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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50469
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Title: (Re)configuração do campo da educação superior do Distrito Federal entre 2010 e 2022 : movimentos e tendências
Other Titles: Reconfiguration of the Federal District´s higher education field between 2010 and 2022 : movements and tendencies
Reconfiguración del campo de la educación superior del Distrito Federal entre 2010 y 2022 : movimientos y tendencias
Authors: Sousa Filho, Edson Machado de
Orientador(es):: Sousa, José Vieira de
Assunto:: Educação superior - Distrito Federal (Brasil)
Educação superior - expansão
Instituições de ensino superior
Issue Date: 26-Sep-2024
Citation: SOUSA FILHO, Edson Machado de. (Re)configuração do campo da educação superior do Distrito Federal entre 2010 e 2022: movimentos e tendências. 2024. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: Esta investigação analisa a dinâmica de configuração do campo da educação superior do Distrito Federal (DF), entre 2010 e 2022. Subscrevendo-se a uma vertente crítico-dialética, o estudo tem abordagem qualitativa, entrevistando doze agentes do campo, dirigentes de instituições públicas e privadas, pesquisadores e um membro de entidade representativa do segmento privado. Ainda, embasa-se em dados secundários do Censo da Educação Superior sobre matrículas de graduação nas modalidades presencial e a distância de todas as instituições de educação superior do DF. Analisando-se as tendências do período para esses elementos e a perspectiva dos interlocutores quanto às motivações dessas variações, considera-se que o campo local foi reconfigurado, no período, pela atuação de grupos educacionais nacionais, com consequências para as formas de disputa do campo local, principalmente quanto à prevalência de estratégias concorrenciais por preços. De maneira convergente ao campo da educação superior nacional, também se conclui que o campo do DF apresenta tendência de aumento de matrículas em educação a distância (EaD), a partir da atuação dos mesmos grupos, e diminuição significativa de matrículas na modalidade presencial. Constatou-se tendência de concentração de matrículas em centros universitários privados. Constata-se a importância da política da educação superior, notadamente a ascensão e queda do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), na reconfiguração do campo da educação superior do DF no período. Por fim, percebese uma clivagem nos subcampos público e privado da educação superior do DF e uma dissociação entres os habitus dos interlocutores e as práticas em suas instituições.
Abstract: This investigation analyzes the configuration dynamics of the higher education field in the Federal District between 2010 and 2022. Subscribing to a critical-dialectical approach, the study employs a qualitative methodology, interviewing twelve agents of the field. Among them are leaders of public and private institutions, researchers, and a member of a representative entity from the private sector. Additionally, it is based on secondary data from the Higher Education Census on undergraduate enrollments in both on-campus and distance learning modalities across all higher education institutions in the Federal District. By analyzing trends during this period and the perspectives of the interviewees regarding the motivations behind these variations, it considers that the local field has been reconfigured by the actions of national educational groups, with consequences for the disputes in the field, especially regarding the prevalence of pricing strategies. Converging with national trends, it also concludes that the local field shows a trend of increasing enrollments in distance education, driven by these same groups, and a decrease in on-campus enrollments. It finds that there is a trend towards the concentration of enrollments in private university centers. It finds that higher education policy, particularly the rise and fall of Fies, was important in the reconfiguration of the higher education field in the Federal District during the analyzed period. In conclusion, this study observes a cleavage between the public and private subfields of higher education in the Federal District, with a disassociation between the interviewees' habitus and the practices within their institutions.
Resumen: Esta investigación analiza la dinámica de configuración del campo de la educación superior del Distrito Federal (DF), entre 2010 y 2022. Suscribiéndose a una vertiente crítico-dialéctica, el estudio tiene un enfoque cualitativo, entrevistando a doce agentes del campo, dirigentes de instituciones públicas y privadas, investigadores y un miembro de una entidad representativa del segmento privado. Además, se basa en datos secundarios del Censo de Educación Superior sobre matrículas de pregrado en las modalidades presencial y a distancia de todas las instituciones de educación superior del DF. Analizando las tendencias del período para estos elementos y la perspectiva de los interlocutores respecto a las motivaciones de estas variaciones, se considera que el campo local fue reconfigurado, en el período, por la actuación de grupos educativos nacionales, con consecuencias para las formas de disputa del campo local, principalmente en cuanto a la prevalencia de estrategias competitivas por precios. De manera convergente con el campo de la educación superior nacional, también se concluye que el campo del DF presenta una tendencia de aumento de matrículas en educación a distancia (EaD), a partir de la actuación de los mismos grupos, y una disminución significativa de matrículas en la modalidad presencial. Se constató una tendencia de concentración de matrículas en centros universitarios privados. Se constata la importancia de la política de educación superior, notablemente el ascenso y caída del Fondo de Financiamiento Estudiantil (Fies), en la reconfiguración del campo de la educación superior del DF en el período. Por último, se percibe una división en los subcampos público y privado de la educación superior del DF y una disociación entre los habitus de los interlocutores y las prácticas en sus instituciones.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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