Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bisol, Benedetta | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Jucielle Macedo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T20:30:48Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T20:30:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-10 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Jucielle Macedo. Percepções dos estudantes sobre a assistência estudantil durante a pandemia: um estudo no campus avançado Janaúba do IFNMG. 2024. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50470 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação investiga o campo da assistência estudantil durante a pandemia. A
pesquisa teve como objetivo realizar um estudo com foco nas percepções dos estudantes e na
avaliação do impacto das políticas de apoio educacional. A pesquisa está organizada em
etapas. A etapa de embasamento teórico da pesquisa envolve a análise bibliográfica e
documental, com foco em documentos oficiais do IFNMG, relatórios de gestão, e valores
orçamentários relacionados à assistência estudantil. A fase foi essencial para fundamentar a
pesquisa e definir os instrumentos de coleta de dados alinhados aos objetivos do estudo que
envolvem a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para coletar dados sobre os
estudantes beneficiados pela política de assistência estudantil, bem como explorar a
subjetividade dos estudantes para compreender suas experiências e percepções. Os resultados
da pesquisa revelaram um cenário complexo e desafiador e evidenciaram dificuldades como
acesso limitado à internet, estresse, desmotivação nos estudos e impactos no bem-estar
emocional. Além disso, o auxílio financeiro emergencial desempenhou um papel fundamental
na vida dos estudantes, permitindo que se concentrassem nos estudos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Percepções dos estudantes sobre a assistência estudantil durante a pandemia : um estudo no campus avançado Janaúba do IFNMG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - percepção | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation investigates the field of student assistance during the pandemic. The research
aimed to conduct a study focusing on students' perceptions and evaluating the impact of
educational support policies. The research is organized into stages. The theoretical foundation
stage of the research involves bibliographic and documentary analysis, focusing on official
documents from IFNMG, management reports, and budgetary values related to student
assistance. This phase was essential to underpin the research and define data collection
instruments aligned with the study's objectives, involving the application of quantitative and
qualitative methods to collect data on students benefiting from student assistance policy, as
well as exploring students' subjectivity to understand their experiences and perceptions. The
research results revealed a complex and challenging scenario and highlighted difficulties such
as limited internet access, stress, lack of motivation in studies, and impacts on emotional
well-being. Furthermore, emergency financial assistance played a fundamental role in
students' lives, allowing them to focus on their studies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|