo |
Orientador(es): | Bisol, Benedetta |
Assunto: | Assistência estudantil Pandemia Estudantes - percepção |
Data de publicação: | 26-Set-2024 |
Data de defesa: | 10-Mai-2024 |
Referência: | ALVES, Jucielle Macedo. Percepções dos estudantes sobre a assistência estudantil durante a pandemia: um estudo no campus avançado Janaúba do IFNMG. 2024. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A presente dissertação investiga o campo da assistência estudantil durante a pandemia. A pesquisa teve como objetivo realizar um estudo com foco nas percepções dos estudantes e na avaliação do impacto das políticas de apoio educacional. A pesquisa está organizada em etapas. A etapa de embasamento teórico da pesquisa envolve a análise bibliográfica e documental, com foco em documentos oficiais do IFNMG, relatórios de gestão, e valores orçamentários relacionados à assistência estudantil. A fase foi essencial para fundamentar a pesquisa e definir os instrumentos de coleta de dados alinhados aos objetivos do estudo que envolvem a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para coletar dados sobre os estudantes beneficiados pela política de assistência estudantil, bem como explorar a subjetividade dos estudantes para compreender suas experiências e percepções. Os resultados da pesquisa revelaram um cenário complexo e desafiador e evidenciaram dificuldades como acesso limitado à internet, estresse, desmotivação nos estudos e impactos no bem-estar emocional. Além disso, o auxílio financeiro emergencial desempenhou um papel fundamental na vida dos estudantes, permitindo que se concentrassem nos estudos. |
Abstract: | This dissertation investigates the field of student assistance during the pandemic. The research aimed to conduct a study focusing on students' perceptions and evaluating the impact of educational support policies. The research is organized into stages. The theoretical foundation stage of the research involves bibliographic and documentary analysis, focusing on official documents from IFNMG, management reports, and budgetary values related to student assistance. This phase was essential to underpin the research and define data collection instruments aligned with the study's objectives, involving the application of quantitative and qualitative methods to collect data on students benefiting from student assistance policy, as well as exploring students' subjectivity to understand their experiences and perceptions. The research results revealed a complex and challenging scenario and highlighted difficulties such as limited internet access, stress, lack of motivation in studies, and impacts on emotional well-being. Furthermore, emergency financial assistance played a fundamental role in students' lives, allowing them to focus on their studies. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.